A nova geração do Honda HR-V foi apresentado no início do segundo semestre de 2022, sendo completamente renovado, com novo design, equipamentos e nova motorização.

Todos os modelos do HR-V já vêm bem equipados com o pacote Sensing com tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que inclui:

Motor do Honda HR-V

O HR-V 2023 possui duas opções de motorização, nas versões EX e EXL é o motor 1.5 flex aspirado com injeção direta, enquanto nas versões Advance e Touring é o motor 1.5 flex turbo com injeção direta. Todas as versões contam com câmbio CVT com 7 marchas simuladas.

Em comparação com o HR-V do ano anterior, o antigo motor 1.8 com injeção multiponto foi substituído pelas motorizações 1.5 mais modernas com injeção direta, o que se reflete em consumo de combustível menor, tanto na versão aspirada quanto a turbo. No entanto, quando ao desempenho, o motor 1.5 aspirado (EX e EXL) é pior que a versão anterior 1.8, enquanto a versão 1.5 turbo possui um desempenho significativamente melhor mantendo baixo consumo de combustível.

 1.8 flex antigo1.5 aspirado
HR-V EX e EXL
1.5 turbo
HR-V Advance e Touring
Potência 139 cv (E)
140 cv (G)
a 6300 rpm
126 cv (E)
126 cv (G)
a 6200 rpm
177 cv (E)
177 cv (G)
a 6600 rpm
Torque (kgfm) 17,4 (E)
17,3 (G)
a 5000 rpm
15,8 (E)
15,5 (G)
a 4600 rpm
24,5 (E)
24,5 (G)
a 1750 rpm
Consumo urbano 7,7 km/l (E)
11 km/l (G)
8,8 km/l (E)
12,7 km/l (G)
7,9 km/l (E)
11,3 km/l (G)
Consumo rodoviário 8,6 km/l (E)
12,3 km/l (G)
9,8 km/l (E)
13,9 km/l (G)
8,8 km/l (E)
12,6 km/l (G)
0-100 km/h 11,2 s 11,8 s 8,9 s

Honda HR-V EX (R$ 144.625)

A versão de entrada do HR-V é a EX, que aposenta o antigo motor 1.8 flex, que desenvolvia 140 cv de potência e 17,4 kgfm para utilização do novo motor 1.5 flex de injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm. O desempenho no teste de 0 a 100 km/h também piorou, caindo de 11,2 para 11,8 segundos. A vantagem é o consumo de combustível, que melhorou, saindo de 11 km/l para 12,7 km/l no trajeto urbano utilizando gasolina.

Todas as versões, inclusive a EX já vêm de fábrica com os seguintes recursos:

Concorrentes na mesma faixa de preço

Nissan Kicks ExclusiveR$ 143.371
Renault Captur IntenseR$ 143.420
Chevrolet Tracker PremierR$ 143.469
Chery Tiggo 5X TXSR$ 146.004

Honda HR-V EXL (R$ 151.989)

Versão mais equipada que a EX, sendo comercializada por R$ 149.900,00 (valor de tabela FIPE set/22) com o motor 1.5 de injeção direta.

Diferenciais do Honda HR-V EXL:

Concorrentes na mesma faixa de preço

Jeep Renegade LongitudeR$ 150.002
Renault Captur IconicR$ 151.463
Volkswagen T-Cross ComfortlineR$ 152.250
Hyundai Creta PlatinumR$ 152.309
Chevrolet Tracker PremierR$ 152.852

Honda HR-V Advance (R$ 178.869)

A versão Advance recebe o motor 1.5 turbo que equipava o Honda Civic Touring, que foi recalibrado para poder usar etanol, desenvolvendo 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, contra os 173 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com gasolina, os mesmos números que possuía no Civic Touring.

Diferenciais do HR-V Advance, além da motorização:

Concorrentes na mesma faixa de preço

Jeep Renegade Série SR$ 175.764
Jeep Compass Sport FlexR$ 176.545
Volkswagen Taos ComfortlineR$ 179.809

Honda HR-V Touring (R$ 186.547)

O HR-V Touring é a versão top de linha e também recebe o motor 1.5 turbo. Com relação as demais versões recebe:

Concorrentes na mesma faixa de preço

Jeep Compass Longitude FlexR$ 184.745
Toyota Corolla Cross GR-SR$ 188.875
Chery Tiggo 7 ProR$ 193.886

Vídeo