Quebrando muitas das referências de estilo com as gerações anteriores, o Kia Sorento 2021 virá com novos motores da família Smartstream, que são mais modernos do que os da geração anterior, além de ter uma inédita versão híbrida plug-in, que de início, será exclusiva da Europa.

Motor e câmbio da nova geração do Kia Sorento

Em relação à mecânica, destaque maior para a nova motorização híbrida, que combina o motor 1.6 Smartstream de 180 cv a um motor elétrico para o total de 230 cv e 35,7 kgfm, voltada para o mercado europeu, que valoriza eficiência, tendo consumo médio de 14,9 km/l.

Para os Estados Unidos, o destaque é o Smartstream 2.5 turbo com 285 cv e 42,8 kgfm, que tem consumo médio de 10,6 km/l. Bem mais eficientes que os V6 que equipavam. Para o Brasil, o Kia Sorento 2021 virá com a mecânica das versões de topo nos Estados Unidos.

As outras motorizações do Kia Sorento 2021 são o 2.5L Smartstream de 194 cv e 25 kgfm, que é disponível nas versões de entrada nos Estados Unidos e o 2.2 turbodiesel de 201 cv e 40,8 kgfm, que está disponível em alguns mercados que possuem apreço por este combustível. Ambos possuem a transmissão automática de 8 velocidades.

 A transmissão da versão turbo é do tipo automatizada de dupla embreagem com 8 velocidades com as embreagens banhadas a óleo, que garante maior durabilidade. Enquanto a versão híbrida utiliza a transmissão automática de 6 velocidades projetada exclusivamente para esta versão.

Design

O design do Kia Sorento 2021 mantém boa parte das proporções que o modelo usa desde 2009, como no formato das janelas, quando foi lançada a segunda geração, que fez relativo sucesso no Brasil entre 2010 e 2013, porém utilizando linhas mais angulosas e com alterações significativas, como nos faróis, que ficaram mais retangulares e as lanternas que passaram a ser verticais, além da carroceria ter ficado mais esguia.

A frente é muito bonita, adotando linhas horizontais, com a típica grade “nariz de tigre” que há anos identifica os produtos da Kia. Diferentemente do primo Hyundai Santa Fe, o Kia Sorento 2021 não ousa no formato dos faróis, que mantém o conjunto ótico principal em um conjunto só, sem adotar a divisão em dois andares diferentes, que é tendência no segmento de SUVs e picapes, como a Fiat Toro.

A lateral ganha proporções mais esguias em relação às gerações anteriores, mantendo o design clássico das janelas, porém com uma “barbatana” cromada na base da divisa entre o vigia lateral e a porta traseira e as rodas de 19 polegadas possuem tamanho adequado para a volumosa carroceria. As de 17 polegadas ficam um pouco pequenas, mas é mal que assola todo SUV nas versões de entrada.

Já a traseira foi inspirada no SUV Grande Telluride, com lanternas verticais e inteiramente em LEDs divididas pela tampa do porta-malas, não combinando com o resto do carro, por ter formas retilíneas demais e lanternas de aspecto acanhado perto do resto da traseira.

Interior

Já o luxuoso interior do Kia Sorento 2021 é um interior que está alinhado com as principais tendências do mercado, como a central multimídia flutuante de 10,2 polegadas e o painel instrumentos digital com tela de 12 polegadas e ausência da alavanca de transmissão, que foi substituída por um comando giratório, que é tendência lançada pela Land Rover e pela Jaguar.

O acabamento também houve grande evolução, sendo que a geração anterior, ainda vendida no Brasil, era criticada pela qualidade de acabamento, que utilizava plásticos de aspecto barato. Já o espaço interno continua sendo destaque positivo do Kia Sorento 2021, pois até mesmo na última fileira possui um espaço interno muito bom para adultos altos.

Ítens de segurança

Em segurança houve a maior inovação, pois além de reforços estruturais, o Kia Sorento 2021 ganhou sistemas de condução semiautônoma mais evoluídos possibilitando até mesmo que o carro dirija sozinho, desde que o motorista se mantenha atento. Outro atrativo é a câmera 360°, que auxilia na hora de estacionar e evita possíveis atropelamentos em estacionamentos.

Mantém da geração anterior o sistema de suspensão e freios, permanecendo a suspensão multilink atrás e a suspensão McPherson na frente e os discos ventilados nas quatro rodas. A estabilidade foi muito elogiada.

Preço esperado do Kia Sorento 2021

O Kia Sorento 2021 será uma boa opção no segmento de SUVs na faixa dos 330 mil, caso venha a ser rigorosamente o mesmo que é vendido nos Estados Unidos, oferecendo conforto, desempenho, espaço e segurança, mesmo que não tenha a capacidade off-road do Toyota SW4, do Chevrolet Trailblazer e do Mitsubishi Pajero Sport e nem o status de Volvo, Land Rover, Mercedes-Benz, Audi e BMW.

Tudo dependerá se a Kia Motors não irá exagerar na precificação e não oferecer diferenciais significativos em relação à concorrência. Estimo que o preço do Kia Sorento 2021 ficará em torno de 330 mil reais, menos do que isso será excelente, mais do que isso será criticado não pelo produto, mas sim pelo status da fabricante sul-coreana no Brasil.