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Fórum Renault Scenic - Mecânica - Motor

 
F
Fernando Costa
LocalizaçãoSão Paulo - SP

Antichamas scenic 2.0 16v

Olá amigos do carro liberdade gostaria de saber onde fica o anti chamas da scenic 2.0 16v? Alguns me falam que é a tampa do cabeçote outros falam que é uma peça a parte...? Me tirem essa dúvida Pq meu carro tá fumando
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F
Francisco de Assis Grippe
LocalizaçãoJuiz de Fora - MG

Acelerador duro senic 1.6 16v 2004

Olá amigos sou mecânico em juiz de fora , troquei o corpo de borboleta de uma senic 1.6 16v 2004 e troquei o sensor de temperatura da injeção e mesmo assim o pedal do acelerador continua duro , desliga o carro e ele fica macio , alguém pode me ajudar obrigada.
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A
Ela e de acelerador eletronico ou mecanico..se for mecanico pode ser o proprio corpo com algum problema, se trocou somente o kit entao...nao fica legal...se for eletronico pode ser algum problema dele ou no sensor do pedal mesmo
A
Anderson Campos
LocalizaçãoRio de Janeiro - RJ

Limpeza de TBI

Como fazer a limpeza do TBI (borboleta) do SCENIC?
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A
sempre melhor arrancar ele fora...retirar a parte da churrasqueira e retirar o mesmo com cuidado pois dana a quebrar o gatilho da borboleta...se nao quizer ou puder tirar...tasca car80 ou similar com ele funcionando e nao...ajuda
P
Paulo Fiorese
LocalizaçãoSão Paulo - SP

Scenic 1.6 2001 acelerando sozinha

bom dia a todos! Tenho uma Scenic 2001 1.6 e passei por um congestionamento de +- 5h a uns 2 meses e neste congestionamento a Scenic acelerava sozinha até 4.000 giros e fica acelerando/desacelerando sozinha a todo instante e a temperatura quase fervendo, pensei que fosse o ar condicionado que estava causando isso, então desliguei, mas não melhorava e depois deste acontecimento, ela em todas as partidas fica acelerando sozinha a 2.000 giros até passar uns 15 minutos e depois normaliza e se desligar e ligar novamente, começa o processo novamente de acelerar sozinha. Vi muitos vídeos no youtube falando de "marca-passo", "sensores de temperatura preto e o branco", "válvula termoestatica", etc...alguém pode me ajudar?
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Q
Bom dia! O correto seria passar o scanner para verificar. Podem haver 2 problemas distintos no seu carro: o do aquecimento e o da aceleração. Não seria impossivel ter um problema no sensor de temperatura da água que causaria erros de leitura, e consequente falha pois a injeção não trabalharia com o ajuste ideal. Pode sim haver problema no atuador de marcha lenta ou no sensor de posição da borboleta, isso causaria a aceleração indevida. Mas o correto é verificar com calma e por um profissional. Espero ter ajudado e fico à disposição!
M
Marcos da Silva Pires
LocalizaçãoRio de Janeiro - RJ

motor quente nao pega

Meu carro eu ligo ele vou andar com elemas quanto o motor esta em alta temperatura se eu desligar o carro ele não pega mas tenho que esperar a temperatura baixar para eu poder ligar de novo oque pode ser e um reno scenc 2.0 8 válvulas me ajudem
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Q
Boa tarde!Podem ser diversas coisas, quando isso ocorrer coloca a mão na bobina dela para ver se não está à ponto de pegar fogo. Pode ser regulador de pressão de combustivel também. Agora, um problema muito comum nos Renault até 2010 é o sensor PMS que vai em cima do câmbio próximo ao cabeçote, que lê a rotação do motor. Geralmente ele apresenta mal contato e o carro não pega mesmo. O correto é trocar o sensor e existe um kit de reparo do chicote com uma nova tomada, que é imperativo fazer também. Nesse caso, coloque peça original para evitar continuar o problema. Espero ter ajudado
J
Jefferson Silveira
LocalizaçãoCuritiba - PR

Retifica motor 2.0 16v

Salve galera estou analisando para comprar uma scenic mas esta fumando e com barulho no cabeçote, então provalvel que necessite retificar o motor completo qual o valor maximo que gastaria de retifica? e vale a pena, ou seja, é um motor que aceita bem retifica total ou parcial?
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C
Consultei a duas oficinas mecânicas em Niterói e São Gonçalo, a retifica completa de um motor do Renault Scenic tipo F4R, ficaria entre 5 e 6 mil reais, vai depender muito do estado interno que se encontra o motor.
V
Bom dia Jefferson. Percebi q vc tem interrsse em um senic. Eu posduo um e estou vendendo o motivo é q quero pegar um carro mais novo. Qt ao estado dele posso te dizer com todas as gatantias pois ele é 2002 porem com motor 2018 faz im mes q fiz o motor dele q esta na garantia tem mais 5 mês de gatantia. Ele esta pronto para pegar estrada. 04 pneus novos. Bateria com 3 semanas d uso garantia de 1ano e meio. Em otimo estado de conservaçao. Se vc tiver interesse pode memandar um zap 031985148834 posso lhe enviar fotos.

renault scenic falhando e ninguem acha defeito

tenho um renault scenic 1.6 16 valvulas ano 2004.esse carro apresenta falha de funcionamento de motor.ja trquei velas,bobinas,chicote fiz teste de modulo e agora por ultimo fiz cabecote e nada,carro continua com problema de funcionamento.ja passei por uns 20 mecanicos diferentes entre auto eletricos e de motor.alguem por favor pode dar uma luz
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Q
Boa tarde! Podem haver diversas causas para a falha de um motor. Desde sujeira nos bicos até problemas de leitura em algum sensor da injeção eletrônica. Muito comum dar problema na sonda lambda, e causar uma falha dificil de diagnosticar, geralmente só com leitura manual da sonda com multimetro para pegar. Espero ter ajudado!
1 curtida
R
Rodrigo Vaz Jorge
LocalizaçãoFortaleza - CE

Novo em Renault e apanhando

Boa noite a todos. Sou novo no grupo e com a marca também e estou bem perdido, vim pedir ajuda e gostaria da opinião dos colegas mais experientes no carro. A poucos dias recebi em uma conta uma scenic 2006 2.0 16v Automatica. Preciso de dicas dela. Lembrando que esta com 120 mil km e esta em Fortaleza e o clima é quente. 1. Quando ligo o carro pela manhã e saio ela não tem batidas de tucho, após uma meia hora rodando quando o ponteiro ja está ao meio e o ventilador disparado ela bate tucho, o que seria? O óleo pelo papel ainda resta 1000 km para trocar. Porém o óleo que foi colocado nela foi o Móbil e não tem a referência. 2. O sensor de temperatura que tem 3 fioa estava com uma gambiarra pois o conector está quebrado então os fios meio que solto. Em irei comprar O conector O conector por. Isso poderia ser um dos motivos apesar dela acionar o radiador? 3. Ela não tem a caixa de ar . Isso influencia em algo relacionado a tucho? 4. Existe uma tomada que ainda não descobri e onde é, Ela Ela desconectadada tentarei por a foto aqui. 5. Acima da tampa de óleo e ao lado da bobina/vela existe um conector quebrado e o sensor/cebolinha eu não sei o nome e gostaria de saber o nome para eu providenciar o reparo. Vai a foto também. 6. As vezes ela geralmente fria quando começo a andar na troca do câmbio automático ela da uma espécie de tranco, acende uma luz amarela com nome auto no conta giro ai o carro nem reduz nem avança marcha e se eu parar ela tipo esta na 3 velocidade e nao tem força para sair. Desligo o carro carro ligo novamente pronto fica normal. Detalhe a caixa quebrou quebrou pouco mais de um mês e o ex dono gastou 6 mil nela e esta na garantia. O que causa isso? Por hora so, ela esta bem nos demais itens bem como interior dela. Grato desde já a atenção.
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Q
Boa tarde: 1-Primeiro passo: Seria bom saber o óleo que está sendo utilizado. Se o óleo for da viscosidade original (10w40), troque óleo e filtro e veja se ameniza. Se não, um paliativo que pode ser feito é colocar um óleo mais grosso (20w50) ou um aditivo tipo bardahl no óleo. Mas provavelmente já há um desgaste de tuchos ou queda de pressão de óleo. 2-Se a ventoinha está disparando e o carro não superaquece, apesar de ser gambiarra está funcionando. Não tem conexão com o problema dos tuchos. 3-Não possuir o ressonador não influencia. Se ela estiver até sem o filtro de ar (aquela outra caixa que fica na parte de tras do motor) não vai influenciar, PORÉM não é recomendável rodar sem filtro de ar pois entram particulas que causam desgaste prematuro no motor. 4-Poste a foto para vermos. 5-Se for um sensor que fica fixado na tampa de válvulas trata-se do sensor de fase do comando variável. Se ele for fixado no coletor, é o sensor MAP e ele quebra com facilidade. 6-Esse câmbio é conhecido pelos problemas de trancos e quebras. Tranco quando frio, luz acendendo e cambio que entra em emergência (fica em uma marcha só, sempre a 3ª) pode indicar 2 coisas: Regulação de pressão (eletroválvulas defeituosas) ou desgaste nos discos internos. O diagnóstico consiste em passar o scanner e verificar as avarias. Provavelmente terá uma avaria relacionada a Regulação de pressão. Após isso verificar o estado do óleo de câmbio: se ele estiver muito escuro (preto) e com cheiro de queimado provavelmente será necessário abrir o cambio e reparar. Caso esteja em boas condições, problema provavel nas eletrovalvulas. Espero ter ajudado!
V
Vladimir Berriel Lima
LocalizaçãoTeresópolis - RJ

Motor com problema

Meu motor é K4M com 1.6 16v, eu quero trocar para um motor k7m com 1.6 8v. O motor com 16v faz muito barulho e os tuchos tem muita folga,troca mas sempre tem que trocar.
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D
Davi Lopes da Silva
LocalizaçãoPanorama - SP

qualo ponto de correa dentada scenic 2.0 8v

ponto de correia dentada alguem pode me irforma fiz o motor e agora nao lembro o ponto dele aliais nunca meche nesse modelo de carro
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Anônimo

Limpeças TBI

Bom dia! Preciso de um tutorial de retirada do TBI do scenic 1.6 16V. para efetuar limpeza do mesmo. Att, Alexandre
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Scenic falhando

Bom dia. Estou com um problema na minha Scenic. Eu bato na chave ela liga na hora porém depois de no máximo um minuto e meio ela começa a falhar a rotação cai e ela perde totalmente a força e desliga. Fui em um mecânico ele passou o scaner e constou falha no comando do motor. Ele me disse que era para trocar o sensor MAP eu fiz e ele continua do mesmo jeito. Será que podem me ajudar? Obrigado
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L
Luiz Melzer
LocalizaçãoCuritiba - PR

barulho de tucho batendo na lenta

Tenho uma scenic 2005 Privilege 2.0 16v e está fazendo um barulho de tucho batendo bem forte somente na lenta. Já me falaram que pode ser a polia variável, ou válvula V V T ou pressão de óleo baixa. Um mecânico me relatou que quando se retira a polia muitos dão umas pancadas com martelo para soltar a polia variável e com isso quebra um pedaço do cabeçote por dentro, com isso dá fuga de óleo quando está na lenta. Quando levanta o giro do motor nada aparece de anormal e também quando ligo o carro pela manhã com o motor frio o mesmo fica perfeito sem barulho, porém é só esquentar o motor e na lenta começa a fazer barulho de tucho batendo bem forte. Já levei em uma oficina e gastei 1.800,00 mas nada foi resolvido. Alguém já teve esse problema que possa me ajudar a resolver? Luiz
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S
Olá Luiz, essa é difícil, o óleo que esta usando é o recomendado para ela? A minha é uma RXE 2.0 16v quando chega perto da troca de óleo fica chata até pra ligar ela as vezes precisa insistir um pouco, não custa dar o toque talvez o ajude espero que encontre a solução. O problema de alguns mecânicos é não saber oque fazer, cobrar caro e ainda difamar o carro.
 
Anônimo
A minha e o mesmo modelo e o mesmo ano e esta com o mesmo problema mecânico disse que vou ter que trocar os tuchos.
2 curtidas
R
Rudson Bronstrup
LocalizaçãoLajeado - RS

LIGA A LUZ DO OLEO NA LENTA

Tenho uma SENIC RXE 2001, está com 292000km. enquanto acelero está tudo normal, mas quando cai a aceleração fica piscando a luz do óelo e o stop, usava o óleo 15/40, troquei para o óleo 20/50, continua, porém numa intensidade menor, somente na lenta. Me informaram que eu deveria trocar a relação de engrenagem bomba+ corrente + coroa do virabrequin, na relaçaõ de 17/24 dentes. Informaram que com esta relação o bomba bombeia mais óleo na lenta e eliminando este problema. Gostaria de uma ajuda para ver se isso realmente ajuda e se a relação está correta, e se sabem onde conseguir as peças necessárias. Muito obrigado
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W
Pode ser a bomba de óleo sem pressão ou sujeira no pescador do óleo.
J
amigo lhe pergunto, porque a minha esta assim, a luz só pisca quando o carro esta bem quente. quente?
F
Francisco Santana
LocalizaçãoCuritiba - PR

Lenta oscilando após troca da correia dentada

Após efetuada a troca da correia dentada,conforme estou andando ,quando faço redução para troca de marcha lenta nao segura e as vezes o carro morre ,se deixar ligado sem acelerar a lenta fica oscilando. Se alguém puder me ajudar agradeço
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A
BOA NOITE EU TENHO UMA SCENIC 2.0 16V 2003 QUANDO TROQUEI A CORREIA DENTADA FICOU ASIM TAMBÉM QUANDO FUI LEVAR PARA CONFERIR O PONTO ESTAVA FORA AI PAROU DE FALHAR
A
Andre Werlang
LocalizaçãoIbirubá - RS

Troca de comando...

BOM DIA!!! GOSTARIA QUE ME TIRASSE UMA DUVIDA. MANDEI TROCAR OS TUCHOS, COMANDO DE ADMISSÃO E CORREIAS. mMEU CARRO CHEGOU FUNCIONANDO. AGORA O MECÂNICO MONTOU COM AS PEÇAS NOVAS E NÃO TEM JEITO DE FUNCIONAR, NÃO PEGA. JÁ TESTOU O SENSOR DE ROTAÇÃO, JÁ ATUALIZOU O MODULO E, ASSIM MESMO, NÃO CONSEGUE FAZER FUNCIONAR. O QUE PODE SER. QUE DEVO FALAR PRA ELE FAZER? ATT ANDRE
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engasga na terceira

boa noite, comprei a pouco um renault scenic RT 1.6 16v 2002, e noto que na terceira marcha ele engasga bastante, dai preciso começar acelerando ele aos poucos logo q faço a troca pra terceira pq se eu acelerar na rotação certa vai da o engasgo, noto tb q o engasgo diminui um pouco quando aumento bastante a rotaçao da segunda antes de por a terceira, agradeco desde ja se alguem poder ajudar
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J
Joao Rosnei
LocalizaçãoTelêmaco Borba - PR

Motor aumentando rotação Renault Scenic 2.0

Meu Renault Scenic 2.0 algumas vezes quando deixo em ponto morto sua rotação sobe sozinha e quando se desliga e liga de novo ela volta ao normal, ou por vezes basta pisar na embreagem e a rotaçaõ abaixa, vários mecânicos já mexeram sem solução.
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O
Eu troquei o sensor de passo por causa disso. E resolveu
E
talvs sej tenta ai!verifiq o filtro de ar,sujeira no tbi,admiçao de ar,aquele q tem uma borboleta,fica depois do filtro.mete com motor ligado um descarbonizante e depois de uns minutos de umas borrifadas de desengripante,aconteceu com meu fiz isso ficou funcionamento normal
A
tenta ver o sensor de marcha lenta se tá regulado!
R
Rudson Bronstrup
LocalizaçãoLajeado - RS

luz do óleo do motor

Tenho uma Senic RXE 2001 (290.000 KM) a atualmente quando o óleo estiver um pouco aquecido, em marcha lenta, ou parado com o motor ligado, fica piscando a luz do óleo e o stop, porém quando dou uma acelerada a luz apaga e fica tudo normal. Estive observando o barulho dos tuchos das válvulas do motor quando a luz fica piscando, tudo normal. Gostaria de saber se alguém já teve este problema e qual a solução encontrada. OBS: Óleo utilizado - 20/50 SAE Baixa muito pouco o nível do óleo entre trocas. Manutenção e revisões periódicas.
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S
Boa noite Caro amigo fiz o motor da minha por causa desse problema e o mesmo perciste , já conseguiu uma solução que possa me da uma ajuda no que possa ser ?