Ano:
Todos
Versão:
Volkswagen up! move 1.0 12V
Ordem:
↑
Mais úteis
Resumo das opiniões
Desempenho
9,4
Câmbio
9,1
Posição de dirigir
8,6
Consumo
8,5
Estabilidade
8,2
Porta malas
8,1
Freios
8,1
Acabamento
8
Instrumentos
8
Custo benefício
8
Interior
7,9
Suspensão
5,8
Volkswagen up! move 1.0 12V 2015
Avaliação:9,1




É bom: Antes de mais nada, essa avaliação é referente ao modelo 2 portas. Esse carro é fantástico em diversos aspectos. O que mais me agrada é o desempenho: para um 3 cilindros, é bastante elástico. Boas acelerações em diversas faixas de rotação. O consumo, na cidade, fica na faixa de 10 km/l no etanol e 14 km/l de gasolina. Na estrada, usando gasolina, cheguei a fazer quase 18 km/l, pois o segredo está em não passar da faixa dos 120 km/h. A suspensão é típica VW, um pouco mais firme, não comprometendo a segurança e privilegiando a dirigibilidade. Acabamento padrão VW. Tem muito plástico sim, mas não é uma coisa ruim. Tudo bem encaixado. Devo dizer que procurei muito para achar um Move 1.0 em boas condições, com os opcionais de época [seta no retrovisor, rádio original, etc]. Um detalhe importante é o espaço interno, tanto na cabine como no porta-malas. Em relação a cabine: os bancos rebatem e correm, possuindo efeito memória quando retornam ao ponto original. No banco de trás, o conforto é aceitável. Em viagens longas nesse primeiro ano, os bancos se comportaram bem e não proporcionam dores no corpo, o que era comum no meu carro anterior. Quanto ao porta-malas, ele é excelente. Na versão Move, ele possui dois níveis, separados por uma tampa, removível. Para um carro de dois lugares, estou bastante satisfeito. Fora isso, a manutenção, em alguns pontos, é bem tranquila, apresentando um bom custo-benefício, tendo muitas peças intercambiáveis com outros modelos VW. O computador de bordo é completo, possuindo várias funções. Enfim, não falta nada nesse carro, eu não sinto falta de muita coisa nesse carro, pois ele atende muito bem. Muitos me criticaram, por eu ter feito a escolha do modelo 2 portas. Eu digo que é uma questão de estilo, já que ele foi desenvolvido na Europa para ser, inicialmente, 2 portas. As proporções são harmônicas, e não existem aquelas firulas de design, mais típicas nos carros orientais, com muitos vincos e curvas. Ele é simples e funcional, como todo Volkswagen raiz é. Inclusive nesse ponto, muito se assemelha ao Fusca, em questão de funcionalidade. O câmbio é uma delícia, quase não se erra marchas.
É ruim: Talvez o principal ponto negativo seja com relação ao preço de mão-de-obra para reparos mecânicos. O motor está numa posição muito difícil, o que compromete a troca de certos componentes de forma facilitada. Um exemplo seria a troca da correia, essencial a qualquer carro, que mesmo custando barato, exige ferramentas especiais e treinamento, elevando o custo da mão-de-obra. Outro ponto fraco, na minha opinião, é a iluminação em rodovias, pois acho fraca. Muitos citam a saída central do ar condicionado, que não pode ser direcionada, um ponto negativo. Digo que não, pois foi uma solução muitíssimo bem pensada, para manter o painel com um visual mais retrô, sem nenhuma saída de ar ou central multimídia ocupando todo o espaço. Há o problema também dos vidros elétricos não serem one touch e o não subirem quando se trava o carro. Um outro ponto seja uma leve falta de estabilidade, em determinadas situações, mas é por conta dos pneus aro 14. Faltou um volante multifuncional, o que foi corrigido nos modelos mais novos. Falta iluminação no porta-malas e a quantidade de porta-trecos e porta-objetos na cabine incomoda um pouco. Para fechar, um ponto negativo seria o peso das portas. Por ser um carro com estrutura reforçada, as portas ficaram pesadas, levando um tempo para acostumar.
Problemas: Como o carro é extremamente bem cuidado, com as revisões feitas rigorosamente em dia, o carro não apresentou problemas. Porém, uma coisa que pude notar é a alta demanda do motor por refrigeração. Dependendo da sua cidade ou do uso do carro, o nível do líquido de arrefecimento abaixa consideravelmente. Porém, o painel possui um aviso em caso de aquecimento anormal do motor.
Opinião do dono: Eu sempre gostei da Chevrolet, sendo que meus dois primeiros carros foram GM. Porém, sou uma pessoa que prefere função ao invés da forma. O up! foi projetado para ser um carro urbano, com boa usabilidade nas cidades e desempenho convincente em viagens. A Filosofia VW, de simplicidade funcional, me agradaram ao ponto de admirar, e muito, a construção desse carro. Além disso, quis fugir do óbvio, pegando um modelo que é pouquíssimo visado, mas que agrada muito os donos. Tanto é que só consegui achar um que me agradasse a mais de mil quilômetros de distância da minha casa. Por isso, gostaria de fechar essa avaliação fazendo um apelo. O brasileiro precisa parar de fazer terrorismo automotivo. Criticaram o up, da mesma forma que criticam Peugeot, Citroen, marcas chinesas. Não existe carro ruim, existe pessoas que não lidam de forma correta com carros. Caso você se desprenda desse preconceito bobo, o universo automotivo lhe presenteará com belos achados. Fuja do óbvio enquanto há tempo.
#up! move 1.0 12V
#2015
2 curtidas
Volkswagen up! move 1.0 12V 2015
Avaliação:7,3




É bom: Consumo. Diâmetro de giro pequeno, que facilita em manobras. Computador de bordo completo. Bons espaços dianteiro e no porta-malas. Estrutura do veículo passa a sensação de solidez. Câmbio de bons engates. Esperto no trânsito. Não possui peças de manutenção básica caras. Em minha região as velas de ignição na concessionária custam menos que nas autopeças.
É ruim: Suspensão rígida, típica de VW, porém em asfalto bom passa segurança. Cinto de segurança não possui regulagem de altura e para passageiros de baixa estatura o item pega no pescoço. Na concessionária ajustam o parafuso. A espuma dos bancos são duras em comparação ao meu veículo anterior. Idem para o peso da direção elétrica. Não tem iluminação nos botões dos vidros elétricos. Possui valor de compra elevado, mas em um carro com projeto mais moderno cobra-se o preço. Talvez se vendesse mais o custo de produção cairia.
Problemas: Nenhum até o momento. Apresenta um rangido ao se acionar a embreagem após algum tempo de utilização, mas já li relatos que é uma característica das primeiras unidades.
Opinião do dono: Para um veículo focado no uso urbano atende bem pelo fato do tamanho externo reduzido, que auxilia em manobras. Soma-se a isso o pequeno diâmetro de giro da direção. Como todo motor de 3 cilindros, alia bons consumo e desempenho. Infelizmente está para sair de linha, no entanto é um projeto moderno e poderia muito bem ocupar o lugar do Gol como modelo de entrada. Este já possui uma nova geração, que se chama Polo. Basta a marca trabalhar o posicionamento dos modelos.
#up! move 1.0 12V
#2015
Volkswagen up! move 1.0 12V 2015
Avaliação:9,2




É bom: O principal ponto positivo é o consumo de combustível tanto na cidade quanto na estrada. Na cidade, andando com gasolina e ar desligado se mantem nos 14 - 15 km/l. Na estrada com gasolina e ar ligado, chega perto dos 19 km/l. Com ar desligado na estrada já marcou 23 km/l, mas costuma se manter nos 21 km/l. Outros pontos positivos são posição de dirigir, espaço interno, facilidade de estacionar... Mesmo colocando o banco todo pra trás, não fica muito apertado para quem vai atrás.
É ruim: Difícil apontar um ponto negativo... Pra mim, só tenho a reclamar do formato dos bancos do motorista e passageiro da frente. Por ele ser meio arredondado entre o acento e o encosto, desenvolvi um problema na base da coluna por passar muito tempo dirigindo. Fora isso, nada reclamar.
Problemas: Precisei trocar apenas sensor do combustível, lâmpadas do farol e pastilhas de freio.
Opinião do dono: É um excelente carro pra cidade e estrada, altamente disposto, apesar de ser 1.0, e altamente econômico! Pretendo trocar por outro UP mais novo em breve!
#up! move 1.0 12V
#2015
Volkswagen up! move 1.0 12V 2018
Avaliação:7,7




É bom: Econômico demais, sempre na gasolina consigo médias de 17 km/l na cidade e até 23 na estrada, nas melhores condições de trânsito e em velocidades médias [60-90km/h]. Pela relação peso x potência o carro é bastante esperto [tive um gol g6 1.0 tec e, comparado a ele, o Up parece 1.4, e de saída, pelo menos de primeira marcha, tenho a impressão que anda mais que meu último carro que foi um Focus 1.6 2013], dentro da cidade as vezes você esquece que está dirigindo um 1.0. Tem um bom acabamento, tudo bem encaixado. Vários acessórios/mimos que são úteis demais [volante com comandos do som, de voz e do computador de bordo, computador de bordo conta com várias funções interessantes, painel de instrumentos herdado do Fusca TSI, retrovisores elétricos e com tilt down, que, quando se engata a ré, auxilia descendo pra evitar esbarrar a roda na calçada]. O som é bom, com graves até bacanas para um carro considerado de entrada da VW. Em geral, é um carrinho padrão europeu, e até que é bem bonitinho tanto por fora quanto no interior.
É ruim: DESTAQUE PARA A SUSPENSÃO, meus amigos. A suspensão é ruim demais, mas muito ruim mesmo, ao ponto de fazer qualquer buraquinho parecer uma cratera de 1 metro. Quebra-molas? Se você não passar EXTREMAMENTE devagar você se aventura como se estivesse em uma montanha russa, vc precisa basicamente quase parar e engatar a primeira. Qualquer ondulação na pista é facilmente captada e o carro balança, chacoalha, incomoda. Já tive Etios, Onix, Gol G6 e Focus, nunca vi nada parecido, nem no golzinho. O cinto de segurança do carona fica pegando na coluna e gerando um ruído. Os comandos do vidro elétrico não tem iluminação e por vezes vc erra e aciona o outro, mesmo sendo só dois, e ai entra outro ponto negativo: A VW não disponibiliza nem no UP topo de linha vidros elétricos na traseira... Vai na manivela mesmo. Não dá pra entender um carro com o valor até elevado pra categoria dele, não ter vidro elétrico na traseira. Apesar de o teto ser alto e ter espaço de sobra, quem vai atrás sofre com o espaço para as pernas se for grande, ou se o condutor anda com o banco ajustado para trás. Em ponto morto o carro vibra MUITO. Disseram ser característico de motor 3 cilindros, mas entrei em um UP TSI 2018 ligado e percebi que não vibra. Acho que é por conta do coxim hidráulico.
Problemas: com 31 mil km rodados a mangueira do ar condicionado furou, vazou óleo e gás. Com isso, reparei que a mangueira fica extremamente próxima de uma peça fixa do motor, e que, com a vibração do motor, ela acaba encostando na peça e furando com o atrito. [já vi outros consumidores com o mesmo problema, ou seja, crônico]. Levei na concessionária VW e dois consultores, na tentativa de eximir a montadora de responsabilidade, insinuaram que o carro possivelmente já tinha sido batido e que por isso a mangueira estava posicionada perto da peça, ocasionando o desgaste. Situação totalmente antiética e que me deixou chateado, tendo em vista que o carro nunca foi batido e eles, sem qualquer fundamento, jogaram esse papo pra tentar fazer por fora da garantia. Bati o pé, argumentei, mostrei que a mangueira de um modelo ZERO KM no showroom deles estava EXATAMENTE posicionada igual a do meu carro. Ao final autorizaram trocar a peça em garantia. Se vc vai comprar um ou se já possui, fique atento a essa peça.
Opinião do dono: É um carrinho muito bom, muito prático para o dia a dia, ágil, econômico, bonito. Se você quer comprar, aconselho pegar o modelo 18 pra cá, pois a mudança é significante. Esteticamente ficou muito mais bonito por fora e, por dentro, nem se compara. O volante, o painel de instrumentos e os próprios acessórios que o equipam fazem toda a diferença. VALE MUITO A PENA PAGAR 3/5 MIL A MAIS PELO MOTOR TSI, pq tem o mesmo consumo e anda muito mais, principalmente na estrada. Se vc não abre mão de conforto, se vai andar sempre com pessoas atrás e principalmente se vc vai rodar em estradas ruins, não te aconselho.
#up! move 1.0 12V
#2018
Volkswagen up! move 1.0 12V 2015
Avaliação:9,1




É bom: Carro muito esperto na cidade. Trabalho como motorista de APP e o carro é bom, muito econômico [consigo 13km/l de gasolina na cidade e 19km/l na estrada tranquilo], pequeno e muito fácil de estacionar. Meus passageiros sempre falam ele parece ser menor por fora e o porta malas atende a proposta do carro. Muito estável. Sou apaixonado no som original do carro, talvez por ser pequeno, da a impressão que ele é melhor ainda rs
É ruim: Suspensão é firme, trabalhava num prisma 2017 e era confortável [macia]. Direção hidráulica é dura, vidros traseiros na manivela. Preço do carro, mesmo seminovo, é alto.
Problemas: Duas vezes aconteceu dele ligar e ficar falhando, mas parte disso é culpa do péssimo combustível do nosso país. O carro está com 86 mil km e nunca deu problemas, em 6 meses rodei mais de 40 mil km e só mantive as revisões preventivas.
Opinião do dono: O carro é excelente, peguei de uma senhora cheirando a novo. Não me arrependo, mas o preço é salgado. Para quem busca economia e baixa manutenção, primeiro carro, eu super indico. Queria o tsi, mas o preço desanima e faz você pensar em carros de outra categoria, até mesmo superior. Mas mesmo aspirado, não vai te deixar na mão [não espere o desempenho de uma Ferrari, mas por ser 1.0 tá ótimo]
#up! move 1.0 12V
#2015
Volkswagen up! move 1.0 12V 2015
Avaliação:9,9




É bom: Tenho desde 0km este otimo carro. Ja tive fiesta, ecosport, gol, uno,mais de 10 carros e este e Qualidade pura. Cambio melhor que existe, Seguranca Dez, voce percebe Facil a qualidade na construcao e ate injusto comprar com mobi uno kwid etc. Direcao otima, consumo otimo, e anda muito bem tbem. Em SP faz consumo no etanol 10 km/l com ar ligado e na estrada no etanol 13 km/l a 120 km p hora com ar ligado. Para andar na cidade nao tem melhor e na estrada anda bem tbem. Nao vendo mais este vai ficar na familia.
É ruim: Nenhum tenho o carro a 5 anos tudo otimo Quem nao conhece devia testar um.
Problemas: Nada so oleo e filtros.
Opinião do dono: Este carro tem qualidades acima de todos e quem nao gosta nunca teve um. Qualidade custa caro mas dura muito e o Brasileiro ainda nao entendeu isto. Economico, seguro, cambio otimo, prazer de dirigir, imbativel. Nao vendo nao vou comprar mais um.
#up! move 1.0 12V
#2015
Volkswagen up! move 1.0 12V 2016
Avaliação:6,4




É bom: Motor muito potente, divertido de dirigir. Muito econômico, pra quem anda muito da muita diferença no fim do mes.
É ruim: Carro problemático, tem tudo para ser uma futura bomba no mercado de usados. O meu depois dos 90 mil km foi um problema atras do outro. Bicos injetores que já foram trocados em garantia logo depois da compra agora apresentam problemas novamente e nenhum mecanico consegue resolver, todos querem trocar os bicos DE NOVO. Suspensão dianteira horrivel, muito dura e bate em qualquer valeta.
Problemas: Bicos injetores, coletor de admissão quebrado, pastilhas gastas precocemente, caixa de direção, botão do video eletrico.
Opinião do dono: Não recomendo, apesar do motor potente e economico o carro não é robusto e apresenta muitos problemas.
#up! move 1.0 12V
#2016
Volkswagen up! move 1.0 12V 2018
Avaliação:6,0




É bom: PROPOSTA DO CARRO É INTERESSANTE, BOM PORTA-MALAS, BOM ESPAÇO INTERNO POR SE TRATAR DE UM COMPACTO. ECONÔMICO. MAS CUIDADO AO COMPRAR ! MUITOS PROBLEMAS CRÔNICOS QUE NÃO SERÃO OBSERVADOS NOS TEST DRIVE!
É ruim: SUSPENSÃO DO VEÍCULO É HORRÍVEL, APRESENTA MUITOS RUÍDOS, MESMO APÓS 3 IDAS NA CONCESSIONÁRIA PARA RESOLVER O BARULHO NA SUSPENSÃO DIANTEIRA.FALTA DE LUZ DE CORTESIA NOS COMANDOS DO VIDRO ELÉTRICO [À NOITE VC TEM QUE FICAR TATEANDO], FALTA DE LUZ NO PORTA LUVAS, FALTA DE VIDRO ELÉTRICO NA PARTE TRASEIRA PARA UM VEÍCULO DE VALOR ELEVADO COMO O UP, INCONCEBÍVEL. A VIBRAÇÃO DO MOTOR CHEGA A SER BIZARRA, PROBLEMA QUE OS ENGENHEIROS DA FIAT TIRARAM DE LETRA NO FIRE FLY 3 CILINDROS QUE NÃO VIBRA. POR FALAR EM FIAT A SUSPENSÃO DE TODOS MODELOS QUE TIVEMOS NUNCA APRESENTOU RUÍDOS, AGORA DOS UP`S É RECORRENTE, BASTA PESQUISAR! A EMBREAGEM TAMBÉM É BIZARRA, APRESENTA RUÍDO AO TROCAR AS MARCHAS E SOLTAR A EMBREAGEM [SISTEMA HIDRAULICO].
Problemas: TROCARAM INÚMEROS COMPONENTES DA SUSPENSÃO E NADA. EM CONVERSA COM MECÂNICOS É PROBLEMA CRÔNICO, NÃO SABEM COMO RESOLVER! SE FOR ANDAR COM ESSE VEÍCULO EM ESTRADA BOAS E CIDADES COM BOA PAVIMENTAÇÃO NÃO SE PERCEBE OS RUÍDOS DA SUSPENSÃO, MAS SE FOR USAR EM PISOS IRREGULARES REZE PARA AGUENTAR A BARULHEIRA!OS VIDROS TAMBÉM APRESENTAM BARULHO SE ESTIVEREM ABERTOS EM PISOS IRREGULARES.
Opinião do dono: A PROPOSTA DO CARRO É INTERESSANTE, MAS PECA MUITO NA SUSPENSÃO E FALTA DE ÍTENS DE CONFORTO COMO ELENCADOS ACIMA. NÃO VOLTO A COMPRAR UP. NÃO COMPRE POR TEST DRIVE, COMPRE OLHANDO AS OPINIÕES GERAIS SOBRE O MODELO. SE TIVESSE PESQUISADO MELHOR TERIA OPTADO POR OUTRO MODELO QUE APRESENTE MENOS PROBLEMAS CRÔNICOS.
#up! move 1.0 12V
#2018