Resumo da geração
- Anos no mundo 2006–2016 e no Brasil 2012–2016 importado
- Facelift global 2011 já chegou ao Brasil
- Plataforma PM MK derivada do projeto GS compartilhado com Patriot e Caliber
- Produção principal Belvidere Illinois EUA para as unidades vendidas aqui
O que mudou
- Entrada da Jeep no segmento de SUVs médios urbanos no Brasil com proposta mais asfáltica
- Design revisto no facelift com grade inspirada no Grand Cherokee e interior atualizado
- Pacote de conforto com CVT que simula seis marchas e itens como piloto automático e teto solar em versões
Para quem é
Para famílias que buscavam um SUV confortável e com altura de rodagem generosa, mas sem pretensão de aventuras pesadas. O acerto macio e a cabine silenciosa atendiam bem a quem roda em cidade e estrada com foco em comodidade.
Se o objetivo era consumo razoável e manutenção simples, o conjunto 2,0 com CVT cumpria a missão. Quem exigia performance acima da média ou 4x4 genuíno acabava migrando para outras propostas da marca.
Motores e desempenho
Sob o capô, o Compass de primeira geração vendido no Brasil apostava no conhecido 2,0 16V a gasolina combinado ao câmbio CVT. O quatro cilindros entregava 156 cv e cerca de 19,4 kgfm, priorizando suavidade e consumo em ritmo tranquilo. A tração era dianteira e o acerto de suspensão privilegiava o conforto, algo que ajudava a disfarçar o projeto ainda voltado ao uso urbano.
Em desempenho, os números refletiam a proposta do carro. A aceleração de zero a 100 km h ficava na casa de 12,2 s e a velocidade máxima girava por volta de 178 km h. A calibração do CVT simulava seis marchas para dar sensação de trocas e reduzir ruído em estrada, enquanto a direção assistida e os freios dimensionados para o peso garantiam respostas previsíveis no dia a dia.
| Motor | Potência | Torque | Câmbio | Tração | 0 a 100 km h | Velocidade máx. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 2,0 16V gasolina | 156 cv a 6.300 rpm | 19,4 kgfm a 5.100 rpm | CVT com simulação de 6 marchas | Dianteira | 12,2 s | 178 km h |
| Dimensões | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura | Porta-malas | Tanque |
| Dados típicos | 4,45 m | 2,63 m | 1,81 m | 1,63 m | 328 L | 50 L |
Tecnologia e conectividade
- Central de áudio com integração por Bluetooth e comandos no volante
- Piloto automático e computador de bordo
- Ar-condicionado e bancos com regulagens elétricas em versões
Segurança
O pacote de segurança do Compass importado incluía freios ABS, controles de estabilidade e tração e airbags frontais, além de laterais em versões. Para a época, entregava um nível aceitável de proteção ativa e passiva dentro do segmento.
O comportamento em frenagens e mudanças rápidas de faixa era previsível, beneficiado por pneus de perfil mais alto e pela suspensão independente. Ainda assim, estava claro que se tratava de um SUV urbano, com foco maior em estabilidade no asfalto do que em valentia fora de estrada.
Fontes
- https://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_Compass
- https://www.mobiauto.com.br/revista/jeep-compass-de-1-geracao-vendeu-pouco-mesmo-com-motor-do-mitsubishi-lancer/7266
- https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=1306
- https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=1965
- https://www.shopcar.com.br/noticias/jeep-apresenta-compass-2014-com-poucas-mudan-as/26-02-2014/9953