V
Valmir Geraldo Nascimento
Vitória - ES
J
Tenho uma tucson 2012 automática. Geralmente esse tranco é sinal de desgaste no sistema interno. Alguns fatores colaboram para que isso aconteça segue pelo menos 6 dicas:
1 - falta de troca do óleo de transmissão em baixa quilometragem. muitas pessoas deixam para trocar o óleo da transmissão muito tarde, 90 mil ou 2 anos é o recomendado pelo fabricante, porém se puder fazer antes com a metade deste tempo terá uma melhor conservação de outros componentes.
2 - quando não se faz essa troca o filtro existente dentro da câmara de transmissão por conta da alta pressão e temperatura gera desgaste e suja o filtro atrapalhandoa fluidez do óleo o que causa exatamente esses trancos.
3 - muita gente não sabe usar a posição P do cambio e páram o veículo ainda ligado nesta posição desligando o veículo dessa forma acaba deixando todo o peso sobre a caixa ao invés de aliviar na trava de mão ainda na posição N.
4 - correto será parar o caro com pé no freio, puxar a trava de mão, desligar o carro e colocar na posição P. Em alguns casos do carro ficar parado por pouco tempo na pista plana melhor deixar na trava de mão e na posição N. se for colocar no local enclinado segue o procedimento inicial e depois posiciona no P.
5 - caso esteja com carro sem carga na posição P e for carregar, recomendo que posicione para N antes de colocar muita carga de bagagem, já passei por experiências de tranco por conta disso.
6 - Ao saíe rendo o cambio na posição P, ligue o veículo, pise no freio e mude para N, solte a trava de mão e em seguida D para frente ou R para sair de ré de acordo sua posição no local.
I
Igor Machado Coelho
Montes Claros - MG
R
Olá verifique a vareta de óleo do câmbio aut se tiver vermelho e brilhante não precisa mas depende muito eu troquei da minha com 91km sendo que o antigo dono trocou com 50 km ele como eu somos cuidadosos varia o manual fala com 100km dependendo do uso ou seja off Road terra muito trânsito parado aí vai de cada um e do cuidado e bolso RS...
Eu não sei quantos km a sua tem levei o óleo de transmissão automática no mecânico que só mexe com isso valor 250 reais de não de obra eliminando todo óleo por baixo porém não sai todo óleo da caixa tendo que voltar novamente evacuar novamente todo óleo e colocando novamente com estes processos o óleo do câmbio fica limpo o óleo e dextron3 flumagic original Hyundai tucson tem no mercadocar se VC for de sampa na caoa custa um absurdo o litro paguei no meu 39 reais o litro usei 9 litros total na primeira troca usei 4 na segunda usei 5 depois posta ai o que resolveu abraços espero ter ajudado
G
Genivaldo Vieira
Plácido de Castro - AC
W
Wagner Luis Cirino
Piracicaba - SP
F
Vamos por partes. Não é necessário fazer a troca de marcha toda a vez que for fazer paradas rápidas, isso pode fazer o desgastes mais rápido dos componentes do câmbio automático (Engrenagens), se for realmente paradas rápidas de Embarque e Desembarque, engarrafamento por exemplo não é necessário. Pode deixar no D e ficar tranquilo.
Sobre a alavanca, sim, Na verdade esse botão serve para destravar o câmbio para fazer a troca de marcha, se não pressionar o botão vai ver que a alavanca (Cambio) não sairá do lugar por exemplo D para N.. Então para sempre que for trocar de marcha, é preciso pressionar o botão localizado ao lado da alavanca
E por Ultimo, O Veiculo só irá se movimentar em N ou em Marcha de sentido (D OU R), Por que? Porque o P funciona como um freio, onde a própria caixa de marcha segura o veiculo, se sua garagem for um declive, pode sair tranquilo com N, prestando atenção sempre ao freio.
J
Joao Celso de Souza
Esteio - RS
T
Tem uma peça de plástico que envolve a alavanca do câmbio no Tucson. Ela que faz o contato com o botão que aciona o modo manual. A minha se esfarelou com o tempo.Eu mesmo desparafusei o console com chave philips mesmo e colei com cola 1000 o pedaço de volta na alavanca e o cambio voltou a aceitar as trocas manuais. Espero ter ajudado um pouco.
1 curtida
A
Antonio Barbosa
Maceió - AL
R
Raphael Luiz Azevedo Stedile
Fortaleza - CE
A
Amigo estou com o mesmo problema gostaria de saber se vc conseguiu resolver? por aqui nem o mecanico sabe o que é, obrigado.
R
André não fui ainda atrás de resolver o problema pois na Hyundai eles vão cobrar muito caro com certeza. o carro ta sendo usado pela minha esposa na qual não usa o modo esportivo mas assim que tiver algum diagnóstico te aviso aqui.
F
Colega, O Seu carro está ou não na garantia, se sim, veja com a concessionaria a cobertura da garantia.
T
Tem uma peça de plástico que envolve a alavanca do câmbio no Tucson. Ela que faz o contato com o botão que aciona o modo manual. A minha se esfarelou com o tempo.Eu mesmo desparafusei o console com chave philips mesmo e colei com cola 1000 o pedaço de volta na alavanca e o cambio voltou a aceitar as trocas manuais. Espero ter ajudado um pouco.
R
Raphael conseguiu resolver o problema? Pois estou passando por esse mesmo "apuro"
Grato
O meu tinha esse problema só procurar a bucha da alavanca do câmbio automático da Tucson no mercado livre, deve estar na faixa dos 40$ vc mesmo troca em casa e é só colar com cola instantânea