Evandro dos Santos Buono
Novato
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Perguntas (4)





Respostas (3)

Possíveis causas para aumento de consumo / ATUALIZADO
Honda Cr V  
Olá amigos, Há um tempo atrás enviei está questão e agora já tive a solução: Tenho uma CR-V EXL 2011 com 80 mil km, que até então vinha fazendo em torno de 7 ou 8 km/l na cidade, abastecendo sempre no mesmo posto, porém, nas últimas semanas o consumo caiu para 5,9 km/l. Como já está prestes as trocas de óleo do motor, óleo do cambio, filtros e velas, alguns desses itens poderia estar causando o aumento de consumo? Sei que as velas de fato podem acarretar o elevado consumo, mas já não tenho certeza dos demais itens. Poderia ainda ser uma questão de limpeza dos bicos? Embora já tenha feito um teste pra saber se não era o combustível ruim.
Evandro dos Santos Buono
Caro amigo Moises, Pelo que já li entre vários post's, nossa CRV é gastona mesmo, mas este consumo entre 7/8 Km/l está excelente. A minha vinha fazendo esta média, mas subitamente caiu para 5/6 Km/L, por isso resolvi investigar. Caso você perceba alguma oscilação na marcha lenta ou se ela ficar com giro alto (meio que acelerada), ai recomendaria uma analise melhor do sistema de injeção. No meu caso, como investiguei a fundo para saber o real motivo do aumento de consumo, surgiu uma dúvida: A CRV possui 2 Sondas Lambdas (inferior e superior), ela não usa Pós Catalisador, as duas são conectadas diretamente no motor. A dúvida é = cada uma delas tem uma função ou as duas fazem a equalização e medição do oxigênio na mistura do combustível? Tive opiniões diferentes entre varios mecanicos consultados.

Possíveis causas para aumento de consumo / ATUALIZADO
Honda Cr V  
Olá amigos, Há um tempo atrás enviei está questão e agora já tive a solução: Tenho uma CR-V EXL 2011 com 80 mil km, que até então vinha fazendo em torno de 7 ou 8 km/l na cidade, abastecendo sempre no mesmo posto, porém, nas últimas semanas o consumo caiu para 5,9 km/l. Como já está prestes as trocas de óleo do motor, óleo do cambio, filtros e velas, alguns desses itens poderia estar causando o aumento de consumo? Sei que as velas de fato podem acarretar o elevado consumo, mas já não tenho certeza dos demais itens. Poderia ainda ser uma questão de limpeza dos bicos? Embora já tenha feito um teste pra saber se não era o combustível ruim.
Evandro dos Santos Buono
Bom dia amigos, Problema resolvido!!! Vamos à dica para quem está com o mesmo problema: Primeiro, procurei um mecânico de confiança (o que é muito importante), de inicio através do Scanner não acusou nenhuma irregularidade a não ser uma oscilação na marcha lenta, com este diagnóstico, descartamos troca de óleo do cambio, sonda lambda, velas, regulagem de válvulas e catalisador, itens que poderiam ter ocasionado o alto consumo. Restou uma revisão completa no sistema de injeção, onde acabamos encontrando irregularidade em 2 dos 4 bicos injetores que estavam gotejando ao invés de injetar (lembrando que este tipo de defeito no bico não acusa no painel e nem mesmo aparece no Scanner), meu mecânico enviou os bicos para uma oficina especializada e também honesta, lá fizeram a troca dos componentes de cada bico, lavagem por ultrassom e retrolavagem (tudo um processo de analise e revisão). O que fez os bicos gotejarem foi o desgaste da tela de filtragem causado por combustível ruim, que chegam a corroer esta tela, levando os residuos ao entupimento integral ou parcial. No meu caso, como 2 estavam apenas gotejando, não estava havendo equalização na injeção, o que afetou o sistema todo, ou seja, não injetava combustível suficiente pra haver a mistura e queima adequadas, a marcha lenta desregulou o que fez demandar mais combustível para as saídas, deixando o carro pesado, e as demais marchas ficaram curtas, aumentando assim o consumo consideravelmente. Vale aqui uma dica importante: normalmente não se recomenda a lavagem dos bicos, já que os atuais são auto limpantes, no entanto, por conta do péssimo combustível que usamos no Brasil, há um desgaste dos componentes internos dos bicos que podem ser reparados antes mesmo dos bicos serem condenados ( pratica que a maioria das oficinas fazem). A retrolavagem também neste caso não é oferecida e nem conhecida por todos, mas é super importante neste processo. Custo total do serviço: R$ 220,00

Possíveis Causas para o Aumento de Consumo
Honda Cr V  
Olá amigos, Tenho uma CR-V EXL 2011 com 80 mil km, que até então vinha fazendo em torno de 7 ou 8 km/l na cidade, abastecendo sempre no mesmo posto, porém, nas últimas semanas o consumo caiu para 5,9 km/l. Como já está prestes as trocas de óleo do motor, óleo do cambio, filtros e velas, alguns desses itens poderia estar causando o aumento de consumo? Sei que as velas de fato podem acarretar o elevado consumo, mas já não tenho certeza dos demais itens. Poderia ainda ser uma questão de limpeza dos bicos? Embora já tenha feito um teste pra saber se não era o combustível ruim.
Evandro dos Santos Buono
Bom dia amigos, Problema resolvido!!! Vamos lá à dica para quem está com o mesmo problema: Primeiro, procurei um mecânico de confiança, o que é muito importante, de inicio através do Scanner não acusou nenhuma irregularidade a não ser uma oscilação na marcha lenta, com este diagnóstico, descartamos troca de óleo do cambio, sonda lambda, velas, válvulas e catalisador, o que poderiam ter ocasionado o alto consumo. Restou uma revisão completa na sistema de injeção, onde acabamos encontrando irregularidade em 2 dos 4 bicos injetores que estavam gotejando ao invés de injetar (lembrando que este defeito no bico não seria acusado no painel e nem mesmo no Scanner), meu mecânico enviou os bicos para uma oficina especializada e também honesta, lá fizeram a troca dos componentes de cada bico, lavagem por ultrassom e retrolavagem. O que fez os bicos gotejarem foi o desgaste da tela de filtragem causado por combustível ruim, que chegam a corroer esta tela, levando os residuos ao entupimento integral ou parcial dos bicos. No meu caso, como 2 estavam apenas gotejando, não estava havendo equalização na injeção, o que afetou o sistema todo, ou seja, não injetava combustível suficiente pra haver a mistura e queima adequados, a marcha lenta desregulou o que fez demandar mais combustível para as saídas e as demais marchas ficaram curtas, aumentando assim o consumo consideravelmente. Vale uma dica importante: normalmente não se recomenda a lavagem dos bicos, já que a maioria dos bicos atuais são auto limpantes, no entanto, por conta do péssimo combustível que usamos no Brasil, há um desgastes dos componentes internos dos bicos que podem ser reparados antes mesmo dos bicos serem condenados ( o que a maioria das oficinas fazem). A retrolavagem também neste caso não é oferecida e nem conhecida por todos, mas é super importante neste processo. Valor de todo o processo: R$ 220,00