Logo do Carro Club Fiat
Lupa / buscar Lupa / buscar
Fiat Linea
781 seguidores • 73 opiniões • 1450 postagens
Seguir
Bem vindo ao
Frase de impacto bem legal bem aqui Frase de impacto bem legal bem aqui
Cadastro
Login

Cadastre-se

IDENTIFICAÇÃO
(modelo.cidade) Alterar...
O Carro Club nunca irá divulgar seu e-mail
O nome informado ficará exibido em suas postagens
A escolha da cidade é importante para te oferecermos resultados mais revevantes
SEGURANÇA
Todos os anos 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008

Fórum Fiat Linea

 
F
Fabricio Souza
João Pessoa - PB

Sensor estacionamento não funciona

Fiat Linea 2012 Absolute, os sensores de estacionamento não estão funcionando, aparece a mensagem no computador de bordo avaria no sensor e não funcionam o que pode ser?
1 curtida
A
houve alguma pancada, ou mexeu no parachoques? não sei onde fica o módulo do sensor, pois ele pode ter tomado uma pancada tbm, senão desconecte eles e reconecte, para ver se voltam (atras do parachoques, meio chato)
F
Pancada não, porem foi retirado para pintura e ao recolocar aconteceu o problema.
1 curtida

Km piscando

Não sei como resolver o km no painel começou a piscar e não para ??
A
Esse problema costuma ter ligação com algum erro no sistema (comunicação do CB com a rede canbus - tecnologia presente em todos novos veículos (lembrando que do linea tem windows (ou melhor ruindows, rsrrs, é um bom sistema mas pode ocorrer erro) Em geral pode ter a ver com um pendrive com algum arquivo indevido, uma falha na parte elétrica (bateria fraca, polos soltos ou com zinabre), constuma resolver sozinho ou se vc desconectar a bateria por uns 10 minutos0
M
Já respondi isso em uma mesma pergunta, veja se resolve
Anônimo

Luz air bag linea essence 2014 acessa

Boa noite. Tenho um fiat linea Essence 2014,câmbio manual. Estava com a bateria descarregada, fizemos encherto e o carro funcionou,mas precisei abastecer,e desliguei o carro, quando fui ligar novamente não pegou na segunda tentativa funcionou,mas a luz do air bag acendeu. Rastreei o carro ai acusa unidade de controle do air bag, e não é possível apagar a mesma. Alguem pode me dizer algo. Obrigado.
A
Provável: o air bag passageiro ter desativado (pela falta de força da bateria), vá pelo CB e religue novamente. o CB estar identificando com erro, por conta da bateria ruim, daí se nova bateria não resolver (nova, não fique tentando dar carga na velha, pois elas nunca mais dão segurança, e hoje todos carros tem muita tecnologia e sensores, e necessitam de boa fonte energética), o tempo de deixar desligado deve retirar a msgm até a troca, (se não resolver, só passando um scanner e fazendo assim a correção do erro no sistema)
1 curtida
L
Luciano Aguiar
Campinas - SP

Água do reservatório

Boa noite. Tenho um Linea Absolute 2011, o mesmo vem baixando o nível de água, alguém sabe me dizer o que pode ser? Já procurei vazamentos e não encontrei. E sabem como fazer para que o rádio não ligue toda vez que ligar o carro? Grato
1 curtida
A
Luciano, sobre o radiador, tenho uma amiga que isso ocorria e não achavam (comigo aconteceu, era o 'radiador de ar quente' (uns chamam de serpentina) que fica embaixo do painel ) (pra reparo, fiz um vídeo no youtube). Mas o mais provável que seja o que houve com ela, a tampa do radiador estava boa mas ela não comportava mais a pressão da agua quando quente, assim ela deixava um pouco vazar, (uma vez foram olhar a agua no radiador do meu e o frentista deixou a tampa meio mordida, eu ia perdendo agua, eu sempre olho sozinho, mas meu irmão tinha pego o carro emprestado pra uma viagem, daí ele mandou olhar, e o frentista fez isso). Verifique a integridade da tampa.
1 curtida
L
Valeu Anderson. Vou verificar a questão da tampa. Espero que seja ela.
A
Fala Luciano, tbm passei por isso, só que no meu foi nos dois radiadores. Primeiro foi no radiador do motor que começou a vazar com 40 mil km, posteriormente o do ar quente, com 50 mil começou a vazar tbm.Fica uma dica, o radiador do ar quente é muito facil de trocar eu msm troquei, meu gasto ficou em 150 reis, se fosse na autorizada ficaria perto de 1000 reais.abç
1 curtida
J
Jairo Almeida
Brasília - DF

motor trepidando

boa tarde tenho um linea manual 2010 1.9 o motor estar trepidando muito na marcha lenta (ele parado)ja botei velas,cabos,filtros ...tudo novo e nada...levei pra limpar bicos ficou foi pior.....???????que agora so liga se eu acelerar o carro....
A
Boa tarde amigo para iniciar da uma olhada no cálcio superior do motor e ver se está OK. Outro passo , o veículo tem gnv ? Se estiver de uma olhada no leitor de sonda lambda. Olha a bobina ou passa o aparelho para apagar erros. Caso isso der tudo errado mande ver a posição da roda fônica.
E
Elson Paulo da Silva
Jucuruçu - BA

aumento de temperatura

Meu linea 2008 apresenta a seguinte informação: excessiva temperatura no liquido do radiador e para tudo. o que fazer?
1 curtida
A
Bem certo que é a 'cebola de temperatura' (sensor de temperatura) ele não tá armando a ventoinha, ou a ventoinha queimou. Daí a temperatura dispara, e o carro para tudo como forma de prevenção de danos maiores ao sistema. veja tbm se não há vasamentos.
1 curtida

Fiat Linea 2010

Tenho um fiat Linea 2010 manual e eu tive que ir ao mecânico trocar o rolamento da roda dianteira esquerda e depois que fiz isso já voltei inúmeras vezes ao mecânico pois a luz do ABS de vez em quando ela acende ai eu desligo e religo o carro e ela apaga volto ao mecânico ele passa o Scanner e não fala nada que esta errado, ele até já trocou o rolamento achando que ele estava com problema mas volta e meia a luza acende, e as vezes fica acesa e apaga sozinha o que devo fazer? Outra coisa depois que pus GNV nele é raro mas acontece de eu estar andando e parar no sinal e ele apagar e não ligar mais ai eu tenho que esperar uns 10 minutos parados ai tento e ele pega como se nada tivesse acontecido, já aconteceu isto várias vezes, e quando acontece eu espero uns 5 a 10 minutos e tento na chave novamente e ele liga de primeira, alguém sabe o que pode ser isso.
A
Amigo da uma olhada no motor de arranque o meu estava seco e acontecia isso ele depois de quente quando morria , virava pesado e as vezes nem virava. Mandei mexer e estar show , mesmo que o mecânico abra e as escovas esteje boas troca pois custa 20 reais.Espero poder ter ajudado
A
sobre a luz do ABS - devem ter montado o rolamento invertido, parece bobeira, mas de um colega aconteceu isso, e não achavam, daí uma boa alma falou que poderia ser o rolamento invertido, tiraram e colocaram da forma certa. pronto. resolveu. verifique o TBI (corpo da borboleta), deve estar fora do ponto.
M
Obrigado pela explicação
G
Gilvane Celestino dos Santos
Belo Horizonte - MG

Blue & Me

boa tarde pessoal!! Tenho um Fiat Línea Excense 2012, simplesmente parou de funcionar o Blue Me, quando aciono a tecla no volante (aquela tecla com o símbolo do Windows) nada funciona, mas a tecla SRC funciona para mudar de rádios, a tecla do telefone também não funciona, o que poderia ser feito?
A
Desligue o polo da bateria (recurso mais comum), OU (eu faço isso quando acontece, raro, duas vzs até hoje), desplugue o Blue&Me (mais chato, chave tork e dentro do porta luvas, desconecto e reconecto, ele volta a funcionar tudo). Pode ser algum problema no pen drive (até virus), ideal são as músicas no formado .WMA (pode baixar o format factory gratis), sem nomes muito longos (levam até o link de onde baixou) e sem caracteres estranhos (1$#-_ 5;>>), até 192mbps (qualidade media, naõ perde nada)
F
Felipe Vieira
Taubaté - SP

Cambio dualogic

Tenho um línea 2011-12,de manhã o câmbio dualogic funciona normalmente, porém na parte da tarde, ele não engata a terceira e quarta marchas, alguém tem ideia oque poderia ser?
A
Verifique o nível do óleo do Dualogic, e se está limpo, se estiverem ok, faça uma reprogramação do câmbio (eu fiz a +- 1 ano, retirei erros do sistema e o carro ficou mais esperto nas trocas)(se vc ainda não fez) (ao abrir a porta o robot pressuriza normalmente, certo?)
M
Marcio Jr
Mogi das Cruzes - SP

Linea hlx 2011 dualogic

Tenho um Linea Hlx dualogic 2011, e quando dou partida ele não quer ligar ou liga e morre. Gostaria de saber se alguem já passou por isso e resolveu como. Obrigado!
A
Verifique: bomba de gasolina (menos provável se depois fica normal), filtro de combustível, velas e cabos e injeção eletrônica e o TBI (corpo da borboleta). Meu ainda não teve isso, pega bem, mas fiz toda revisão necessária aos 60k (hj com 76k), aos 50 troquei velas, verifiquei cabos e injeção.
S
Oi tenho um Linea 1.9 e estou com problema no tbi, corpo de borboleta. Saberia me dizer onde posso encontrar essa peça??
A
Andre Luiz
Ouro Preto - MG

linea vibrando a frente

ola pessoal. Tenho um linea 2011 etorq , com 80 mil km em perfeito estado, agora não mais. ele começou a apresentar um defeito que está me tirando do serio, começou a vibrar a frente quando atinge 60 km, como se ele estivesse desbalanciado. Geralmente quando esta sobindo, passo primeira , segunda, quando jogo terceira ele aumenta a rotação e começa a vibrar, estou desconfiado dos coxim do motor. Alguem ja passou por isso e poderia me ajudar. obrigado
A
Não sei seria o coxim do motor,ele pode estar desbalanceado (verifique o desequilibrio estático e dinâmico). Além do balanceamento, verifique também, com o mecânico de confiança: 1) Pneu ovalado (coloque os pneus da frente atrás e teste). 2) Barra estabilizadora com folga, confira também a situação das buchas (uma aposta). 3) Centralização das rodas (suas rodas são originais?). 4) Barra de direção e terminal folgado, pivô dos braços de direção (em geral, também a causa). 5) Condição das pinças de freio, se tocam o disco em alguma parte.
A
Amigos, passei por varios mecanicos e o diagnóstico troca da trizeta e da tulipa com folga.Abç
R
Roberto Cruz
Cordeirópolis - SP

Trocar escovas motor de partida

Meu Linea 2009/2010 está apresentando o problema de o motor ficar pesado para dar a partida quando quente, li aqui no fórum que isso se deve ao fato de o motor de partida estar com as escovas gastas, consultei um auto elétrico daqui da minha cidade mas achei caro valor da substituição ( R$250,00 no mínimo). Tenho alguma experiência com elétrica de automóveis, porem faz muito tempo que nao mexo ( ultimo motor de arranque que abri foi de uma kombi 75 há uns 10 anos) . Será que este motor de partida apresenta algum inconveniente em especial ( como do Tempra que tem de desmontar a suspensão) ou é simples como na maioria dos outros carros? Alguém aqui já fez esta substituição em casa?
A
Roberto. eu fiz um tempo atrás (mandei fazer rs), se não me falha a memória, paguei uns 170,00 (peças, mão de obra) e realmente é isso, o 'peso' quando quente foi sinal do meu, eram as escovas. Sobre mexer, não cheguei a perguntar pro cara que mexeu, mas foi bem rápido e ele não falou de alguma dificuldade em especial...
A
Com certeza motor de arranque o meu estava apenas resecado , mesmo assim mandei trocar as escovas e ficou show de bola
A
Muito prático de retirar 2 parafusos apenas

Mandar controlar o motor.

Ao ligar o carro aparece um símbolo no painel seguido de um apito e mensagem "Mandar controlar motor", apos alguns segundos se apaga. Ao mesmo tempo, ao lado direito, aparece o mesmo símbolo que se mantem aceso e o carro perde a velocidade e força mesmo acelerando.
A
verifique os níveis do óleo, TBI (corpo da borboleta), e como está a bateria do carro? (bateria ruim, costuma causar uns alertas estranhos, é um aviso de que ela tá indo embora)
G
Wania, estou com o mesmo problema e até agora não consegui resolver.
A
De uma checada na sonda lambda , pois ela também apresenta esse erro.
J
Wania , o meu carro aconteceu o mesmo , e para eliminar esse problema precisa troca o sensor de fase do mesmo , troquei o meu e sanou o defeito.
J
essa mgs no painel no meu caso aparecia e apagava , e depois de um tempo acendia e cortava a aceleração
R
Roberto Cruz
Cordeirópolis - SP

Alterar funcionamento do rádio

Tenho um Linea 2009/2010 que comprei há mais ou menos uns 6 meses, mas tem uma caracteristica dele que me deixa um pouco chateado. O rádio nao desliga quando eu tiro a chave, sei que nem todos carros tem essa caracteristica, o meu carro anterior tinha( Gol G4 2006), bastava eu tirar a chave do contato para ele desligar. Isso ás vezes me causa transtorno por esquecer o radio ligado no carro quando deixo estacionado. Alguém já conseguiu fazer o radio ligar apenas com a chave no contato( sem ligar o carro, nao quero que funcione só com carro ligado também)se sim poderia passar o caminho das pedras?
A
Roberto, é possível sim, desligar o carro e o som junto (a não ser que o dono anterior tenha feito uma 'gambitech' mas ~que não é preciso), vc pode entrar nas configurações do som, e programar isso (se não me falha a memória, na função AUTO OFF, vc programa, pode ficar um tempo ligado ou desligar junto na chave)
R
Obrigado Anderson, de fato tinha esta função no meu rádio, eu resetei para as configurações de fábrica e agora sempre que desligo o carro o rádio desliga. Muito boa a sua ajuda.vale lembrar que estava para desligar depois de 60 minutos.
P
Paulo Curvelo
Jaú - SP

carro mostra um triangulo amarelo no computador de bordo e nao pega

ao dar partida aparece um triagulo com exclamaçao no display do painel e o motor nao pega , depois de muita insistencia ou espera ( 5 a 10 minutos) o defeito some e o motor funciona normalmente. esse problema aparece ocasionalmente, as vezes demora 20 dias ou mais para reaparecer o defeito. e o pior é que nuca da na frente do mecanico. alquem ja teve algo parecido no linea , se puder me ajude.
A
Esse aviso é um aviso genérico, mas pode estar relacionado ao TBI (corpo da borboleta), qual o ano do seu carro? (veririque o catalisador, ele pode estar estragado e causando entupimento), como está a bateria do carro? (ele é dualogic ou manual? bateria ruim as vzs causa avisos estranhos no veículo). Verifique a injeção do mesmo
E
Eliezer Costa
São Paulo - SP

Carro não liga

Boa tarde. Abasteci o meu carro c álcool , andei uns 80km, deixei ele parado durante o dia, quando fui dar partida a noite ele não liga mais. Ele da partida mas o motor não liga. Alguém tem alguma ideia do Q pode ser?
A
provavelmente ele não identificou a composição (daí pode ser a sonda lambda - ela é quem identifica a nova mistura de combustível e faz o 'ajuste'), mas verifique o reservatório da partida a frio, tem gasolina lá? tá velha não? e veja se ao virar se a bomba do res. a frio injeta gasolina para a partida (é frio ai?), eu nunca tinha usado alcool, tempos atrás fiz um teste (e só comprovei que não vale a pena mesmo, para fazer o mesmo percurso total que fazia na gasolina (um tanque), acabei gastando 50 reais a mais no alcool (tive que abastecer mais ainda, e a gasolina não tá num preço agradável), dessisti de vez de alcool, rs, mas meu carro nunca deu problema (sempre mantenho o reserv. a frio em ordem e com gasolina nova, qdo dá sinal, coloco 1$ a 1,50$ somente, para manter pouca e nova)
A
Ayslan Soares
Belo Horizonte - MG

Troca de Óleo

Olá, pessoal! Possuo um Linea Essence 2012, a poucos meses, e gostaria de saber qual óleo devo usar na troca. Se é necessário efetuar a troca do filtro de óleo também.
A
Olá, é o óleo do motor? não sei a especificação correta do seu (meu é um absolute 2010), mas siga apenas a recomendação do manual, para evitar surpresas. Troque o filtro logo também (aproveite e troque o de combustível tbm), pelo menos vc saberá a saúde do carro, é sempre bom fazer uma revisão quando compra...
B
Bruno Pascotto
Santos - SP

Mensagem ABS AIRBAG no painel por 4segundos

Oi pessoal! Tenho um Linea 2013/2014. Ótimo carro!! Porém, notei que por algumas vezes (andando ou parado)aparece a Luz do AirBag e ABS no painel durante 4segundos e apaga. Notei que as luzes apagam e depois voltam e o som também desliga e volta (eu estava usando USB em todos os casos). Senti também que o motor tenta morrer mas volta, é muito rápido então o giro apenas cai. Alguma dica? Deu uma lida em algumas postagens de defeitos parecidos e em todos falaram que a substituição da bateria resolveu. Estou com o carro a 3 meses, a bateria não é original mas não tem aspecto de velha. Os bornes da bateria estão bem fixados e não tem zinabre.
A
ola. Leve para testar a bateria, pois ás vezes ela parece estar normal (no meu, absolute 2010, parecia normal tbm), mas vai dando avisos (no meu caso, parava o mp3, aviso de air bag, aviso de abs, etc), se for a bateria e não trocar, começam a ocorrer erros cada vez mais frequentes, e até armazenar erros (no caso do Dualogic) que vão atrapalhar a boa troca de marchas. (daí terás que fazer uma reprogramação do cambio (dualogic), eu fiz pois quando comprei a bateria já estava dando aviso de'morte' rs) Já vi caso de haver virus no pen drive (sim, rs, como o carro é baseado em eletronica, podem afetar, ), Verifique se ele está no ponto, depois TBI, veja as velas se estão boas, IE limpa (se precisar faça uma limpeza), casos extremos: catalizador desmanchando e entupindo e isso provoca um 'retorno de pressão'. No meu, foi só bateria e o carro ficou fino de novo, até hoje muito certinho
I
Bruno, estava com esse problema no Linea. Testei bateria, estava ok. Levei no eletricista para passar o scanner e o problema era a cinta de disparo do airbag. Fiz a troca da cinta e normalizou no painel, buzina voltou a funcionar e os comandos de som do volante também.
J
A bateria ou alternador. Quando você liga o carro, ele se verifica porquê estava desligado, ele se testa para ver se está tudo OK, e quando a tensão cai, ele pensa que foi desligado e se re-verifica. Como ele está andando, ele pensa que é uma avaria porquê quando você liga o carro ele está parado, e apaga a luz antes de sair, e quando está andando pensa que é defeito pelo fato de o veículo estar andando teoricamente verificado.
J
O do meu pai faz isso quando a bateria está velha ou com o som MT alto porque som alto gasta mais eletricidade. Quando a bateria está nova e o som baixo ele liga normal