Jeep Compass 2ª Geração nacional

2016 - 2021
Fabricado em Goiana PE desde 2016, o Compass de 2ª geração inaugurou a fase nacional com motor 2,0 flex, opção diesel 4x4 e pacote de equipamentos bem completo.
Por Carlos Ferraz Atualizado em 16/10/2025

Resumo da geração

  • Anos no mundo 2016–presente e no Brasil 2016–2021 pré-facelift
  • Facelift chegou em 2021 com interior novo e 1,3 turbo
  • Plataforma Small Wide 4x4 LWB compartilhada com Renegade e Toro
  • Produção em Goiana PE com exportações à América Latina

O que mudou

  • Nacionalização do modelo e estreia com versões Sport Longitude Limited e Trailhawk
  • Opção de motor 2,0 Tigershark flex com 6 marchas e diesel 2,0 MultiJet com 9 marchas e 4x4
  • Interior mais sofisticado para o segmento, com multimídia de 8,4 pol e recursos de assistência

Para quem é

O Compass nacional caiu no gosto de quem precisava de espaço para a família, acabamento caprichado e posição de dirigir alta, sem abrir mão de um bom pacote de conforto e conectividade. Era o SUV certo para viagens longas, com rodar sólido de carro global.

Para quem roda em áreas rurais ou curte trilhas leves, a versão Trailhawk entregava o tempero off-road típico da Jeep com proteção extra, pneus de uso misto e calibração de tração sob medida.

Motores e desempenho

No início da produção brasileira, o Compass oferecia duas receitas. A base flex trazia o 2,0 Tigershark de até 166 cv no etanol, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Já o conjunto diesel MultiJet 2,0 de 170 cv trabalhava com a caixa automática de nove marchas e tração 4x4 com seletor de terrenos, especialmente no Trailhawk.

Em medições de fábrica, o 2,0 flex privilegiava a progressão suave e consumo dentro do esperado, enquanto o diesel apostava no torque alto para dar fôlego em ultrapassagens e off-road leve. Dimensões de 4,416 m de comprimento, 2,636 m de entre-eixos e porta-malas de 410 L colocavam o Compass exatamente entre Renegade e Toro, com tanque de 60 L para boa autonomia em estrada.

MotorPotênciaTorqueCâmbioTraçãoRecursos
2,0 Tigershark flex159 166 cv20,4 kgfmAutomático 6 marchas4x2Start stop e controle de cruzeiro
2,0 MultiJet diesel170 cv35,7 kgfmAutomático 9 marchas4x4Selec Terrain com modo Rock no Trailhawk
DimensõesComprimentoEntre-eixosLarguraAlturaPorta-malas
Projeto 20164,416 m2,636 m1,819 m1,650 m410 L

Tecnologia e conectividade

  • Central Uconnect com tela de até 8,4 pol
  • Painel com TFT e assistentes como estacionamento semiautônomo
  • Piloto automático adaptativo e frenagem automática em versões
  • Seletor Selec Terrain no 4x4 com modos automáticos

Segurança

Desde a base, o Compass trouxe controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento elétrico. Nas versões superiores, somavam-se airbags laterais e de cortina, monitoramento de pressão dos pneus e sistemas ativos de assistência à condução.

A plataforma Small Wide 4x4 entregou rigidez estrutural e bom desempenho em impactos, complementados por freios de dimensões generosas e ajustes de suspensão que equilibravam conforto e estabilidade em curvas.

Fontes