Resumo da geração
- Anos no mundo 2016–presente e no Brasil 2016–2021 pré-facelift
- Facelift chegou em 2021 com interior novo e 1,3 turbo
- Plataforma Small Wide 4x4 LWB compartilhada com Renegade e Toro
- Produção em Goiana PE com exportações à América Latina
O que mudou
- Nacionalização do modelo e estreia com versões Sport Longitude Limited e Trailhawk
- Opção de motor 2,0 Tigershark flex com 6 marchas e diesel 2,0 MultiJet com 9 marchas e 4x4
- Interior mais sofisticado para o segmento, com multimídia de 8,4 pol e recursos de assistência
Para quem é
O Compass nacional caiu no gosto de quem precisava de espaço para a família, acabamento caprichado e posição de dirigir alta, sem abrir mão de um bom pacote de conforto e conectividade. Era o SUV certo para viagens longas, com rodar sólido de carro global.
Para quem roda em áreas rurais ou curte trilhas leves, a versão Trailhawk entregava o tempero off-road típico da Jeep com proteção extra, pneus de uso misto e calibração de tração sob medida.
Motores e desempenho
No início da produção brasileira, o Compass oferecia duas receitas. A base flex trazia o 2,0 Tigershark de até 166 cv no etanol, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Já o conjunto diesel MultiJet 2,0 de 170 cv trabalhava com a caixa automática de nove marchas e tração 4x4 com seletor de terrenos, especialmente no Trailhawk.
Em medições de fábrica, o 2,0 flex privilegiava a progressão suave e consumo dentro do esperado, enquanto o diesel apostava no torque alto para dar fôlego em ultrapassagens e off-road leve. Dimensões de 4,416 m de comprimento, 2,636 m de entre-eixos e porta-malas de 410 L colocavam o Compass exatamente entre Renegade e Toro, com tanque de 60 L para boa autonomia em estrada.
| Motor | Potência | Torque | Câmbio | Tração | Recursos |
|---|---|---|---|---|---|
| 2,0 Tigershark flex | 159 166 cv | 20,4 kgfm | Automático 6 marchas | 4x2 | Start stop e controle de cruzeiro |
| 2,0 MultiJet diesel | 170 cv | 35,7 kgfm | Automático 9 marchas | 4x4 | Selec Terrain com modo Rock no Trailhawk |
| Dimensões | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura | Porta-malas |
| Projeto 2016 | 4,416 m | 2,636 m | 1,819 m | 1,650 m | 410 L |
Tecnologia e conectividade
- Central Uconnect com tela de até 8,4 pol
- Painel com TFT e assistentes como estacionamento semiautônomo
- Piloto automático adaptativo e frenagem automática em versões
- Seletor Selec Terrain no 4x4 com modos automáticos
Segurança
Desde a base, o Compass trouxe controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento elétrico. Nas versões superiores, somavam-se airbags laterais e de cortina, monitoramento de pressão dos pneus e sistemas ativos de assistência à condução.
A plataforma Small Wide 4x4 entregou rigidez estrutural e bom desempenho em impactos, complementados por freios de dimensões generosas e ajustes de suspensão que equilibravam conforto e estabilidade em curvas.
Fontes
- https://www.media.stellantis.com/em-en/jeep/press/all-new-jeep-compass-makes-worldwide-debut-in-brazil
- https://motor1.uol.com.br/news/125657/primeiro-no-brasil-novo-jeep-compass-e-lancado-a-partir-de-r-99990-veja-versoes-e-precos/
- https://www.media.stellantis.com/br-pt/jeep/press/jeep-compass-chega-a-marca-de-500-mil-unidades-vendidas-no-brasil