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Honda CR-V
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Fórum Honda CR-V

 

Possíveis causas para aumento de consumo / ATUALIZADO

Olá amigos, Há um tempo atrás enviei está questão e agora já tive a solução: Tenho uma CR-V EXL 2011 com 80 mil km, que até então vinha fazendo em torno de 7 ou 8 km/l na cidade, abastecendo sempre no mesmo posto, porém, nas últimas semanas o consumo caiu para 5,9 km/l. Como já está prestes as trocas de óleo do motor, óleo do cambio, filtros e velas, alguns desses itens poderia estar causando o aumento de consumo? Sei que as velas de fato podem acarretar o elevado consumo, mas já não tenho certeza dos demais itens. Poderia ainda ser uma questão de limpeza dos bicos? Embora já tenha feito um teste pra saber se não era o combustível ruim.
E
Bom dia amigos, Problema resolvido!!! Vamos à dica para quem está com o mesmo problema: Primeiro, procurei um mecânico de confiança (o que é muito importante), de inicio através do Scanner não acusou nenhuma irregularidade a não ser uma oscilação na marcha lenta, com este diagnóstico, descartamos troca de óleo do cambio, sonda lambda, velas, regulagem de válvulas e catalisador, itens que poderiam ter ocasionado o alto consumo. Restou uma revisão completa no sistema de injeção, onde acabamos encontrando irregularidade em 2 dos 4 bicos injetores que estavam gotejando ao invés de injetar (lembrando que este tipo de defeito no bico não acusa no painel e nem mesmo aparece no Scanner), meu mecânico enviou os bicos para uma oficina especializada e também honesta, lá fizeram a troca dos componentes de cada bico, lavagem por ultrassom e retrolavagem (tudo um processo de analise e revisão). O que fez os bicos gotejarem foi o desgaste da tela de filtragem causado por combustível ruim, que chegam a corroer esta tela, levando os residuos ao entupimento integral ou parcial. No meu caso, como 2 estavam apenas gotejando, não estava havendo equalização na injeção, o que afetou o sistema todo, ou seja, não injetava combustível suficiente pra haver a mistura e queima adequadas, a marcha lenta desregulou o que fez demandar mais combustível para as saídas, deixando o carro pesado, e as demais marchas ficaram curtas, aumentando assim o consumo consideravelmente. Vale aqui uma dica importante: normalmente não se recomenda a lavagem dos bicos, já que os atuais são auto limpantes, no entanto, por conta do péssimo combustível que usamos no Brasil, há um desgaste dos componentes internos dos bicos que podem ser reparados antes mesmo dos bicos serem condenados ( pratica que a maioria das oficinas fazem). A retrolavagem também neste caso não é oferecida e nem conhecida por todos, mas é super importante neste processo. Custo total do serviço: R$ 220,00
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M
Obrigado pela dica! A minha CRV 2008 faz na cidade entre 7 e 8, vc acha que vale a pena fazer uma limpeza de bicos por prevenção, ou já que o consumo não está tão baixo melhor nem mecher? Obrigado
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E
Caro amigo Moises, Pelo que já li entre vários post's, nossa CRV é gastona mesmo, mas este consumo entre 7/8 Km/l está excelente. A minha vinha fazendo esta média, mas subitamente caiu para 5/6 Km/L, por isso resolvi investigar. Caso você perceba alguma oscilação na marcha lenta ou se ela ficar com giro alto (meio que acelerada), ai recomendaria uma analise melhor do sistema de injeção. No meu caso, como investiguei a fundo para saber o real motivo do aumento de consumo, surgiu uma dúvida: A CRV possui 2 Sondas Lambdas (inferior e superior), ela não usa Pós Catalisador, as duas são conectadas diretamente no motor. A dúvida é = cada uma delas tem uma função ou as duas fazem a equalização e medição do oxigênio na mistura do combustível? Tive opiniões diferentes entre varios mecanicos consultados.
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D
Evandro, tenho uma crv 2007 e a minha faz na média 6 a 6,5 km/l. Geralmente ligo o carro e percorro cerca de 10 min e 4km pra chegar ao trabalho. Pego bastante ladeira e farol. Estava aceitando este consumo em função do trajeto, mas vi que vc falou algo sobre a marcha lenta. Desde que comprei o carro ele semopre apresentou uma vibração que para pessoas mais exigentes como eu acham q isso n é normal. Ja troquei varios coxim e nd resolveu. Ela está com a aceleração pouco acima de 700rpm. Quando está no D a vibração é um pouco maior comparado a qdo está no P ou no N. Sera que fazendo isso q vc fez elimino esta vibração e melhoro o consumo? A dua quando está na marcha lenta apresenta alguma vibração? ja andei em outros carros q parecem ate estar desligados. Em contrapartida andei num civic 2013 q tem a msm vibração do meu, pouco menor, mas tem.
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M
Bom dia Evandro. Você pode passar o contato desse mecânico? Preciso fazer uma revisão do CRV 2010 que eu comprei agora com 100k. Não sei o que deve ser verificado. Obrigado.