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Fiat Linea
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Fórum Fiat Linea

 
C
Carlos Roberto dos Santos
Rio de Janeiro - RJ

Fiat linea 2011 2012

Boa noite amigos tenho um Fiat linea 2011 2012 com 60km rodado e a 4 meses que estou levando ele na oficina já gastei uma grana com isso e o mecânico toda fez que vou mim cobrá um valor pra fazer o conserto a luz da injeção apaga e depois volta ele já mecheu e trocou algumas peça é nada já pensei em até entrar com um processo contra a oficina por conta disso toda Vez que a luz aparece o consumo aumenta não sei mais oque faço alguém pode mim ajudar com esse problema obrigado
A
Sr. Carlos bom dia! Também tenho um Linea 2011, 1.8 LX, com o mesmo problema, inicialmente levei em uma oficina e o mecânico me recomendou fazer a manutenção na injeção, ele primeiramente escaneou o carro e encontrou falha no corpo da borboleta, depois ele limpou os bicos e trocou o Kit reparo, trocou as velas devido a mesma já está com uma abertura acima do recomendado e pequenas ranhuras em volta dela, cabos de velas estavam oxidados, troquei também o filtro de combustível, o filtro de ar, desmontou e limpou o corpo da borboleta, não só a parte da borboleta como também a parte eletrônica, pois segundo ele tem umas engrenagens que costuma quebrar o dente dentro desta caixa onde fica o sensor de aceleração e um motor para girar a borboleta, depois disto ele escaneou o carro resetou o módulo, removendo os erros ajustou a aceleração do carro e ficou muito bom, esse serviço eu fiz em Aimorés MG, embora eu moro em Macaé RJ, muito bem, andei bastante lá e vim embora quando cheguei aqui já tinha rodado por volta de 1200km após a manutenção, o carro alarmou novamente o sinal de injeção no painel, levei em um mecânico em Macaé RJ que dizia que trabalhava com injeção, na hora que levei o carro pra ele, o carro estava com a luz acesa e aceleração do carro cai, mas só isso que acontece no carro, ele pediu para eu colocar o carro na rampa colocou um aparelho no carro virou a chave só para alimentar o sistema do carro e tentou escanear o carro, porém o aparelho dele não resetava os erros do carro, ele tentou dar partida no carro como aparelho e o carro não ligou, quando observamos no painel, tinha um outro alerta de um carro com um cadeado, ele começou a falar que era o imobilizador do carro que estava com problema, mas achei estranho que até então o carro não tinha feito isto, solicitei que ele retirasse o aparelho do carro e tentei dar a partida no carro e o carro partiu normalmente, com isso vimos que o carro bloqueou o aparelho dele para não modificar ou acessar nenhum parâmetro do carro, morri em R$ 50,00, e voltei pra casa com mesmo problema, chegando em casa resolvi comprar um corpo da borboleta novo e original e substituir, e fiz isso, de imediato o sinal sumiu, andei aproximadamente 300km e o sinal apareceu novamente, desconfiei do pedal do acelerador, soltei o plugue e retirei o pedal do acelerador, este pedal tem 6 pinos onde medindo estes pinos tem um valor de resistência conforme a seguir: 1 e 5 na posição de descanso 1,95 K?,1 e 6 na posição de descanso 2,84 K?, 1 e 6 na posição de acionado 2,10 K?,5 e 6 na posição de descanso 1,17 K?, 5 e 6 na posição de acionado 1,90 K?, 2 e 3 na posição de descanso 1,30 K?, 2 e 3 na posição de acionado 1,30 K?, 3 e 4 na posição de descanso 1,20 K?, 3 e 4 na posição de acionado 2,24 K?, 2 e 4 na posição de descanso 2,18 K?, 2 e 4 na posição de acionado 1,16 K? e alguns ponto do meu pedal não dava leitura, então limpei com borracha de escola as trilhas do potenciômetro e também passei limpa contato, montei de volta, porém o carro ficou muito acelerado, desmontei novamente e verifiquei a posição da placa de arrasto e estava pouca coisa fora da posição ajustei e o carro normalizou e sumiu a luz,conferi também a tensão no plugue que alimenta o pedal, como você pode fazer isso? pegue um multímetro na escala de tensão contínua e mede nos pontos 1 para 4 e tem que dar 5VDC e no ponto 2 para 5 tem que dar 5VDC, só para conhecimento o ponto 1 e 2 tem que ter tensão de 5VDC o ponto 3 é sinal o primeiro sensor os pontos 4 e 5 são aterramentos e o ponto 6 é o segundo sensor, no meu carro a tensão estava certinha, andei 30km e a luz acendeu novamente, hoje pela manhã liguei a carro para ver se a luz estava acesa pois acontece dela apagar do nada e ela estava acesa, somente retirei o plugue do corpo da borboleta e coloquei de volta no lugar e a luz apagou, estou começando a desconfiar que pode ser mal contato no plug do corpo da borboleta, mas como já estava mexendo mesmo aproveitei e desmontei o modulo da injeção e passei um pincel limpo e seco para retirar a poeira, logo após passei limpa contatos, ao montar de volta, fiz um cabo de aterramento ligando no negativo da bateria até o parafuso de fixação do modulo e interliguei também a chaparia do carro, tentei interligar em algum ponto da carcaça do motor, mas não achei nenhum parafuso para fixar o cabo, então só não interliguei o motor, agora como o sinal sumiu vou andar uma boa distancia e observar se vai voltar novamente, caso volte meu próximo procedimento vai ser inspecionar a sonda lambda que é um sensor que também é alimentado por 5VDC e tem que ter um bom aterramento, estou fazendo todos esses procedimentos para evitar de trocar o modulo da injeção que além de caro tem toda uma configuração a ser feita, mas se for o caso irei troca-lo também, infelizmente tudo isso é muito dinheiro que vai embora, por isso estou eu mesmo tentado fazer as coisas ultimamente, vou te passar um esquema que faço quando do nada a luz acende e cai a aceleração, eu faço no meu carro e funciona, embora não sei se é certo, com o carro andando em uma reta e baixa velocidade, mantenho o a direção reta, desligo a chave e viro novamente e o carro retoma a aceleração, já aconteceu de a luz apagar algumas vezes, só tome cuidado para fazer isso em baixa velocidade, pois há o caso você vire a direção bruscamente , pode acontecer de trancar a direção e você se acidentar, por isso fiz em baixa velocidade e com a direção reta, o procedimento é muito rápido e as vezes funciona. caso você tenha conseguido resolver seu problema coloque aqui também, pois pode ser alguma coisa que não fiz ainda e pode resolver o meu também. Espero que tenha ajudado, forte abraço e boa sorte. Segue meu e-mail para contato: alfsant2009@hotmail.com
L
Lucss Cobra
São Paulo - SP

LUZ DA INJEÇAO ACESA

Pessoal, tenho um LINEA 2013 manual e cerca de um mês para cá começou a acender a Luz ds injeção com o seguinte erro: Mandar Controlar Motor, Levei na mecânica e ninguem descobre o que é, as vezes a Luz apaga mas do nada ela vola acender! percebo que quando a luz está acesa o carro fica falhando e fraco, Alguémsabe o que é? pensei que poderia ser a sonda lambda devido as falhas,mas quero ter certeza! Obrigado
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L
amigo tenho um linea tambem, e apareceu essa mesma mensagem aqui pra mim no painel dele, mandei arrumar e era bico de injeção, espero ter ajudado.
J
Olá, estou com o mesmo problema no meu Linea essenses 2011/2013, manual ja faz alguns meses que começou a acender a Luz de injeção com o seguinte erro: Mandar Controlar Motor, as vezes a Luz apaga, isso quando eu desligo e ligo o carro varias vezes. Mas ai do nada ela vola acender! E quando a luz está acesa o carro fica falhando e fraco, quase não consigo subir uma ladeira. Alguém sabe o que é? Podem me ajudar? Obrigado
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J
Sobre a mensagem : mandar controlar o motor, eu já troquei os bicos de injeção e limpei os filtros, troca de oleo mas ainda continua a mesma mensagem.
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A
dar uma olhada no chicote que liga o corpo de boboleta onde entra uma mngueira grossa, ele e danado para fazer isso ok e proveita para fazer limpeza do corpo de borboleta ok, e por ulltimo testar o sensor map,,abraçosss
L
O meu aconteceu isso e era sensor de fase. Trocou o sensor de fase e o problema acabou.
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O problema é simples substituir o regulador de pressão do combustível
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S
Stalen Scofield
Betim - MG

Erro EBD / ABS Fiat Linea

Olá pessoal. Cara, Possuo um Linea Absolut 2009/2010 e troquei o rolamento dianteiro esquerdo. Logo em seguida dois dias depois, troquei toda a embreagem. Rodando dentro da cidade o carro não apresenta problemas, mas toda vez que pego estrada e passo de 80 ou 90 km/h, o carro mostra a msg: "Avaria EBD ler o manual", logo em seguida a msg "Sistema ABS não disponível, ler o manual". O carro já voltou para a oficina duas vezes e ninguém consegue descobrir o problema. Onde está o problema com o serviço prestado, no rolamento (oficina 1), ou na embreagem (oficina 2).
B
Amigão, estou com o mesmo problema... Mas fiz pior, levei o meu linea tjet 2009/2010 em uma oficina com este problema e o mecânico precipitado abriu o sistema de abs do carro, e o estragou. Então a luz que era apenas apos atingir as quilometragens maiores como você falou, ficou eterna, sempre quando ligava ela acendia. Agora vendo você falar do rolamento, eu tenho certeza que só pode ser ele, porque a 1 ano atras, também troquei o rolamento esquerdo e o cubo, e foi logo apos isso que ele começou a acender a luz do abs, e informar para avaliar o EBD. Tive um enorme prejuízo trocando o sistema de abs do carro e não resouveu, espero que você não passe por isso. Vou levar o meu na oficina amanha para trocar o rolamento esquerdo de novo. Muito obrigado.
C
Boa noite. Senhores, também estou com problemas no ABS. Li em outro fórum que o rolamento tem um lado com uma fita metalizada justamente para leitura do sensor. Se o mecânico montar ele virado já era, o sensor não lê a rotação da roda, indica avaria e desabilita o sistema. Verifique antes, basta desmontar o disco e conferir a posição.

Vibração na 2ª marcha

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no fórum e gostaria que vocês me ajudassem em uma dúvida minha, comprei recentemente um lina 2012/2013 essence. Ele está agora com 30mil kms, e já fiz revisão e ta todo certinho, porém ele vem apresentando um problema que está me deixando louco... Quando eu acelero o carro "de leve" ele vibra um pouco na segunda marcha entre 25 e 30 km/h a +- 2mil rpm... Dá uma tremedeira no carro e depois que chega a 30km/h para... Aparentemente ele só vibra na segunda marcha e nessa faixa de velocidade e rotação... Se isso já tiver acontecido com alguém por favor me ajudem. Obrigado galera!
H
Bom dia No meu estava assim tambem leveem uma oficina aqui perto que o mecanico tem o raster certo pra usar no carro e fez calibração no cambio levou coisa de 1 hora bem simples e gastei 150 reais resolveu meu problema eu vi essa dica no canal do you tube do por dentro da oficina. veja la tbm como fazer.
A
ôpa, muito obrigado pela dica. O seu carro é dual ou manual? O meu é manual. Onde você viu? Tem o link. Obrigado

Carro pega e não dispara

Boa Tarde! Estou com um Fiat Linea 1.9 16v. Ele está apresentando um problema que não estou conseguindo descobrir o que seria. Ele está pegando, mas não está disparando, como se tivesse afogando. Gostaria que me ajudassem. Por favor. Abraços.
A
Boa tarde irmão , o veículo tem GNV ? Outra pede pra passar o aparelho e verificar o map o meu teve o mesmo problema e era o map
A
limpeza de corpo de borboleta.. e fazer a adptaçao na central para que reconheça o serviço feito..ok
L
Luiz Moretto
São Paulo - SP

Carro parou de funcionar

Bom dia. Tenho um línea dualogic essence 1.9 08/09. Saí com meu carro, que ficou três dias parado, e com cinco minutos ele parou. O pedal de freio ficou duro e apareceu pressão baixa no painel. Alguém sabe explicar o que aconteceu ? Grato.
V
Vander Marcel
Manaus - AM

ar condicionado

Boa tarde! estava rodando com o ar ligado, tudo normal. Derrepente o carro , devido ao trânsito morreu; dei partida novamente com o sistema de ar em posição de acionado. Só q o ar não entrou , mas a ventilação se manteve normal , em todas as velocidades. Em outros momentos refiz o processo , mas o resultado foi o mesmo: ventilação , show; Ar condicionado nada. O q faço? Abraço
V
Leva em uma oficina ou mecânico especializado em ar condicionado, podem ser por vários motivos, algum fusível ou relê que queimou, algum vazamento no sistema de gás do ar condicionado, se estiver saindo um fedor de enxofre no ar condicionado pode ter furado o evaporador. Enfim o melhor é você levar para o mecânico checar a causa.
A
Alexandre Nunes da Cruz
São Bernardo do Campo - SP

Óleo baixando

Boa Tarde, Tenho um Linea Essence 2011/12 peguei com 27000Km depois de um tempo com o carro fui ver como estava o nível do oleo e vi que estava seco, a vareta estava seca, imediatamente fui ao posto troquei o oleo, depois de um tempo levei o carro a uma oficina para troca de velas e cabo e o mecânico viu o nível de oleo e também estava seco isso ja havia passado mais ou menos 2000km da troca de oleo que eu fiz, ele viu se estava com vazamento e estava tudo certo seco sem vazamento, ele completou e pediu para eu ficar de olho, passou mais 1000km e fui medir o nível novamente e a vareta estava seca, o que poderia estar acontecendo se não tem vazamento, não esta saindo fumaça branca com o carro em movimento é normal baixar 1L a cada 1000Km??? Aguardo resposta.
2 curtidas
A
amigo ele ta queimando oleo nos cilindros voce nao ve porque, sai sem perceber mas voce tera que refazer essa parte ai leve no mecanico de confiança que saiba fazer isso,,
R
Amigo, vc conseguiu resolver seu problema? Comigo está acontecendo a mesma coisa....
U
Uedmo Menezes
Alagoinhas - BA

o carro esta morrendo quando ligo pela manha

boa tarde a quem possa mim ajudar por favou eu tenho um linea 2009 hlx e ele vem sempre morrendo pela parte da manha tenho que acelerar p que ele fiqui normal ja troquei o filtro de conbustivel . obrigado
P
Paulo Roberto Damiani Junior
Belo Horizonte - MG

consumo

Bom dia! Comprei um línea Absolute 2011/11 1.8 acho a direção um pouco dura e o cambio demora a reduzir no modo automático é normal? Outra duvida, este modelo vem com alarme de serie ou somente trava e vidro elétrico? Se sim alguém tem uma indicação de alarme.
L
bom, o meu é de serie, tanto que o dispositivo esta na chave canivete, e a redução de marcha é na mesma proporção, fica mesmo a impressão de demoramas é fruto do cambio dual logic.