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Fórum Renault Scenic

 

torque dos parafusos do pivot da suspensão dianteira SCENIC 2006

Caros amigos, Tenho uma Scenic 1.6 2006, que seguidas vezes apresentou problema quanto ao aperto dos parafusos dos pivots da suspensão dianteira, por 3 vezes, sempre após alguma manutenção que tenha exigido a remoção dos parafusos dos pivots, como quando "fiz embreagem", ou quando substiui o semi-eixo ou mesmo quando revisei a suspensão toda, após os serviços, e pasme, feito em 3 oficinas diferentes, apos alguns quilômetros rodados, sinto a suspensão rangendo e posteriormente a folga e os efeitos na direção do carro. Bem.... mesmo usando os parafusos e porcas originais comprados na concessionaria isso aconteceu, concluo que o problema está no torque ou no processo para o torqueamento dos parafusos, ai pergunto???? o aperto deve ser feito com o carro suspenso ou no chão? qual é o torque? tem algum bizú ou segredo neste processo? Obrigado!!!!
Q
Boa tarde!Os parafusos que estão soltando são os 18mm que seguram o pivô na bandeja ou o 16mm que prende o pivô na manga de eixo? O certo é apertar com as rodas suspensas, porque tira a carga do conjunto. Mas, já cheguei à apertar no chão e nunca vi soltar assim fácil. Os 18mm pode apertar bastante e manualmente (sem a parafusadeira pneumática, não lembro o torque mas pode apertar muito). Os 16mm que prendem os pivôs na manga de eixo vão menos torque, mas mesmo assim aperte bastante e manualmente. Espero ter ajudado!

Tenho um scenic 2001 1.6 16 v quando emgato a ré faz um barulho de coisas rosando

Tenho um problema na marcha ré quando emgato da um barulho de coisa rosando
Q
Boa tarde! O carro chega à se movimentar em ré ou não sai do lugar? Seria bom verificar se não há vazamento de óleo do câmbio, o que pode causar danos internos. Geralmente quando o nivel de óleo está baixo, a ré e a quinta marcha são as primeiras à apresentar anomalias. Se não há vazamento e o óleo está no nível, seria necessário verificar o estado da engrenagem desmontando-se a tampa da quinta marcha (tampa mais externa). Em todo caso caberia uma análise de um profissional para determinar o problema. Espero ter ajudado!
J
Jean Paulo
Itapema - SC

Temperatura motor

Olá, Tenho uma Scenic 2003 1.6 16v e a algo que tem me chamado a atenção é que quando estou no transito intenso onde ando um pouco, e paro a temperatura do motor chega até próximo os últimos 4 ponto que marcam no painel, agora se estou nesse mesmo transito com o ar condicionado ligado o ponteiro fica bem no meio praticamente nem mexe que pra mim acho que é o normal. Poderiam me tirar essa duvida?
Q
Boa tarde! Não é normal esse comportamento. Ela deveria ficar com o ponteiro no meio todo o tempo. Pode ser que você tenha um problema no arrefecimento, em especial na parte da ventoinha, pois vc disse que quando liga o A/C ela para de esquentar correto? É muito comum esse carro apresentar problema na resistência do A/C, que impediria o funcionamento correto da ventoinha. Também não seria impossivel dar problema na válvula termostática (também comum de acontecer), mas seria necessário levar à um profissional para verificar. Esperamos ter ajudado e estamos à disposição.
L
Boa Noite Jean, o normal é ficar no máximo 1 traço acima do meio ok, ai a ventoinha liga e abaixa um pouco, mas sempre ficando próximo ao meio, ao ligar o A/C sem querer vc fez uma coisa excelente, pq o A/C quando ligado ele automaticamente aciona a ventoinha funcionando até desligar o A/C e assim baixa bem a temperatura do motor, podendo até evitar a queima da junta de cabeçote, eu mesmo quando estou no transito mais pesado, deixo o A/C ligado direto, mesmo se estiver frio, blz, fica a dica tb para todos que tem A/C mesmo que o ventilador interno não esteja funcionando ou até mesmo se estiver sem gás, se o acionamento do A/C estiver ok, vai resfriar o motor do seu carro o que é muito bom.
A
Valvula termostatica, ou rele de velocidade de eletro vendilador do motor...existem dois,um de primeira velocidade outro de segunda...o primeiro aciona aos 90 graus ou por ai...o segundo aos 100 graus ou por ai...quando liga o ar o eletro ventilador fica ligado direto e refrigera o motor continuamente por isso nao esquenta quando o mesmo esta acionado...verificar tambem o sensor de temperatura de agua no corpo da valvula termostatica...
P
Paulo Fiorese
São Paulo - SP

Scenic 1.6 2001 acelerando sozinha

bom dia a todos! Tenho uma Scenic 2001 1.6 e passei por um congestionamento de +- 5h a uns 2 meses e neste congestionamento a Scenic acelerava sozinha até 4.000 giros e fica acelerando/desacelerando sozinha a todo instante e a temperatura quase fervendo, pensei que fosse o ar condicionado que estava causando isso, então desliguei, mas não melhorava e depois deste acontecimento, ela em todas as partidas fica acelerando sozinha a 2.000 giros até passar uns 15 minutos e depois normaliza e se desligar e ligar novamente, começa o processo novamente de acelerar sozinha. Vi muitos vídeos no youtube falando de "marca-passo", "sensores de temperatura preto e o branco", "válvula termoestatica", etc...alguém pode me ajudar?
Q
Bom dia! O correto seria passar o scanner para verificar. Podem haver 2 problemas distintos no seu carro: o do aquecimento e o da aceleração. Não seria impossivel ter um problema no sensor de temperatura da água que causaria erros de leitura, e consequente falha pois a injeção não trabalharia com o ajuste ideal. Pode sim haver problema no atuador de marcha lenta ou no sensor de posição da borboleta, isso causaria a aceleração indevida. Mas o correto é verificar com calma e por um profissional. Espero ter ajudado e fico à disposição!

Como fazer para tirar a sinaleira traseira da senic

Tenho uma scenic 2008 a três anos e agora preciso trocar a sinaleira traseira e não consigo tirar queria uma orientação obrigado.
Q
Bom dia! Dentro do porta-malas, de cada lado, tem uma tampinha com um buraco. Retire a tampinha que vc vai ver, se não me engano, 3 porcas 10mm. O acesso não é dos melhores, mas não chega à ser dificil soltar. Após soltos dê uns tapinhas leves nela que ela vai sair. Cuidado com o conector da placa, retire-o antes de tudo. Espero ter ajudado!
M
Marcos da Silva Pires
Rio de Janeiro - RJ

motor quente nao pega

Meu carro eu ligo ele vou andar com elemas quanto o motor esta em alta temperatura se eu desligar o carro ele não pega mas tenho que esperar a temperatura baixar para eu poder ligar de novo oque pode ser e um reno scenc 2.0 8 válvulas me ajudem
Q
Boa tarde!Podem ser diversas coisas, quando isso ocorrer coloca a mão na bobina dela para ver se não está à ponto de pegar fogo. Pode ser regulador de pressão de combustivel também. Agora, um problema muito comum nos Renault até 2010 é o sensor PMS que vai em cima do câmbio próximo ao cabeçote, que lê a rotação do motor. Geralmente ele apresenta mal contato e o carro não pega mesmo. O correto é trocar o sensor e existe um kit de reparo do chicote com uma nova tomada, que é imperativo fazer também. Nesse caso, coloque peça original para evitar continuar o problema. Espero ter ajudado
E
Edgar Alves Oliveira
Barra do Ribeiro - RS

Autonomia

Boa tarde,troquei a bomba de combustível e parou de marcar a autonomia no computador de bordo alguém pode me ajudar?
A
Faça o teste de painel, se o marcador estiver funcionando, verifique os conectores da bomba, pode ser um fio quebrado ou mau contato no conector.
Q
Boa tarde! Seria correto verificar se ao trocar a bomba não ficou algum fio desconectado tanto dentro do tanque quanto no conector em cima da bomba. Faça o check no painel e veja se não resolve. Caso negativo, verifique a bomba mesmo. Espero ter ajudado.
C
Carlos Prado
Niterói - RJ

Renalt Scenic 2.0 16V 2001 - Queimando óleo em um dos cilindros

Meu Renault Scenic 2001 RXE 2.0 16V está queimando óleo em um dos cilindros, fumaça ao acelerar, está com 140.000 km rodados, será que vale a pena retificar o motor e será fácil encontrar todas as peças? Tirando o computador de bordo, o resto está funcionando bem.
V
Bom dia Carlos. Eu tb possuo um senic e gosto muito dele. Já fiz todo o motor dele a um mes atrás pelomesmo motivo do seu e nao me arrependo pois vale pelo conforto q ele me oferece. Posso deizer q tenho um senic 2002 e motor zerado. Acho q vc não vai se arrepender. O q vc precisa e de um bom mecanico q vc confia e te de garantia do serviço. Na minha opinião vale muito apena. Pois viajo muito com meu carro godto muito dele.
1 curtida
Q
Boa tarde! Com certeza vale a pena, hoje em dia está fácil de encontrar todas as peças de motor, inclusive em distribuidoras especializadas em Renault. E o carro é excelente, e com um serviço de qualidade te trará alegrias por muitos anos ainda! Espero ter ajudado
1 curtida

Luz no painel não identifica o problema e fica no sistema de segurança

Bom dia, tenho uma Renault Scenic 2011, 2.0 Privilége, e tenho enfrentado problemas com o câmbio. Já foi trocado a palanca informando que o acionamento da embreagem pelo freio estava estragado, mas o problema voltou a acontecer. No painel não identifica o problema, mmas fica constante no sistema de segurança em 1 só marcha, creio que a 3a., e de vez em quando volta do nada a funcionar normalmente. Alguém pode me explicar?
Q
Boa tarde! Quando o cambio entra em modo de emergência geralmente há um problema eletrônico ou até desgaste excessivo interno. Mais provável que haja problema nas eletroválvulas reguladoras de pressão, mas seria prudente checar também os chicotes nas tomadas ao redor do câmbio. Espero ter ajudado!
J
Jefferson Silveira
Curitiba - PR

Retifica motor 2.0 16v

Salve galera estou analisando para comprar uma scenic mas esta fumando e com barulho no cabeçote, então provalvel que necessite retificar o motor completo qual o valor maximo que gastaria de retifica? e vale a pena, ou seja, é um motor que aceita bem retifica total ou parcial?
C
Consultei a duas oficinas mecânicas em Niterói e São Gonçalo, a retifica completa de um motor do Renault Scenic tipo F4R, ficaria entre 5 e 6 mil reais, vai depender muito do estado interno que se encontra o motor.
V
Bom dia Jefferson. Percebi q vc tem interrsse em um senic. Eu posduo um e estou vendendo o motivo é q quero pegar um carro mais novo. Qt ao estado dele posso te dizer com todas as gatantias pois ele é 2002 porem com motor 2018 faz im mes q fiz o motor dele q esta na garantia tem mais 5 mês de gatantia. Ele esta pronto para pegar estrada. 04 pneus novos. Bateria com 3 semanas d uso garantia de 1ano e meio. Em otimo estado de conservaçao. Se vc tiver interesse pode memandar um zap 031985148834 posso lhe enviar fotos.
M
Maurício Valga da Silva
Siderópolis - SC

Velocímetro do scenic privilégio 2.0 16v automático

Boa tarde, tenho um Scenic Privilégio 2.0 16v, automático. Quando ligo o carro funciona tudo certinho, porém após andar uns 500metros o velocímetro para de marca e acende a luz do freio de mão, mais o carro continua funcionando tudo igual. Já fiz o teste do painel e esta tudo OK, alguém pode de ajudar? Obrigado
V
Troque o sensor de velocidade.
Q
Boa tarde! Pelos sintomas apresentados, pode ser um problema no ABS. Nos carros automáticos o sinal de velocidade vem do ABS, dai a luz de freio acesa. Foi trocado algum rolamento recentemente? Pois na montagem se ele for montado errado ou a peça não for a correta pode dar problema de leitura. Nesse modelo em especifico não me lembro bem se a leitura é direto no rolamento ou ele tem uma roda fonica na roda, em todo caso o certo é passar no scanner para verificar se o ABS está recebendo sinal. Espero ter ajudado!

renault scenic falhando e ninguem acha defeito

tenho um renault scenic 1.6 16 valvulas ano 2004.esse carro apresenta falha de funcionamento de motor.ja trquei velas,bobinas,chicote fiz teste de modulo e agora por ultimo fiz cabecote e nada,carro continua com problema de funcionamento.ja passei por uns 20 mecanicos diferentes entre auto eletricos e de motor.alguem por favor pode dar uma luz
Q
Boa tarde! Podem haver diversas causas para a falha de um motor. Desde sujeira nos bicos até problemas de leitura em algum sensor da injeção eletrônica. Muito comum dar problema na sonda lambda, e causar uma falha dificil de diagnosticar, geralmente só com leitura manual da sonda com multimetro para pegar. Espero ter ajudado!

DUVIDA TROCA MODULO CAMBIO AUTOMÁTICO 2.0 16v

Ola, Recentemente fiz a besteira de mandar lavar o motor da minha Scenic 2.0 16v automática. Infelizmente acabou queimando o modulo do cambio (segundo o mecânico). Agora preciso troca lo, porem estou com dificuldade de encontrar o modulo com a mesma código que o meu. Meu codigo é: S 126025209 A ja achei os codigos: S 118057016 A S 126027101 B A pergunta é: Qualquer um desse modelos serve? qual a deferença entre as opcoes de codigos 'A" e "B"? obrigado.
Q
Boa tarde!Tente os desmanches especializados na Ricardo Jafet, só levando lá para comparar. Não aconselho mudar de referência, pois por mais que pareçam iguais externamente pode mudar a posição dos pinos e ao colocar ele queime ou não funcione. Espero ter ajudado!
F
Felipe Cassiano
Natal - RN

Motor de partida original

Olá, saudações.. Estou a procura do motor de partida da Scenic 1.6 16v 2005, não estou conseguindo encontrar a referencia correta. Se alguém tiver indicação de catálogo onde tenha essa informação desde já agradeço.
L
Rapaz, procurei muito e achei o motor de partida do meu scenic 1.6 16v modelo 2005/2006 motor K4M na Rio Parts aqui no Rio de Janeiro. Ela faz entrega em todo Brasil se preferir.
J
Jerri Dick
Venâncio Aires - RS

Scenic falhando ao ligar

Boa tarde, tenho uma Scenic RT 1.6 16v ano 2000, e, desde que comprei, ela tem um problema até hoje não consegui resolver, sempre que ligo o carro, depois que ela fca alguns minutos parada, ela funciona na rotação normal por alguns segundos, e de repende perde a força, como se estivesse andando com 3 cilindros, isto acontece por alguns segundos, e então normaliza, já troquei velas, bobinas, e o mecânico diz que não acusa nada no scanner, alguém já teve problema parecido?
J
Jerri Dick
Venâncio Aires - RS

Computador de bordo Scenic RT

Boa tarde, tenho uma Scénic RT 1.6 2000, e ela não tem computador de bordo, se eu comprasse um computador de bordo de uma Scenic RXE 1.6, do mesmo ano, será que há como ligar ele na minha? Não abri os paineis ainda para verificar se há algum conector sobresalente dentro do painel. Alguem ja tentou algo semelhante?
Anônimo

valvula termostática é a primeira coisa a ser conferido

Bom dia, comece examinando a válvula termostática que aciona a ventoinha, o óleo do arrefecimento, você vai gastar pouco e começa daí, pois escuta-se trocar junta do cabeçote e isto fica para depois é consertar do fim para o começo e só sai caro, troque ideia com dois ou três mecânicos para ver se bate as mesmas observações. boa sorte
 
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