Jeep Compass 1ª Geração importada

2012 - 2016
Primeiro Compass à venda no Brasil, importado entre 2012 e 2016, trouxe o visual do facelift 2011, câmbio CVT e foco urbano, preparando terreno para a nacionalização em 2016.
Por Luiza Tavares Atualizado em 16/10/2025

Resumo da geração

  • Anos no mundo 2006–2016 e no Brasil 2012–2016 importado
  • Facelift global 2011 já chegou ao Brasil
  • Plataforma PM MK derivada do projeto GS compartilhado com Patriot e Caliber
  • Produção principal Belvidere Illinois EUA para as unidades vendidas aqui

O que mudou

  • Entrada da Jeep no segmento de SUVs médios urbanos no Brasil com proposta mais asfáltica
  • Design revisto no facelift com grade inspirada no Grand Cherokee e interior atualizado
  • Pacote de conforto com CVT que simula seis marchas e itens como piloto automático e teto solar em versões

Para quem é

Para famílias que buscavam um SUV confortável e com altura de rodagem generosa, mas sem pretensão de aventuras pesadas. O acerto macio e a cabine silenciosa atendiam bem a quem roda em cidade e estrada com foco em comodidade.

Se o objetivo era consumo razoável e manutenção simples, o conjunto 2,0 com CVT cumpria a missão. Quem exigia performance acima da média ou 4x4 genuíno acabava migrando para outras propostas da marca.

Motores e desempenho

Sob o capô, o Compass de primeira geração vendido no Brasil apostava no conhecido 2,0 16V a gasolina combinado ao câmbio CVT. O quatro cilindros entregava 156 cv e cerca de 19,4 kgfm, priorizando suavidade e consumo em ritmo tranquilo. A tração era dianteira e o acerto de suspensão privilegiava o conforto, algo que ajudava a disfarçar o projeto ainda voltado ao uso urbano.

Em desempenho, os números refletiam a proposta do carro. A aceleração de zero a 100 km h ficava na casa de 12,2 s e a velocidade máxima girava por volta de 178 km h. A calibração do CVT simulava seis marchas para dar sensação de trocas e reduzir ruído em estrada, enquanto a direção assistida e os freios dimensionados para o peso garantiam respostas previsíveis no dia a dia.

MotorPotênciaTorqueCâmbioTração0 a 100 km hVelocidade máx.
2,0 16V gasolina156 cv a 6.300 rpm19,4 kgfm a 5.100 rpmCVT com simulação de 6 marchasDianteira12,2 s178 km h
DimensõesComprimentoEntre-eixosLarguraAlturaPorta-malasTanque
Dados típicos4,45 m2,63 m1,81 m1,63 m328 L50 L

Tecnologia e conectividade

  • Central de áudio com integração por Bluetooth e comandos no volante
  • Piloto automático e computador de bordo
  • Ar-condicionado e bancos com regulagens elétricas em versões

Segurança

O pacote de segurança do Compass importado incluía freios ABS, controles de estabilidade e tração e airbags frontais, além de laterais em versões. Para a época, entregava um nível aceitável de proteção ativa e passiva dentro do segmento.

O comportamento em frenagens e mudanças rápidas de faixa era previsível, beneficiado por pneus de perfil mais alto e pela suspensão independente. Ainda assim, estava claro que se tratava de um SUV urbano, com foco maior em estabilidade no asfalto do que em valentia fora de estrada.

Fontes