Opinião dos donos de Volkswagen Jetta 2019

9,3 1 avaliação

R
Rodolfo Alves
LocalizaçãoCampinas - SP
 

Volkswagen Jetta 250 TSI 1.4 16V Automático 2019

Nota geral:9,3 StarStarStarStarStar
Acabamento 8,0
Posição de dirigir 9,0
Instrumentos 10,0
Interior 8,0
Porta malas 10,0
Desempenho 9,0
Motor 10,0
Câmbio 9,0
Freios 10,0
Suspensão 9,0
Consumo 9,0
Estabilidade 9,0
Custo benefício 10,0
É bom: 1] Custo de aquisição compatível com o que foi ofertado. Outras opções eram Corola XEI R$ 121,690, só a entrada do Ciclo Toyota foi o valor de aquisição Jetta, Ford Fusion usado fora de linha no Brasil, Audi A3 Sedan 2014 tinha o interior muito apertado. Toyota Prius geração sem atualização no Brasil por R$ 134.000,00 na prática não iria gerar a economia por km rodado. Honda Civic G10 faz curvas melhor mas não tem desconto e sinceramente aquele motor 2.0 é beberrão e o cambio CVT é um fiasco. Até o Honda Civic acelerar o Jetta mesmo com o turbo lag já esta a uma quadra de distância. VW Virtus é bom, mas para utilização em estrada o VW Jetta é uma escolha mais acertada. VW Virtus seria melhor em uso urbano por causa do tamanho. 2] O carro é muito confortável e por padrão induz a uma direção econômica, possui várias estatísticas pelo monitoramento THINK BLUE.3] Ergonomia muito boa. Depois de algumas horas ao volante é possível operar o ar-condicionado, piloto automático sem se distrair.É um ótimo carro para longas viagens, a central multimídia e painel são bem nitidos tanto em sol forte quanto a noite.4]Porta-malas gigante e bom espaço para 2 passageiros adultos. Facilidade para rebater os bancos traseiros e cabe garrafas grandes nas portas.É fácil de deitar o banco do motorista para um eventual descanso.5] Aceleração forte entre 80km/h a 150km/h favorece ultrapassagens seguras.6] Apesar de ser literalmente uma banheira sobre rodas é fácil de estacionar mesmo sem câmera de ré graças ao park pilot.7] No geral a geração THE VERY BEST, me lembra muito os VW anos 90. É a mesma sensação ao dirigir ambos 0km, só com 30 anos de evolução. Visual é quadradão, motor TSI 1.4 é pequeno mas assim como os AP 1.6 anda muito mais que os concorrentes. Anda mais que 2.0 aspirado e bebe menos que muito motor moderno 1.0. Da linha TSI tende a ser o melhor custo beneficio.8] Pintura sólida é melhor para reparos, banco de couro não fez falta pois esquenta muito e os vidros verdes sem película conseguem barrar o calor de forma eficiente, foi uma grande surpresa.9] Programação do câmbio voltada para economia. Roda a 2000 rpm em 6 marcha em rodovias de 110km/h, valeu a pena a aquisição.10] Se não quiser trancos ao ultrapassar, deixe o cambio na posição manuale espere cortar o giro. Na prática mesmo em modo D ele sempre reduz 2 marchas e atende tranquilamente. Ficar dando kick down não faz sentido é óbvio que vai dar tranco. O Tiptronic funciona bem, por isso dirija um ao invés der relatos em blogs. 11] Roda aro 16 e suspensão alta favorecem a rodagem pisos ruins.
É ruim: 1] Tamanho. Para quem mora em grandes centros e precisa estacionar muitas vezes ao dia não é indicado, compre um VW UP ou VW POLO 1.0 aspirado manual que já atende.2] Em uma viagem longa de 8 horas a 38 graus a temperatura do óleo chegou a subir 118 graus, em um uso nem tão severo. Esse carro não refrigera ao rodar em alta velocidade ao contrário dos motores aspirados. Rodar em 6 marcha em giro baixo resolve o problema.As saídas de ar-condicionado somente no piso para passageiros não atenderam suficientemente em dias muito quentes.3] Essa versão possui conforto só para quem vai na frente c/ ar dual zone.Atrás não tem porta revista, nem saída para ar-condicionado, nem apoio de braço central. São detalhes que fazem a diferença. Espaço somente para 2 adultos, pois o túnel é muito alto.4] O tecido central dos bancos é bom, mas o lateral poderia ser melhor.O banco é largo e confortável, mas em uma condução mais esportiva ele não segura, imagina se fosse com revestimento em couro...5] Condução esportiva em descida de serra deixa a desejar por causa do eixo de torção traseiro e trocas manuais somente na manopla do câmbio. Caso isso seja um problema compre um Golf GTI. Não é um ponto negativo, somente uma constatação. O carro é ótimo mas nessa condição o Audi A3 provavelmente se sairia melhor. Não é motivo suficiente para gastar 50.000 a mais em um Audi A3 na minha opinião principalmente se a for utilizar a trabalho. Roda aro 16 com pneu de perfil alto rola e tende a sair de traseira já que apesar de ser 1.4 sem vocação esportiva ele acelera consideravelmente.
Problemas: Nenhum. Não é defeito mas qualquer VW abaixo de 15 graus de temperatura ambiente parece que ganha potência, isso vale desde a linha AP até a TSI. Esses motores não gostam de clima quente é nítido. Vou postar nova opinião aos 80.000 km.
Opinião do dono: VW é ame ou odeie, se você gostava dos VW quadrados com motor AP vai ficar muito satisfeito com a geração G7 com motor TSI. Evoluiu muito. Fácil de dirigir, é econômico considerando o tamanho e peso e se precisar andar rápido atende bem. Não é um carro ágil, mas na reta acelera facilmente permitindo ultrapassagens em segurança.Não confie totalmente por opiniões na internet. Dizem que a aparência é de VW Virtus mas no dia a dia chama muito mais atenção do que o necessário, o que não é desejável para quem deseja blindar ou passar desapercebido e utiliza o veículo somente como ferramenta de trabalho.O painel com central multimídia, e os fárois led a noite chamam atenção de longe. É fácil de ver que é um Jetta.
Jetta 250 TSI 1.4 16V Automático G3 2019