Thomaz Franco
Novato
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Perguntas

Land Rover Freelander 1 2.5 V6 ano 2004
Land Rover Freelander  
Comprei este carro para um projeto 4x4 para viagens com a esposa... Nada muito radical, mas com bastante terra e lama!!! Quero colocar uma barraca de teto e poder sair em longas viagens. Sempre gostei deste modelo da Freelander 1 pelo design, acho que é um gosto mais sentimental do que racional!!! Mesmo sabendo das dificuldades em peças e alguns problemas recorrentes com o arrefecimento!!! O carro é 2004, mas está em boas condições, lata perfeito, mecânica muito boa, motor muito bom mesmo com 180.000 kms e sistema 4x4 muito bom. Porém o conhecido problema do arrefecimento perdura!!! Alguns dizem que a Land Rover não tropicalizou este carro quando começou a trazer para o Brasil, visto que temos aqui um clima bastante quente... O carro está passando por uma minuciosa revisão, não tem mais nenhum vazamento de água no sistema de arrefecimento e quando roda em baixa rotação sem muito esforço ele permanece sempre com a temperatura do sistema em condições normais. Porém quando se exige mais do motor; por exemplo pegando uma estrada mesmo sendo pavimentada, e rodando acima de 100, 120, por algum tempo, quando retornar e voltar a rodar em baixa velocidade com pouco esforço, ex: Sair de uma rodovia e entrar em uma cidade.... Ele aquece muito rápido, excedendo a pressão no sistema e com isso, joga toda a água pela tampa do reservatório!!!!! Até agora já foi verificado se havia algum problema com junta do cabeçote ou mesmo com o motor, se poderia haver alguma trinca no bloco, mas está tudo ok e perfeito... Já foi trocado: 1- As mangueiras de todo o sistema de arrefecimento. 2- A válvula termostática e os sensores de calor. 3- O radiador do ar quente. 4- Os trocadores de calor do óleo do câmbio e óleo do motor. As duas ventoinhas estão funcionando perfeitamente nos dois estágios. Só não troquei até agora o radiador... OBS.: Tenho visto em alguns fóruns que ele pode estar parcialmente entupido, e quando rodo em baixo esforço a vazão é suficiente para resfriar o motor, mas quando coloco o motor em esforço maior pode não ter vazão suficiente para resfriar rápido, devido ao possível entupimento parcial do mesmo... Ps.: Estou pensando agora em trocar o Radiador por um com capacidade maior de armazenamento de água. O que estou vendo é mais espesso (total de 6cm), fabricado 100% em alumínio com tecnologia alemã nas colmeias, menos de meio centímetros por polegadas.

Respostas

Aquecimento
Land Rover Freelander  
Boa tarde amigos, tenho uma Freelander 2005 e estou com problemas de aquecimento. Da primeira vez fui para o litoral e na volta ela aqueceu na subida da serra, era o módulo. Troquei a peça e esse fds novamente na subida da serra aqueceu novamente, parei abri o capo e a ventoinha estava funcionando perfeitamente, esperei esfriar acabou a serra e ela veio normalmente. Da a impressão de que a ventoinha não é suficiente para resfriar quando realmente ha esforço do motor. Alguem ja passou por isso ? Agradeço Anderson
Thomaz Franco
Comprei este carro para um projeto 4x4 para viagens com a esposa... Nada muito radical, mas com bastante terra e lama!!! Quero colocar uma barraca de teto e poder sair em longas viagens. Sempre gostei deste modelo da Freelander 1 pelo design, acho que é um gosto mais sentimental do que racional!!! Mesmo sabendo das dificuldades em peças e alguns problemas recorrentes com o arrefecimento!!! O carro é 2004, mas está em boas condições, lata perfeito, mecânica muito boa, motor muito bom mesmo com 180.000 kms e sistema 4x4 muito bom. Porém o conhecido problema do arrefecimento perdura!!! Alguns dizem que a Land Rover não tropicalizou este carro quando começou a trazer para o Brasil, visto que temos aqui um clima bastante quente... O carro está passando por uma minuciosa revisão, não tem mais nenhum vazamento de água no sistema de arrefecimento e quando roda em baixa rotação sem muito esforço ele permanece sempre com a temperatura do sistema em condições normais. Porém quando se exige mais do motor; por exemplo pegando uma estrada mesmo sendo pavimentada, e rodando acima de 100, 120, por algum tempo, quando retornar e voltar a rodar em baixa velocidade com pouco esforço, ex: Sair de uma rodovia e entrar em uma cidade.... Ele aquece muito rápido, excedendo a pressão no sistema e com isso, joga toda a água pela tampa do reservatório!!!!! Até agora já foi verificado se havia algum problema com junta do cabeçote ou mesmo com o motor, se poderia haver alguma trinca no bloco, mas está tudo ok e perfeito... Já foi trocado: 1- As mangueiras de todo o sistema de arrefecimento. 2- A válvula termostática e os sensores de calor. 3- O radiador do ar quente. 4- Os trocadores de calor do óleo do câmbio e óleo do motor. As duas ventoinhas estão funcionando perfeitamente nos dois estágios. Só não troquei até agora o radiador... OBS.: Tenho visto em alguns fóruns que ele pode estar parcialmente entupido, e quando rodo em baixo esforço a vazão é suficiente para resfriar o motor, mas quando coloco o motor em esforço maior pode não ter vazão suficiente para resfriar rápido, devido ao possível entupimento parcial do mesmo... Ps.: Estou pensando agora em trocar o Radiador por um com capacidade maior de armazenamento de água. O que estou vendo é mais espesso (total de 6cm), fabricado 100% em alumínio com tecnologia alemã nas colmeias, menos de meio centímetros por polegadas.