A terceira geração do SUV da Kia está sendo vendido pelo preço de R$ 298 mil em versão única S.276, que é a topo-de-linha da gama.

Os concorrentes diretos do Kia Sorento são o Hyundai Santa Fe (297 mil) Mercedes-Benz GLB 200 1.3T (264 a 282 mil), o Land Rover Discovery Sport 2.0 P250 (284 a 330 mil), o Mitsubishi Outlander (199 mil a 273 mil), o Volkswagen Tiguan AllSpace (232 mil), o Chevrolet Trailblazer 2.8 TD (310 mil), o Mitsubishi Pajero Sport (327 mil a 359 mil) e o Toyota Hilux SW4 (220 mil a 342 mil).

Apesar de ainda estar defasado em relação ao exterior, este carro se destaca pelo design, que é uma evolução da belíssima segunda geração lançada em 2010 e pelo bom pacote de equipamentos de conforto, contando com itens como ar-condicionado dual-zone, fileira central com ajuste de distância, teto solar panorâmico, bancos com regulagem elétrica, abertura elétrica do porta-malas por aproximação, banco do motorista e do passageiro com ajuste elétrico, chave presencial, faróis e lanternas full-led, teto solar panorâmico.

Motor e câmbio do Kia Sorento

O motor que vem instalado é o já conhecido 3.5 V6 da Kia-Hyundai, que, no caso do Sorento 2021, possui 280 cv a 6300 rpm e 33,6 kgfm a 5000 rpm, possui duplo comando variável, que melhora a força em baixas rotações sem prejudicar a potência em altas rotações. Veja a ficha técnica completa.

A transmissão é automática com 8 marchas e a tração é integral, garantindo acelerações melhores e mais estabilidade nas curvas junto com suspensão, que é independente nas quatro rodas, utilizando o tradicional sistema McPherson na frente e multilink atrás, com calibração mais voltada para o conforto. Os freios utilizam discos ventilados nas quatro rodas com ABS e distribuição eletrônica de frenagem EBD.

O desempenho do Kia Sorento é interessante, pois mesmo pesando 1943 kg, seus 280 cv garantem uma relação peso/potência de 6,94 kg/cv quando vazio e 8,96 kg/cv quando carregado, além de seu torque de 33,6 kgfm uma relação peso/torque de 57,83 kg/kgfm quando vazio e de 74,7 kg/kgfm quando carregado, o que garante retomadas e ultrapassagens seguras mesmo quando o carro estiver carregado, como em uma viagem com a família, que é a proposta do carro.

Como o Sorento é um carro equipado com motor grande cilindrada, não é aerodinâmico como os SUVs em geral e é um carro pesado, não espere um consumo baixo. Abastecido apenas com gasolina, de acordo com o INMETRO, o consumo urbano é de 6,7 km/l e o consumo rodoviário é de 9,0 km/l, considerando que o tanque é de 71 litros, a autonomia na cidade é de 476 km e na estrada é de 639 km.

Design

A frente do Kia Sorento 2021 possui linhas arredondadas com faróis mais inclinados e afilados e tocando a grade, que se destaca pelo contorno cromado e pelo nariz de tigre já característico da marca. A lateral oferece linhas limpas e esguias, com poucos vincos, rodas de tamanho razoável que preenchem bem a caixa de roda e o contorno das janelas é simples, porém bonito. Já a traseira possui linhas tradicionais, com visual mais limpo e lanternas mais elevadas, sendo mais bonita do que a nova geração.

Interior do Sorento

O interior tem visual simples e objetivo, porém usa materiais de boa qualidade, com acabamento macio por todo painel, diferentemente da geração anterior, que utilizava apenas plásticos, embora de boa qualidade. O acabamento da versão brasileira parece ser melhor que o da versão americana, que foi criticada lá por ser simples demais, até porque a faixa de preço e proposta de mercado é totalmente diferente entre lá e aqui. 

Já o espaço interno é o grande argumento de venda do Sorento, pois além de oferecer sete lugares, oferece boa capacidade do porta-malas, variando de 319 litros com todas as fileiras de assentos a 2067 litros quando os bancos traseiros estiverem rebatidos. Com cinco assentos, a capacidade é de 1019 litros, o que garante espaço de sobra para a bagagem de uma família.

A terceira fileira de bancos do Kia Sorento oferece bom espaço para pessoas de até 1,70 metro de altura, especialmente em curtos trajetos. Para trajetos mais longos, a terceira fileira é mais indicada para crianças, pois ficarão mais confortáveis em trajetos longos, como as viagens em família para o interior de São Paulo.

Segurança e tecnologia

Os itens de segurança e tecnologia do Kia Sorento deixam um pouco a desejar, pois embora ofereça o útil alerta de ponto cego, deve em itens encontrados na concorrência como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa, mostrando que o projeto já está defasado perante à concorrência.

Recomendação

Com todos os dados apresentados, recomendamos aguardar a compra do Kia Sorento 2021 pelas seguintes razões: embora ainda agrade em muitos aspectos, já está ultrapassado em relação ao que é oferecido no exterior; falta de muitos dos itens de segurança que vêm sendo cobrados nos testes de colisão como frenagem autônoma de emergência.