Resumo da geração
- Anos no mundo 2020 2021 em diante e no Brasil 2021–presente
- Facelift 2021 com frente redesenhada e cabine totalmente nova
- Plataforma Small Wide 4x4 LWB mantida
- Produção em Goiana PE; versão 4xe importada da Itália
O que mudou
- Novo painel com telas de 10,25 pol e multimídia de até 10,1 pol com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Estreia do motor 1,3 turboflex T270 com até 185 cv na chegada, evoluindo com ajustes de emissões
- Linha ganhou a opção 4xe híbrida plug in com tração 4x4 elétrica
- Em 2024 2025, versões com 2,0 Hurricane de 272 cv e 9 marchas ampliaram a performance
- Em 2025, fim do diesel TD350 no Brasil
Para quem é
Ideal para quem quer um SUV médio moderno por dentro e por fora, com conectividade de ponta, assistentes de condução e um comportamento que inspira confiança. O T270 atende com folga o uso familiar, mantendo boa autonomia e conforto em viagens.
Para o entusiasta, o Hurricane de 272 cv entrega aceleração digna de hatch esportivo sem abrir mão do pacote Jeep. Já o 4xe é a porta de entrada na eletrificação para quem roda na cidade e pode recarregar, mas quer a versatilidade de um 4x4 na estrada.
Motores e desempenho
A grande virada em 2021 foi o 1,3 turboflex T270, com até 185 cv e 27,5 kgfm, acoplado ao automático de seis marchas. O conjunto deixou o Compass mais rápido e econômico, apoiado pelo novo interior e pela eletrônica de última geração. No topo da eficiência, a Série S 4xe híbrida plug in trouxe 240 cv combinados, tração integral elétrica e autonomia elétrica útil no uso urbano.
Para quem queria mais fôlego, as versões Overland e Blackhawk adotaram o 2,0 Hurricane a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm, ligado ao câmbio automático de nove marchas e tração 4x4. Em 2025, a linha brasileira deixou de oferecer o motor diesel, mantendo as opções flex, gasolina e híbrida. Com isso, a gama passou a cobrir do uso familiar ao desempenho de esportivo disfarçado.
| Motor | Potência | Torque | Câmbio | Tração | 0 a 100 km h | Observações |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1,3 T270 turboflex | 185 cv 2021 e 176 cv 2025 | 27,5 kgfm | Automático 6 marchas | 4x2 | 8,8 s dado de fábrica | Adequado ao Proconve L8 em 2025 |
| 2,0 Hurricane gasolina | 272 cv | 40,8 kgfm | Automático 9 marchas | 4x4 | 6,3 s medido e declarado | Versões Overland e Blackhawk |
| 1,3 4xe PHEV | 240 cv combinados | — | Automático | 4x4 elétrico | 6,8 s declarado | Autonomia elétrica até 44 km |
| Dimensões | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura | Porta-malas | |
| Projeto 2016 reestilizado | 4,404 m | 2,636 m | 1,819 m | 1,640 m | 476 L variando por versão |
Tecnologia e conectividade
- Plataforma eletrônica Uconnect 5 com tela de até 10,1 pol e atualizações remotas
- Painel digital de 10,25 pol com layouts configuráveis
- Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregamento por indução
- Pacote ADAS com ACC, frenagem autônoma, assistente de faixa, monitor de pontos cegos e farol alto automático
- Câmera 360 graus e park assist nas versões superiores
Segurança
O facelift elevou o nível de assistência ativa, adicionando radar e câmeras mais precisos, além de recursos como centralização de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro. A estrutura manteve a boa rigidez do projeto e recebeu reforços de ancoragem para os novos módulos eletrônicos.
Freios com discos ventilados, controle de estabilidade refinado e calibração de pneus acompanharam a chegada das versões mais potentes. Nas configurações 4x4, o controle de descida e os modos do Selec Terrain seguem auxiliando em pisos de baixa aderência.
Fontes
- https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/jeep-compass-2022-versoes-precos-e-prazo-de-entrega-do-suv/
- https://www.media.stellantis.com/br-pt/jeep/press/conheca-o-novo-jeep-compass-mais-performance-design-sofisticacao-e-tecnologia
- https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/impressoes-jeep-compass-4xe-e-o-mais-agil-da-linha-e-tem-consumo-de-moto/
- https://www.media.stellantis.com/br-pt/jeep/press/jeep-apresenta-compass-4xe-hibrido-plug-in-comeco-de-uma-nova-fase-eletrificada-da-marca-com-tecnologia-e-performance-ineditos-no-segmento
- https://motor1.uol.com.br/reviews/724356/teste-jeep-compass-blackhawk-turbo/
- https://www.cnnbrasil.com.br/auto/jeep-compass-abandona-motor-diesel-apos-9-anos/