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Honda CR-V
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Fórum Honda CR-V

 
L
Luiz Augusto Abreu
Rio de Janeiro - RJ

Traseira arriada e Rodas traseiras inclinadas em negativo

Comprei no ano passado, em dezembro de 2014 um Honda CRV 4W e logo depois instalei o kit gas. Tudo normal até agora quando comprei 2 pneus novos idênticos aos originais, o Bridgestone. Soube que o CRV não tem regulagem traseira de cambagem, apenas de alinhamento. Procurei uma empresa da área que me aconselhou a colocar um calço de borracha maciça nas molas traseiras, que ele já usou num Civic, aumentando a altura do carro junto ao amortecedor e, segundo eles, possivelmente anulando a inclinação atual das rodas. Custo de R$140,00. Já uma outra empresa que procurei, um profissional que trabalhou numa empresa famosa especializada em suspensões, a "João Ferreiro, o ferreiro de Bonsucesso", que me indicou a colocação de um elo de mola a mais, em cada uma das 2 molas traseiras, aumentando a sua altura, por R$ 250,00. A última que fui, a Molas Tigre, me aconselhou a trocar as molas para as adequadas ao meu carro com kit gas, ao custo de R$480,00 com elos mais grossos, fabricadas no Brasil. Não creio que são comparáveis à qualidade das minhas molas originais. E agora? Será que uma das três pode resolver a questão?
P
Não sei se a sua dúvida ainda existe, mas vou tentar contribuir. Tenho uma CR-V LX 2011 e levei o carro até a concessionária para fazer a revisão dos 48 meses. Também estava com a traseira baixa e as rodas em negativo. Perguntei ao mecânico, que inclusive possui uma CR-V 4x4, se não seria o caso de trocar as molas, quando ele me respondeu que bastaria afrouxar dois parafusos (não sei exatamente quais) na suspensão traseira para o carro levantar, e foi exatamente isso que aconteceu, ele afrouxou os parafusos e a traseira subiu sozinha, como num passe de mágica. Esse mesmo mecânico, que alás trabalha há mais de dez anos com veículos Honda, disse que o CR-V tem uma suspensão delicada e recomendou fazer o rodízio e o alinhamento a cada 5.000km para evitar o desgaste acentuado e irregular dos pneus, principalmente quando se transita pelas nossas ruas esburacadas. Feito esse pequeno serviço, o meu carro está show. Espero ter contribuído para a sua dúvida. Abraço
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Acho que esse artigo define melhor o que acontece com o agregado e, consequentemente, a cambagem traseira do veículo. https://garagemdomadeira.com/2021/03/25/como-regular-cambagem-traseira-da-cr-v/ Fica claro que esse procedimento deve ser feito sempre a cada alinhamento para manter a geometria traseira dentro do limite ideal da cambagem, desde de que as buchas do conjuntos estejam em perfeitas condições de uso!!
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