Christien Falcão
Novato
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Perguntas

Respostas (109)






Radiador Notus ou Original?
Chevrolet Captiva  
Bom dia, pessoal. Precisarei trocar o radiador da minha captiva 2010. Vocês aconselham o Original ou acham que o radiador da Notus é muito ruim? A diferença de preço é gritante, mas não sei se é arriscado. Obrigada a todos! Abraços
Christien Falcão
Alguns podem dizer que só serve a original. Eu colocaria essa Notus sem medo. Coloque o fluido de arrefecimento recomendado e passe uns dias observando o nível da água e a temperatura.




 
Christien Falcão
Sérgio, tenho um captiva do mesmo modelo e tive o mesmo problema na mesma situação, saindo do trabalho. Infelizmente o problema é no câmbio. Recomendo não usar mais o carro, usar agrava o problema. Qualquer outra informação posso te passar já que tive a infeliz experiência.














Abs Captiva
Chevrolet Captiva  
Boa noite, e´um prazer participar, estou com problema nos sensores de abs, fui na concessionaria é uma vergonha, R$ 1020,00 da dianteira, e R$ 538,00 da traseira, mercado livre tem vários preços mas ninguém fala a marca, algum amigo me indica uma marca segura, ou link para compra. Att. Jose Furtdo
Christien Falcão
Caro José, realmente um absurdo os valores cobrados pela concessionária. Recomendo verificar o código da peça, possui oito números, para poder procurar no e-bay, sai bem mais em conta. Um sensor dianteiro acdelco sai por aproximadamente RS250,00. Procure pelo nome do Captiva lá nos EUA, Saturn Vue ou mesmo colocando o código da peça na busca. Mas se o seu problema é o led indicador de falha de ABS no painel, verifique apenas um cabo extensor que sai do sensor, com o esterço das rodas ele costuma quebrar e normalmente é o esquerdo. Boa sorte e compartilhe o resultado.


Ignição captiva
Chevrolet Captiva  
Tenho uma captiva 2011 2.4 e ela esta apresentando o seguinte problema....Torço a chave de ignição e não acontece nada parece que não ligou....seguro a chave apertada e depois de mais ou menos quinze segundos ela pega....Alguém já teve problema assim?
Christien Falcão
A ignição é eletrônica, quando gira a chave para dar partida pode não mandar o comando ao motor de partida, pode ser alguma falha ou atraso na resposta da central. Mas é bom passar um scanner.

 
Christien Falcão
Caro Alex, resolveu o problema do câmbio? Verifique se as ventoinhas estão funcionando normalmente.

Ar condicionado para no trânsito lento
Chevrolet Captiva  
Tenho ima capitiva 2009 v6 3.6,esta apresentado um problema no ar condicionado. Esta gelando bem mas quando pego um trânsito que fico parado uns 2 minutos o ar tbm para de funcionar. Mas no momento que começa a movimentar o transito o ar volta a gelar anormalmente. Se alguem poder me ajudar resolver eu agradeço muito.
Christien Falcão
As ventoinhas do Captiva são muito exigidas, trabalham muito, tendem a apresentar problema de desgaste, normalmente nas escovas, levando ao aquecimento do motor. Uma substituição das escovas resolve o problema. Lembrando que para retirar as ventoinhas se faz necessário desmontar toda a frente do carro, dessa forma é sempre bom procurar uma oficina de qualidade. Fiz esse serviço no meu Captiva 2008 V6 e tudo ficou perfeito.









Sensor temperatura Captiva
Chevrolet Captiva  
possuo uma Captiva AWD 2008, reparei que ela não tem computador de bordo, e assim não mostra a temperatura do motor, somente quando esta fervendo. Alguem sabe se possuo um modo de ver antes que a agua ferva ? Se esta subindo a temperatura?
Christien Falcão
Também possuo um Captiva AWD 2008 e o computador de bordo faz muita falta. Para minimizar, comprei um scanner obd2, que conecta ao smartphone via bluetooth e usando softwares disponíveis gratuitamente, consigo verificar muitas informações do carro. Recomendo a compra.








CAPTIVA 2.008 ADW
Chevrolet Captiva  
Prezados, Há menos de 30 dias aceitei uma Captiva 2.008 ADW como parte de pagamento da venda de um imóvel. Já era sabido que havia um problema no módulo ABS, onde as luzes ficavam acesas mas que não comprometia o bom funcionamento do carro. Ficou acertado que eu o levaria à uma concessionária para configurar o tal módulo que segundo o antigo proprietário é novo. Ótimo! Acontece que na sexta-feira ao sair com o carro percebi que a marcha estava em alta rotação com dificuldade de passar para a marcha seguinte. Alguém saberia me dizer se o tal problema pode ter a ver com o tal módulo ou com qualquer outro módulo? Desde já, agradeço.
Christien Falcão
Cara Ana, tenho um 2008 AWD e que apresentou os mesmos problemas. Quanto ao ABS, pode até ser que o módulo tenha dado defeito mas acho que não. O problema acontece no cabo do sensor da roda esquerda que com o movimento de esterço da roda e tempo de vida da peça, termina estragando, soluciona-se trocando o tal cabo. Já o câmbio em alta rotação e dificuldade de passar as marchas, é defeito no próprio câmbio. Terá que fazer reparo, custo médio em torno de dez mil Reais. Esses problemas tive com o meu Captiva.



troca de filtro de oleo do motor
Chevrolet Captiva  
amigos, como localizou o filtro de oleo do motor v6 da captiva, não consta no manual! att
Christien Falcão
Na minha, uma 3.6 alloytec, fica bem na frente do radiador, abaixo do coletor. No 3.0 não conheço.


Alto Consumo
Chevrolet Captiva  
Comprei um janeiro uma Captiva 2010 (45.000km) e apesar de saber seu alto consumo, estou comparando com outros proprietários de estou assustado. Na cidade está fazendo no máximo 6.0 km/? e na estrada fez 7.5 km/L (gas. comum) e 7.9 Km/L (gas. aditivada). Está correto isso ou está com algum problema?
Christien Falcão
Possuo um 3.6, V6 e faz 6,5km/l na cidade e 10km/l na estrada. Consumo muito bom para um V6. Não sei qual a motorização do seu Captiva, supondo ser um V6, na cidade está bom, já na estrada, 7,5km/l significa dizer que você pisa muito.


captiva com vibraçao no cambio
Chevrolet Captiva  
Bom dia amigos, tenho uma cativa 3.6 v6 awd, com 91000 km, quando estou em rodovia e ela engata a 5ª ou a 6ª marcha em baixas rotaçoes , noto uma vibraçao quando esta puxando , quando tira o pe do acelerador acaba esse vibrado, o que pode ser isso.
Christien Falcão
Já trocou o óleo do câmbio? O óleo está no nível? Já deslizou alguma vez que engatou R? Se respondeu alguma pergunta com não, você é um sério candidato a ter problema no câmbio.

Luz injeção eletrônica e Barulho na direção
Chevrolet Captiva  
Boa noite, tenho CAPTIVA V6 3.6 AWD 2009, peço ajuda dos amigos para esclarecimento de dois problemas que estou enfrentando: 1º Quando viajo com minha captiva e percorro cerca de 200km a luz injeção acende no painel e logo em seguinte o carro perde a força e fica em média 30km/h não chega a desliga mas fica sem força, porém ao parar por cerca de 30 a 40 minutos com o carro desligado. Ao dar a partida a luz da injeção apaga e o carro volta ao normal, estranho isso? Já levei em especializada porém quando passa scanner não apresenta erro ou defeito, alguém enfrentando esse problema? 2º Cerca de 40 dias atrás venho percebendo barulho estranho quando viro o volante com o carro em movimento, porém não é direto eu percebo que o barulho aparece quando o carro está em subida onde força mais, alguém também enfrentando esse problema?
Christien Falcão
Quanto ao primeiro problema, por ser intermitente, é difícil afirmar algo. Eu comprei um dispositivo OBD2 bluetooth, me auxilia muito, pois me mostra o código de falha na hora que acontece. É barato (cerca de R$ 25,00 no Mercado Livre) e ajuda muito. Já o segundo problema, recomendo uma revisão na caixa de direção, qualquer vazamento pode ser grave. Aproveito para recomendar a verificação do óleo dos diferenciais e, especialmente, um cuidado com o óleo da caixa de transferência (recomendo a troca do óleo a cada 40 mil km). No que puder ajudar, estou à disposição.






Aquec Motor A/C Deslig
Chevrolet Captiva  
Meu carro é uma Capitiva 2010 2.4 , Quando liga a chave na ignição na posição ON aparece no computador de bordo "Aquec Motor A/C Deslig" e quando da a partida no motor continua escrito isso e fica com um barulho no motor tipo um ventilador. O que significa isso?
Christien Falcão
Peço desculpas, não sabia que o seu modelo só tem uma ventoinha. Tenho um 3.6 que possui duas ventoinhas e pesquisei que alguns 2.4 também. Já que está funcionando, leve o carro até uma boa oficina, onde possa passar o scanner para verificar o código de erro.


Aquec Motor A/C Deslig
Chevrolet Captiva  
Meu carro é uma Capitiva 2010 2.4 , Quando liga a chave na ignição na posição ON aparece no computador de bordo "Aquec Motor A/C Deslig" e quando da a partida no motor continua escrito isso e fica com um barulho no motor tipo um ventilador. O que significa isso?
Christien Falcão
Damião, se ficou constatado que a ventoinha do ar condicionado não está funcionando, basta desligar o ar condicionado e botar o carro para andar. Pode levar sem problema para a oficina. Certifique-se que a ventoinha da esquerda está funcionando.

Aquec Motor A/C Deslig
Chevrolet Captiva  
Meu carro é uma Capitiva 2010 2.4 , Quando liga a chave na ignição na posição ON aparece no computador de bordo "Aquec Motor A/C Deslig" e quando da a partida no motor continua escrito isso e fica com um barulho no motor tipo um ventilador. O que significa isso?
Christien Falcão
Recomendo uma oficina de confiança especializada em eletricidade. O trabalho é grande, tem que desmontar a frente toda: pára-choques, faróis, alma, para enfim, puxar os radiadores e conseguir tirar toda a peça de plástico que fixa as ventoinhas. Não precisa remover mangueiras conectadas aos radiadores, se te disserem que precisa, não faça. Eu fiz em casa! E, já que está fazendo esse serviço todo, recomendo trocar as escovas dos dois motores. Paguei R$ 50,00 para trocar as escovas, mas levei os motores na mão.

Partida remota
Chevrolet Captiva  
Olá boa noite , comprei uma capitiva 3.6 v6 08/09 sigo todos os passos corretamente para partida no controle mais não dá . Ela pisca à luz faz um barulho injetando mais não liga . Que pode ser ? Me ajudem . Muito obrigado.
Christien Falcão
Vamos ao procedimento: aperta o botão da esquerda, que tem um cadeado fechado, vai piscar luzes, e pressiona o do meio, que tem uma seta em circunferência, até dar partida (tem q ficar segurando o botão até ligar). Se está fazendo isso e não dá certo, recomendo remover o borne negativo da bateria por meia hora, reseta tudo e, se ainda assim continuar sem funcionar, deve passar um scanner para descobrir o problema.

Aquec Motor A/C Deslig
Chevrolet Captiva  
Meu carro é uma Capitiva 2010 2.4 , Quando liga a chave na ignição na posição ON aparece no computador de bordo "Aquec Motor A/C Deslig" e quando da a partida no motor continua escrito isso e fica com um barulho no motor tipo um ventilador. O que significa isso?
Christien Falcão
Existem duas ventoinhas: uma do sistema de arrefecimento do motor e outra do sistema de ar condicionado. Se você abrir o capô e ficar em frente ao carro perceberá as duas ventoinhas, a da direita é do ar condicionado. Quando, com o carro ligado, o sistema de ar condicionado for acionado esta ventoinha deverá girar.

Aquec Motor A/C Deslig
Chevrolet Captiva  
Meu carro é uma Capitiva 2010 2.4 , Quando liga a chave na ignição na posição ON aparece no computador de bordo "Aquec Motor A/C Deslig" e quando da a partida no motor continua escrito isso e fica com um barulho no motor tipo um ventilador. O que significa isso?
Christien Falcão
Damião, verifique se a ventoinha está ligando quando aciona o Ar Condicionado? Acredito que não. Nesse caso é bom verificar se houve dano em algum fusível ou relé. A maior probabilidade é de ser desgaste nas escovas do motor. Precisa trocar as escovas. Não precisa trocar o motor. Estou à disposição para tirar alguma dúvida.

aguá do radiador baixando/kit multimidia ventuinha não desliga
Chevrolet Captiva  
boa tarde a todos,comprei uma captiva 2011 76.000 km 2.4 há duas semanas,confesso que estou bem desanimada,fiz revisão assim que comprei,e o mecânico achou que a água do radiador estava baixando,trocou a borracha de vedação,porém quando ando nela a água vai até a boca e depois no dia seguinte a água esta abaixo do nível máximo,já fizemos teste 3 vezes.Outro problema estava arriando a bateria sendo que foi colocada uma nova,segundo a pessoa que olhou a central multimídia não está desligando o cooller,ou seja, acha que o defeito é no módulo da central,não sei mais o que fazer todo dia tenho que ir no mecânico e não resolve o problema,não sei se troca o módulo ou se arrumam,sobre o radiador vou levar em outro pra ver uma segunda opinião,alguém pode me orientar.obrigada
Christien Falcão
Fabrícia, é lamentável tudo isso ter ocorrido, se te conforta, gastei R$ 6mil só no câmbio, com um mês de comprado. Deve-se levar em consideração que grande parte dos problemas que ocorrem no carro são por manutenção inadequada ou a simples falta dela. Mas os valores que você está pagando estão muito altos. Infelizmente o Captiva aqui no Brasil é tido como carro de luxo e as oficinas, lojas e mecânicos cobram muito caro por associarem o carro ao poder aquisitivo. Nos resta é procurar bem pelas peças, e se informar dos problemas. Estou às ordens no que puder ajudar.

captiva 3.0 v6 não da partida após funcionar
Chevrolet Captiva  
Após varias partidas o veiculo parrou de dar partida ,bateria ok,não tem código nenhum.O que pode ser?
Christien Falcão
O motor de partida funciona? Se não, pode ser ele; se sim, pode ser bomba de combustível ou algum componente componente da injeção. Nos informe.

carro morrendo ao estacionar...
Chevrolet Captiva  
Ola, comprei uma captiva 2.4 12/12 e quando vou estaciona-la na minha garagem, a qual tem um pequena rampa o carro morre, tanto em descida como em subida, no modo R ou D. Observei que a rotação dele quando parado fica entre torno de 500rpm, bom eu acho que deveria ficar no mínimo em 1000rpm. Isso é normal galera?
Christien Falcão
Não percebeste redução de potência no uso quotidiano? Só perde potência na rampa? Observe, na rampa, quanto precisa acelerar e se a rotação está subindo. Se a rotação estiver paralisada ou não subir muito, mesmo você pisando fundo no acelerador, o problema pode ser o acelerador, que é eletrônico; mas se a rotação estiver subindo muito e o carro mal andar, pode indicar um problema na caixa de câmbio. O ideal é passar um scanner para identificar os códigos armazenados na ECU. Nos mantenha informados.


Troca de retentor da transmissão
Chevrolet Captiva  
Boa Tarde..estou comprando umancapitiva 2010/2010...esta com um pequeno vazamento no retentor da caixa de cambio....alguem ja fez esse reparo..ou teve algum problema...tem alguma manutenção preventiva com relacao ao cambio
Christien Falcão
Leonardo, óleo vazando da caixa de câmbio não é bom. Nível baixo de óleo pode prejudicar a correta lubrificação das peças. Trocar o retentor é trabalhoso. Se eu não estiver enganado (meu captiva é um 3.6,AWD), tem que desmontar a caixa para fazer essa troca.Daí será melhor fazer a manutenção na caixa toda. Avalie e nos mantenha informados.




luz injeçao
Chevrolet Captiva  
Fala galera tenho captiva 2008 v6 fwd o carro e muito bom mas as luzes do painel me deixam doido pois bem ela acendeu a luz da injeçao do nada carro andando normal cambio funcionando certinho troca de marchas nos tempos sem patina levei na ny motorsports oficina bem conceituada na regiao feita leitura no scanner acusou erro na transmissao valvula de solenoide "a" foi feito um orçamento de 2500,00 R$ para troca oleo de cambio solenoide "a" sai da oficina desconsertdado pois comprei o carro a uma semana e mesmo me levou toda reserva que tinha pois bem quando sai da oficina a luz da injeçao apagou acendeu a luz do controle de estabilidade e 2 minutos depois apagou tbm e nem mais uma luz se acendeu agora a pergunta que fica sera que a leitura do aparelho realmente e precisa pois nao sou tao leigo assim ja tive uns 10 carros automaticos e sei quando o cambio esta ruim me ajudem a e galera ouvi varios relatos que a luz da injecao acende e o defeito e combustivel nunca vi um defeito do cambio acusar na injeçao vi tbm que o sensor do abs costuma da problema e acusa controle de estabilidade se toparem montar um grupo no whats para compartilharmos dicas seria bem util tbm !!!
Christien Falcão
O câmbio está com algum tranco? Verifique a troca de marchas no modo manual. Veja também, em modo automático, se as trocas de marchas estão acontecendo com redução de rotação do motor. A rotação desse motor é baixa, ficando em torno de 1500RPM. Uma dica: não usar o carro como um esportivo, de sport ele só tem o motor, o câmbio é muito sensível. Procure uma oficina que possui o Tech2 da GM, é preciso nas informações. Às ordens.








Cambio 6t70
Chevrolet Captiva  
Boa noite amigos adquiri recentemente uma captiva 2008 v6 fwd e minha duvida e a seguinte, quando vc esta em posição N (neutro) e doloca em Drive ela demora uns 3 segundos para engatar, esse time e normal dela ? O cambio em movimento esta aparentemente perfeito nao patina troca as marchas no tempo certo.
Christien Falcão
Michel, tenho um 2008 awd, tive problema com o câmbio e acredito também ser o seu problema. Recomendo passar o scanner para identificar o(s) erro(s). Pelo que você informou, pode estar havendo atraso para engrenar devido à falta de pressão no corpo de válvulas. Fiz o reparo completo de meu câmbio, gastei 6mil em peças, eu mesmo fiz o serviço. Qualquer coisa estou às ordens.




troca da pastilha traseira captiva 2009
Chevrolet Captiva  
como recuar a pinça traseira da captiva 2009
Christien Falcão
Não entendi o motivo de recuara pinça. Pode nos explicar melhor?




Quero comprar uma Captiva
Chevrolet Captiva  
Lembro q uma amiga teve uma captiva 2009 e deu um problema no câmbio automático, q ela acabou se desfazendo do carro, de tanto problema q estava tendo. Isso foi comum a vários modelos ou algum específico?
Christien Falcão
O problema existe com os veículos que utilizam o câmbio 6t70/75. Problemas na confecção de um disco mola resultaram em um problema que atingiu veículos da GM e FORD, que compartilharam o câmbio. Teoricamente, substituindo esse disco tudo fica normal. Para o Captiva somente encontrará problemas com os motores 3.6 V6, o que não implica dizer que o carro não presta. Passei pelo problema do câmbio e estou em fase de aproveitar, ainda não tenho nada para informar nesse período pós serviço da caixa. Mas se estiver pensando em adquirir um, observe a manutenção.

Falha ao engatar a ré
Chevrolet Captiva  
Boa noite pessoal, tenho uma Captiva 2.4 ano 2010 E ao engatar a ré principalmente em rampas, ela falha bastante. É muito estranho pois é só na ré,alguém pode me ajudar?
Christien Falcão
Caro Adenilson, recomendo uma verificação na caixa de marcha o quanto antes para não dar prejuízo. Talvez um aparelho de escaneamento seja útil.




Manutenção -- alto valor?
Chevrolet Captiva  
Olá pessoal, estou pensando em comprar uma captiva 2.4 ecotec sport 2011. Ela ta muito bem conservada e animei bastante, no entanto, após uma busca pela net ví alguns casos de manutenções caríssimas chegando a mais de 20000... minha questão para os srs é se isto é real?? obrigado
Christien Falcão
Caro Lucas, tenho um Captiva 3.6 e a manutenção é mais cara que a 2.4, meu câmbio quebrou e gastei R$ 6mil, trocando tudo que estava com desgaste além do que estava quebrado. O segredo é procurar preço. Na concessionária uma caixa nova custava R$ 35mil, um absurdo. Leve o carro em um mecânico de confiança, certifique-se da boa manutenção do carro e seja feliz.

Cristhien Falcão
Chevrolet Captiva  
Olá! Peço ajuda, estou a fim de trocar um cobalt 2013, por uma captiva 2011 2.4 completa, dando pequena volta. Claro, outro tipo de carro. Vocês aconcelham me?.... Agradeço, se o Falcão poder ajudar, gostei dos comentários. Valeu!
Christien Falcão
Caro Fábio, não sei se poderei te ajudar muito já que possuo uma Captiva 3.6 e os problemas diferem. O carro é muito bom de dirigir, é confortável e seguro (comprei devido aos itens de segurança). -Quebra? Respondo: todo carro quebra. O motor 2.4 é de manutenção mais barata mas é bom ficar atento à quilometragem e se o proprietário anterior fez as manutenções devidas. A caixa de marcha pode ser um problema. Trancos podem indicar desgaste e se for o caso tenha em mente um gasto extra de, no mínimo, 6 mil Reais. Mas é uma mudança de universo: sair de um carrinho de passeio nacional e ir para uma SUV existente em todos os países onde a GM chega. Boa sorte e estou às ordens no que puder ajudar.


Falha no stabilitrak
Chevrolet Captiva  
Tenho uma captiva 2.4 ecotec 2009, esta dando falha e acendendo a luz do stabilitrak, ja passei por inumeras oficina e ninguem descobre, fui na ccs e não tem ctz do q possa ser...o mais estranho q a luz do ABS esta apagada e fuinciona normalmente...alguem tem alguma ideia como resolver? passaram o raster e n deu falha de sensor...alguem ja passou por isso? abraço a todos
Christien Falcão
Caro Kleber, tenho um Captiva AWD e o funcionamento do stabilitrak é um pouco diferente, já que utiliza um eixo cardan, mas se formos pensar no funcionamento do sistema vamos lembrar que controle de estabilidade e tração, no seu veículo é utilizado o sistema de ABS, então melhor verificar todo o sistema de freios, inclusive limpar os conectores e sensores. Li em um site que se os pneus aos pares (dianteiros e traseiros) forem diferentes, pode gerar problema e que se estiverem com calibragens erradas também. Nesse caso não posso determinar a veracidade dos fatos. Mas vale observar. Boa sorte e poste o resultado.


valvula solenoide de Purga
Chevrolet Captiva  
Por favor alguem tem ou tem algum contato para que eu consiga a valvula solenoide de purga da captiva 3.6 ano 2008 modelo 2009 codigo da peça 12611801 . Desde já Muito Obrigado
Christien Falcão
Amigo, consegues a válvula do cânister no Mercado Livre, porém recomendo procurar no e-bay, com frete e imposto sai metade do preço praticado no Brasil. Mas compartilhe o problema detectado, como posso detectar o defeito encontrado no seu Captiva?

trava de marcha em andamento
Chevrolet Captiva  
tenho uma captiva 2009 3.6 v6 e constatemente ela fica com a marcha travada em segunda tenho que desligar o carro e ligar novamente ela volta a passasr as marchas normalmente,alguem pode me informar o que pode ser isso ?
Christien Falcão
Acredito que o problema será caixa de câmbio. Se ainda não fez nenhum reparo, recomendo parar o carro para avaliar o problema e caso o problema seja o câmbio, tem tendência de aumentar o estrago.

Luz de ré
Chevrolet Captiva  
Minha captiva ..não apaga a luz de ré ...mesmo com a chave desligada?
Christien Falcão
Não tive esse problema mas é bom consultar uma boa oficina especializada em eletrônica.





minha capitiva nao sae da primeira e fica aseza uma lanpada
Chevrolet Captiva  
minha capitiva ano 2009 v6 3.6 ela direpente parou de passa maxa e fica so na primeira e fica piscando uma lanpada no painel so fuciona primeira e re alguem pode mim ajuda ,.joseiltonconcreto@gmail.com
Christien Falcão
Tive esse problema, é a caixa de câmbio. Não deve tentar usar o carro, se preciso chame um reboque mas evite usar. O uso aumenta os danos à caixa. Qualquer dúvida sobre o problema é só perguntar.


 
Christien Falcão
Amigo, adquiri um Captiva 3.6 V6 há pouco tempo. Quanto ao consumo, fica dentro do esperado para um motor grande: cidade 6,5km/l e estrada 10,5km/l (máx. 120km/h). O combustível usado não deve ser gasolina comum. O câmbio realmente quebra, caso não esteja com problema se antecipe e troque o disco mola 3-5-R, para evitar um dano maior. As peças são caras mas se procurar bem consegue preços bons. Tive Civic, Corola, Golf e o Captiva é muito melhor.