Logo do Carro Club
Lupa / buscar Lupa / buscar
Santa Fe Opinião do dono Fórum Ficha técnica Preço
Todos os anos 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006

Fórum Hyundai Santa Fe

M
Marcelo Nunes
LocalizaçãoVila Velha - ES

Estalo quando engata marcha pela manhã

quando ligo meu carro e engato o D pela manhã ela dá um barulho de tipo um acoplamento na roda. Isso é normal ? Porque faz um mês que comprei e sempre fez, mas não custa compartilhar . Outraducida devo trocar o óleo de câmbio. Ela está com 87000 rodados . Santa Fe 2.4 2011/12 Obrigado
É útil
ComentárioComentar
CompartilharCompartilhar
R
Marcelo, leve-a a um mecãnico e peça para apertarem as homocinéticas e os parafusos do cardan.As homocinéticas se reaperta tirando-se as rodas e retirando-se a cupilha trava da porca castelo,travando-se o disco de freio introduzindo-se uma chave de fenda grande no vão dos disco e apoiando-a na pinça de freio ,isto nas 4 rodas.O cardan precisa ser reapertado no acoplamento perto do diferencial traseiro em todos os parafusos.Os estalos ao engrenar o R ou D somem.Para evitar trancos ,depois de feito o reaperto, é recomendável ao tirar do P passando-se para R ou D, pisar no freio de pé e simultaneamente no freio de estacionamento ao engrenar . É recomendável antes de passar a alavanca do cambio para o P, pisar no freio de pé e no de estacionamento para aí então colocar a alavanca no P, principalmente em ruas inclinadas,que assim as engrenagens não ficam forçando umas contras as outras,o que vai facilitar tirar do P na próxima vez.Isto porque o cambio não é um CVT de polias e correia e sim de engrenagens.Estas recomendações me foram passadas pelo recepcionista da concessionaria . Espero ter te ajudado.
R
Marcelo, O carro apenas faz um barulho de acoplamento ou junto com esse barulho da um tranco leve e a rotação cai rapidamente? A minha tem o mesmo problema, entretanto apresenta um tranco (somente quando engata D e fria) se engatar R só faz um pequeno barulho e o giro cai devagar. Somente uma observação em relação a resposta do Robert, a sua é 4x2 então não tem o cardan igual os 4x4, mas o procedimento do cambio deve ser seguido exatamente como descrito. Sobre o óleo, sim é necessário trocar o óleo.
R
Marcelo e Roni, ao Marcelo desculpas por haver informado como se fosse 4x4 e ao Roni, sempre presente nos esclarecimentos das nossas duvidas, grato pela correção. abraços
R
Pessoal, fiz o procedimento informado anteriormente (reaperto) e troquei 2 arruelas (que diga-se de passagem custam inacreditaveis R$55,00 cada uma e não custa nem R$5,00 para fabricar) e os trancos melhoraram significamente. Não sei dizer se realmente apertaram como deveria, mas o tranco está muito menor. Essa arruela precisa ser trocada nas versões de 2006 até 2010, pois são de plastico e a nova é de ferro.