Thiago Luiz Marco Hilario
Novato
thiagolm.hilario@gmail.com 6

Perguntas

Ainda não foram feitas perguntas

Respostas (6)

4x4 ativo?
Hyundai Santa Fe  
Bom dia, tenho uma santa fé 2018 e queria saber se alguem já teve a experiencia de desativar o 4x4 para redução de consumo. Realmente reduz o consumo? é ruim andar com o 4x4 desativado (vem ativo de fábrica)?
Thiago Luiz Marco Hilario
Boa tarde, se o texto ficar grande me desculpe. Mas vamos lá! A santa fé tem o sistema de 4x4 sob demanda. Funciona basicamente assim, quando o sistema entende que existe uma falta de aderência, o mesmo vai aumentando a tração nas rodas traseiras, afim de manter a segurança, independente do motivo causador. Portanto, esse sistema não tem como ser desligado, a função desse sistema está mais para a segurança do que para um percurso de trilhas. Porém existe a possibilidade de ser desativado o alivio da "embreagem" desse sistema, onde o 4x4 fica ligado o tempo todo. Isso deve ser utilizado como recurso para andar na lama, areia, neve, piso molhado... Ou seja, quando vc aciona o interruptor, aparece o indicador no painel pra informar que o sistema está trabalhando com o 4x4 integralmente ativado, dessa forma a potencia estará indo para as 4 rodas de forma igual. Quando vc aciona o interruptor novamente, a luz indicadora do painel se apaga, indicando que o 4x4 está em seu estado padrão, que é sob demanda, se houver uma necessidade o sistema operara automaticamente para que a tração traseira entre em ação, se não houver necessidade, o sistema se manterá como 4x2, sendo as rodas dianteiras responsáveis pela tração. Lembrando que por questões de segurança e também de desgaste, não é aconselhado manter o sistema 4x4 integralmente acionado se a velocidade estiver acima dos 50 Km/h. Em relação ao consumo, dificilmente terá alteração, pois o motor tem potencia e torque suficiente para o veículo, mas caso ocorra essa alteração, pela lógica será mais fácil ter o acréscimo de consumo do que a redução do mesmo, tendo em vista a força maior exigida para tracionar mais um conjunto de tração (peso do cardã-diferencial-semieixo...). Espero ter auxiliado na dúvida!

Óleo da caixa automática
Hyundai Santa Fe  
Boa tarde , tenho uma santa fé 3.5 V6 2011, bate a frente. O latoeiro tirou o radiador para troca e vazou um pouco de óleo da caixa automática , conversei com alguns para eu colocar o que vazou , falaram que não existe como , tenho que fazer a troca total , e isso mesmo , poderia me informar se existe alguma forma ?
Thiago Luiz Marco Hilario
Se o óleo foi trocado recentemente e vc sabe qual foi utilizado, é só completar com o mesmo utilizado na troca (novo, claro rsss). Agora, se não fez a troca recentemente e inclusive o óleo que saiu já estava todo escuro, então faça a troca completa, que será mais seguro.

Ar condicinado
Hyundai Santa Fe  
Tenho umas santa fé 2.7 em dias de calor o ar condicionado funciona perfeitamente. mas quando pego chuvas ele para de gelas e só volta a gelar quando paro o carro e desligo a partida e dou partida de novo ,volta a funcionar e se continuar a andando quando esta chovendo a kd 5 km tem que fazer o mesmo procedimento .se puderem me ajudar 67-996418781
Thiago Luiz Marco Hilario
Tenho uma 2012 (3.5) que aconteceu de desligar o ar durante a chuva. No momento notei que o marcador de temperatura externa estava oscilando de -12ºC até 65ºC, depois ele ficou 2 risquinhos ( -- ) e o ar voltou a funcionar. Daí pra frente o ar não deu mais problemas, porém o marcador não mostra mais a temperatura externa, só fica esses "--" no lugar da temperatura externa. Agora estou atrás de saber onde fica o local desse sensor pra poder trocá-lo.


Consumo
Hyundai Santa Fe  
Boa noite pessoal ! Faz uma semana que comprei uma Santa Fé 3.5 v6 2012 e com relação ao consumo na estrada o computador estava marcando 11.3 km/l . Até então eu estava devagar e fiquei feliz com o que estava vendo. Com o passar do tempo mesmo mantendo em velocidade baixa o consumo oscilava entre 10.5 e 11.5 mas não corresponde ao marcador se combustível. Alegria de pobre dura pouco kkkk kkkk. Ele fez na média uns 9km /l pelas contas que fiz. Já aconteceu com vocês? Esse computador de que adianta se não passa a informação correta , não é ? Alguém daqui poderia me passar mais informações a respeito de consumo??
Thiago Luiz Marco Hilario
Olá amigo. Confira novamente aí no painel, pois ela marca L/100km, ou seja, quantos litros está fazendo a cada 100KM rodado. Então você tem que pegar 100KM e dividir pela média marcada se quiser saber o Km/L, no seu caso os 11.5 -->> 100/11.5 = 8,69 -->> Vc tem 8,69L por KM rodado. Nesse tipo de marcador, nós torcemos pra ele ficar o mais baixo possível kkkkkkkk, diferente do Km/L onde torcemos pra subir o máximo possível. Em questão de média a minha faz isso daí também, claro, entre 110~120 Km/h. Entre 80~90 Km/h ela faz 10,5~11,5 Km/L. Mas vai por mim, coloca ela pra andar em 3mil RPM que a viagem fica uma delícia, só cuide nos radares e PRFs, esqueça a média hehehe, mas ficará entre 7,5 Km/L. Já na cidade a coisa muda um pouco, por causa do tipo de terreno da cidade (se tem morros ou não), mas via de regra, se andar com o costume dos carros pequenos, fará uns 4~4,5 km/l, portanto tenha em mente que esse carro tem um motor de 3.5Litros e aproximadamente 2 Toneladas, a forma correta de dirigir ela na cidade a fim de obter boa autonomia é acelerar mais firme e tirar o pé repentinamente, utilizando o máximo possível do cut-off da injeção eletrônica. Ex:. Mantenha sempre a distancia segura de "um" carro do veículo à frente, aí é só dar uma acelerada firme (não confunda com um arrancadão forte), você vai pisando normal pro carro iniciar o movimento e depois dá uma firmada no acelerador, ela irá subir rápido a velocidade, então você tira a aceleração e deixa ele andar no embalo (inércia), assim que começar perder o embalo, você pisa firme rapidamente e já tira o pé novamente, Não fique pisando de leve no acelerador, levante-o totalmente, tirando o pé do pedal mesmo, e vai fazendo assim até a próxima parada, dessa forma fará 5,8~6,5 Km/L. No início pode ocorrer um desconforto, uns trancos na saída (pela força em excesso no pedal), mas depois que acostumar fica normal. Outra dica é utilizar sem medo o modo manual do cambio em descidas, além de economizar combustível, também economizará o kit de freios, começou a descida? Beleza, movimente a alavanca de cambio para a direita e puxe pra trás, se perceber que não é suficiente, reduza mais uma marcha, assim que estiver terminando a descida, mova novamente a alavanca de cambio para a esquerda, espere o cambio alterar a marcha automaticamente, e retome a aceleração se necessário. Cara é isso, Não espere muito em relação a baixo consumo. Parabéns pela aquisição, que tenhas bons momentos com a gorduchinha (rssss).