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Fiat Linea
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Fórum Fiat Linea - Aquecimento e Arrefecimento

 
A
Ademilson Bernardo
Itapevi - SP

problema na temperatura do linea

Olá tenho um Linea 09 e está me aparecendo um problema muito complicado, quando meu carro está em alta velocidade,acima de 100km o ponteiro de temperatura abaixa a ponto de baixar tudo, como se o carro acabasse de ser ligado, ai me aparece a mensagem "mandar controlar motor" e acende a luz da ingnição, ai eu encosto o carro e desligo e ligo novamente e volta ao normal,porém durante uma viagem longa acontece varias vezes, por favor se alguem teve esta experiencia me ajudem. Grato a todos.
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G
Ademilson, também estou com o mesmo problema que e o seu, porém ainda não consegui solucionar, já vi essa mesma pergunta no fórum e as respostas foram essas: " o meu carro aconteceu o mesmo , e para eliminar esse problema precisa troca o sensor de fase do mesmo , troquei o meu e sanou o defeito " - " De uma checada na sonda lambda , pois ela também apresenta esse erro."
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A
Olá, pode ser o sensor de fase, mas tem grande chance de ser somente o sensor de temperatura, que não identifica mais a temp. correta (estar circuito fechado, por ex), e isso vai afetar a temperatura ideal de funcionamento do carro. razão dos avisos no CB
R
Válvula termostática travada aberta
M
Mauricio Alves
São Paulo - SP

Ventoinha nao desliga

Pessoal, eu mesmo tirei toda água velha do radiador limpei o reservatório e coloquei aditivo, porem a ventoinha liga e não desliga só desarma se desligo o carro,a temperatura fica onde aciona a ventoinha ela não sobe porem não desliga, notei que se eu desligar o carro quente e abri a tampa do reservatório sai pouco de ar ao religar o carro a temperatura baixa pouquinho ai ventoinha liga porem desliga normal mas ai ficando ligado ao religar não desarma mais o que pode ser??
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A
Verifique o sensor de temperatura (antigamente chamado de cebolão)
M
Quando você troca a água do radiador, vice deve fazer a sangria de ar no sistema. Com o carro frio complete até encher o reservatório de água no reservatório, deixe aberto. Na parte de trás do motor, perto do corta fogo, tem uma mangueira do radiador com um parafuso plástico, solte ele é dexe sair água até chegar o nível máximo na indicação no reservatório do radiador. Ao chegar recoloque o parafuso e feche o sistema.
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L
Luciano Aguiar
Campinas - SP

Água do reservatório

Boa noite. Tenho um Linea Absolute 2011, o mesmo vem baixando o nível de água, alguém sabe me dizer o que pode ser? Já procurei vazamentos e não encontrei. E sabem como fazer para que o rádio não ligue toda vez que ligar o carro? Grato
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A
Luciano, sobre o radiador, tenho uma amiga que isso ocorria e não achavam (comigo aconteceu, era o 'radiador de ar quente' (uns chamam de serpentina) que fica embaixo do painel ) (pra reparo, fiz um vídeo no youtube). Mas o mais provável que seja o que houve com ela, a tampa do radiador estava boa mas ela não comportava mais a pressão da agua quando quente, assim ela deixava um pouco vazar, (uma vez foram olhar a agua no radiador do meu e o frentista deixou a tampa meio mordida, eu ia perdendo agua, eu sempre olho sozinho, mas meu irmão tinha pego o carro emprestado pra uma viagem, daí ele mandou olhar, e o frentista fez isso). Verifique a integridade da tampa.
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L
Valeu Anderson. Vou verificar a questão da tampa. Espero que seja ela.
A
Fala Luciano, tbm passei por isso, só que no meu foi nos dois radiadores. Primeiro foi no radiador do motor que começou a vazar com 40 mil km, posteriormente o do ar quente, com 50 mil começou a vazar tbm.Fica uma dica, o radiador do ar quente é muito facil de trocar eu msm troquei, meu gasto ficou em 150 reis, se fosse na autorizada ficaria perto de 1000 reais.abç
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E
Elson Paulo da Silva
Jucuruçu - BA

aumento de temperatura

Meu linea 2008 apresenta a seguinte informação: excessiva temperatura no liquido do radiador e para tudo. o que fazer?
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A
Bem certo que é a 'cebola de temperatura' (sensor de temperatura) ele não tá armando a ventoinha, ou a ventoinha queimou. Daí a temperatura dispara, e o carro para tudo como forma de prevenção de danos maiores ao sistema. veja tbm se não há vasamentos.
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Anônimo

Ventoinha liga em alta velocidade e não desliga

na estrada a ventoinha do meu carro aciona e gela o motor levando a temperatura a zero, alguém pode me ajudar, ninguém descobre o problema. Na cidade funciona normalmente,liga e desliga normalmente, mais quando alcanço a velocidade de 80km/h ela liga e a temperatura despenca
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M
Tive este problema com meu Linea 2010. A temperatura zerava, surgindo mensagem : Mandar controlar Motor. Após perder tempo em oficinas - tentaram resolver por duas vezes- levei na Fiat e eles trocaram a válvula do radiador. Estava com defeito, pois ela não fechava e esfriava o motor ao máximo. Aí resolveu. Ficou muito caro. Só valvula foi 700 reais. Este problema é sério, pois uma vez na rodovia o cambio passou para o neutro em função da baixa temperatura (tipo proteção do sistema). Fiquei na pista do meio e com carro desengatado. Muito arriscado.
J
Júlio César Sampaio
São Gonçalo - RJ

Tubo d'agua de FERRO

Boa tarde.. o meu carro o um 2013...e está com vazamento numa tubulação de Ferro que fica por de trás do coleto da adimicao...ja tive na informação que dificil achar essa tubulação... alguém teria algum recurso para esse problema....
L
LUIZ CARLOS MONTEIRO SALES Troquei o tubo de água por uma mangueira lonada de alta temperatura, pois não estava encontrando o tubo, ate agora sem problemas. Boa sorte meu carro línea 2011
L
Luciano Barbosa
Londrina - PR

Temperatura do Linea Absolute

Bom dia, Tenho um Linea 2010 absolute, fiz o motor, porque quebrou a correia dentada, troquei as válvulas e o bronzinamento, não precisou mexer na retifica do bloco do motor. Minha pergunta é, o marcador de temperatura está sempre marcando um pouco acima do meio, não se altera, porém, está um pouco acima. O normal não é no meio? Será que o motor ficou com algum problema? Isso é normal? Obrigado, Luciano Barbosa
W
Wanderley Palos
Guarulhos - SP

carro frio pressão nas mangueiras

Bom dia a todos, Possuo Linea 2011/12 e a uma semana atras troquei radiador pois estava com vazamento. No dia seguinte fui verificar o nivel da agua e quando abri estava com um pouco de pressão, levei a tres mecanicos primeiro disse que era cabeçote, segundo bomba d"agua e o terceiro ar no sistema. Alguem ja teve esse tipo problema pode me ajudar?
A
a esta altura já deve ter resolvido, mas verifque o oleo, se não está contaminado com agua do radiador (cabeçote), se não há vazamento na bomba daagua tbm
T
Thiago Miranda Alves
Fortaleza - CE

Meu Linea PAROU!

OLÁ. ESTOU PRECISANDO DE OPINIÕES. HÁ CERCA DE 10 MESES COMPREI UM FIAT LINEA 2010 1.8/1.9 DUALOGIC E ATÉ ENTÃO ESTAVA SUPER SATISFEITO COM O CARRO. PORÉM, HOJE QUANDO FUI DEIXAR MINHA ESPOSA NO TRABALHO, DESLIGUEI O MOTOR E DESCI DO CARRO UM POUCO. QUANDO VOLTEI, FUI DAR A PARTIDA NOVAMENTE E O CARRO JÁ NÃO PEGAVA MAIS. APARECEU ENTÃO UMA MSG NO PAINEL DIZENDO " AQUECIMENTO EXCESSIVO DO RADIADOR!". VERIFIQUEI O RADIADOR E O NÍVEL DA ÁGUA ESTAVA NORMAL. TROQUEI TODA A ÁGUA QUE ESTAVA NO RADIADOR E COLOQUEI UM FLUÍDO. TENTEI NOVAMENTE DAR A PARTIDA E APARECEU " AVARIA NO AIR BAG". NOTEI QUE O PONTEIRO ESTAVA NA MÁXIMA MEDIÇÃO DA TEMPERATURA. DEIXEI O CARRO LÁ E FUI TENTAR NOVAMENTE A NOITE PARA VER SE O MOTOR TINHA ESFRIADO, MAS MESMO COM O MOTOR FRIO, O CARRO NÃO PEGA!!!. AGORA FICA A LUZ ESPIA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DIRETO ACESA E O CARRO NÃO DÁ NEM SINAL DE VIDA. LEVEI UM MECÂNICO PRA OLHAR, ELE FICOU TENTANDO DAR PARTIDAS VÁRIAS VEZES E FAZIA UM BARULHO DE VENTILADOR QUEBRADO. FOI AÍ QUE PERCEBI QUE ELE NÃO SABIA E ME IRRITEI.PEDI A ELE QUE PARECE DE DAR PARTIDAS, POIS PODERIA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO. ALGUÉM TEM UM LINEA E PASSOU PELO MESMO PROBLEMA? PS: O CARRO AINDA ESTÁ NO LOCAL.
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T
ONDE SE LÊ "PARECE",LEIA-SE "PARASSE"
S
Boa tarde Amigo. O meu apresentou avaria EBD e avaria ABS. No meu caso era bateria.
A
Companheiro, tive alguns problema desse. Caso persista, provavelmente é o SENSOR de rotação.
S
Sandro Marques
Rio de Janeiro - RJ

Superaquecimento do Linea 1.8 manual

Olá pessoal, sou novo aqui e agradeço o espaço e torço para que alguém possa me esclarecer o que está me deixando muito preocupado, vamos lá... Tenho um Fiat Linea 1.8 2011/2012 com 117 mil quilômetros rodados, como uso muito o carro e tirei umas férias resolvi fazer a manutenção, começando com a troca do radiador, algumas varetas já tinham sido isoladas (em uma oficina especializada) pois estavam furadas e fui orientado que se depois de um tempo eu percebesse a perda de água que não teria jeito, deveria comprar um radiador novo. Comprei um radiador original e levei para ser instalado em uma outra oficina, também especializada em radiadores, instalação feita, a ventuinha armou normalmente dentro da oficina, sai da oficina e depois de uns 20 quilômetros rodados, a temperatura do carro subiu repentinamente, parei o carro, liguei para oficina e fui orientado a voltar com o carro para lá, é claro que esperei esfriar e me dirigi para a oficina, para que o carro não voltasse a esquentar, liguei o ar quente na máxima potencia e desligava o motor em cada parada. Foi constatado na oficina que o termostato teria queimado, o qual foi trocado e aparentemente o problema foi resolvido, ventuinha armou por duas vezes dentro da oficina, resolvi então ir embora, depois de rodar uns 30 quilômetros, o motor voltou a aquecer. Alguém tem uma noção do que possa estar acontecendo, tendo em vista que o carro jamais passou da temperatura normal de funcionamento com um radiador ruim e após instalar um novo e original está me causando tamanho transtorno. um grande abraço, Sandro Marques
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R
Veja se que instalou, ligou de forma correta, pois pode ter invertido a polarizaçao e tambem a resistencia.
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W
Wagner Oliveira
São Paulo - SP

LINEA HLX 2010 ESFRIANDO

TENHO UM FIAT LINEA DESDE 2010 FIZ UMA VIAGEM PARA PARATY NO RIO DE JANEIRO E AO DESCER A SERRRA EM UM CALOR DE 40 GRAUS PERCEBI QUE O PONTEIRO DE TEMPERATUA DESCEU COMPLETAMENTE OU SEJA O CARRO ESFRIOU, POR EU ESTAR DESCENDO A SERRA ENGRENADO E SEM ACELERAR. ALGUEM JA TEVE UM PROBLEMA DESTE TIPO? SERA QUE A VALVULA TERMOSTATICA TRAVOU ABERTA? O VEICULO ESTA COM 85.000 KM.
E
Olá companheiro você acertou é só trocar a valvula termostatica e seu carro ficará perfeito. Um Abraço. Edson
L
Lucas Oliveira
Carmópolis - SE

Mandar controlar o motor fiat Linea

Meu carro manda controlar o motor no computador de bordo e acende a luz da injeção, logo em seguida o marcador de temperatura fica em zero, isso geralmente acontece quando estou em alta velocidade . Alguem sabe me informar o que esta acontecendo pois ja passei o scanner e nao apresenta nenhum defeito.
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