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MOTOR SUPERAQUECENDO, JOGANDO ÁGUA PARA FORA

Tenho uma zafira muito boa ano 2001, tempo atras tive um problema que parecia que não estava circulando a água do sistema de arrefecimento. Troquei, bomba d'água, válvula termostática, sensor de temperatura,varetei o radiador, mangueiras, tampas de reservatório (troquei varias pois as que comprava já vinham de fabrica estragadas), fusíveis, terminal e muito outros itens, e o pior aconteceu, em uma viagem quando vi superaqueceu e estragou o motor, comprei então um parcial na concessionaria GM, refiz o cabeçote compeças originais e tudo ficou novo, peguei o carro ontem mais surpresa, aqueceu novamente. Estou desesperado pois posso perder um motor zerinho que custou uma fortuna, sendo assim estou recorrendo a vocês que tem mais experiencia para que possa aprender e sanar meu problema. Alguém que tem experiencia elétrica ou mecânica pois não sei precisar onde é o problema pode me ajudar? Obs: Quando observo noto que parece que a água não esta circulando, pois a mangueira de entrada esta quente e a da saída do radiador esta fria, outra coisa a temperatura esta em 90 graus e a água está sendo jogada para fora, testei a tampa e ela esta dando 170, então esta ótima, o mecânica quer excluir a válvula termostática, o que faço? Parece que faz um vácuo dentro do motor o que impede que a água fria entre, pode ser que as mangueiras foram colocadas erradas? pode ser resistência da hélice? Me ajudem por favor.
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R
Amigo talvez tenha ar no seu sistema com o carro desligado poe agua corrente no reservato é retire a mangueira de retorno do motor do reservatório e observe se saira bolhas, precione as mengueiras para facilitar a sida do ar se sair deixe agua correr ate sair totalmente as bolhas, desligue a agua corrente deixe a agua sair ete dar o nivel do reservatório e encaixe a mangueira tampe o reservatório funcione o carro observe a temperatura em 92ele deve armar a ventuinha
M
Oi amigo, Com o motor frio, verifique se no sistema de arrefecimento existem bolhas de ar. Tire o sensor de temperatura, tire a tampa do reservatório de expansão, e nele acrescente água aditivada até sair todas as bolhas de ar do local onde ficaria o sensor de temperatura. Após o procedimento, ponha o sensor no lugar, retire o excesso de água do reservatório de expansão até a metade e feche-o. Ligue o motor, deixe-o funcionar e verifique se a ventoinha vai disparar quando a temperatura chegar aos 110 grau. Estando OK, agora espere o motor esfriar e ligue-o com o ar em funcionamento e veja se a ventoinha esta funcionando (leva poucos segundos para a ventoinha disparar numa velocidade alta). lembre-se que a ventoinha funciona com duas velocidades alta e baixa.
L
Olá, não conheço a explicação técnica, mas também tive esse problema de aquecimento, a retirada da válvula termostática funcionou comigo. O motor nunca mais aqueceu e rodo tranquilamente no carro a mais de um ano sem este transtorno.
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