Logo do Carro Club
Lupa / buscar Lupa / buscar
Saveiro Opinião do dono Fórum Preço
Todos os anos 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2002

Fórum Volkswagen Saveiro

Legalização de roda 17

Comprei meu primeiro jogo de roda 17 (VR6) e quero legalizar, porém, tenho dúvida em qual pneu usar para não exceder o limite de diâmetro da roda original. Desde já, obrigado.
É útil
ComentárioComentar
CompartilharCompartilhar
J
E ai Jackson. Então, vou dá um exemplo com a medida do pneu ATR original da saveiro cross. A medida, se não me engano, é 205/60 R15. Dai basta fazer a seguinte conta: Para descobrir a altura em milímetros do pneu: 205 × 60 = 12300 / 100% = 123 mm Acabamos de descobrir a altura do pneu, porém descobrimos apenas a altura de uma das bordas do pneu, logo precisamos multiplicar por 2 para incluir a medida da borda oposta. Ou seja, temos: 123 × 2 = 246 mm Agora partimos para transformar o aro da roda de polegadas para milímetros. Como o aro, nesse caso é 15,fazemos: 15 × 25,4 = 381 mm Após esses cálculos somamos os valores obtidos para descobrir o valor do diâmetro total (roda + pneu). Temos: 246 + 381 = 627 mm Nesse exemplo já temos o maior diâmetro disponibilizado originalmente pelo fabricante (vw), lembrando que estou me referindo a saveiro g6, que é a que possuo. Dessa forma, para manter a regularidade solicitada pelos orgãos fiscalizadores precisamos colocar uma roda que possua o mesmo, ou quase o mesmo, diâmetro da roda original do veículo. Para isso, fazemos os mesmos cálculos e comparamos o diâmetro original com o diâmetro da nova roda. No seu caso, a sua roda sem o pneu já possui um diâmetro igual a 431,8 mm, restando apenas 195,2 mm para o pneu. Precisamos dividir esse valor restante por 2 porque ele está contemplando 2 vezes o perfil do pneu. Daí restam 97,6 mm. Ou seja, quando você fizer a conta da largura da roda vezes o perfil do pneu e dividir por 100%, você precisa encontrar no máximo 97,6 mm. Espero ter ajudado. Grande abraço.
E
Bom dia manos gostaria de tirar uma dúvida quero colocar os pneus Scorpions 205/65/15 na minha Saveiro só que a original e 205/60 queria saber se ia ficar top ou ruim pq estou com de comprar e fica mto grande