Logo do Carro Club Citroën
Lupa / buscar Lupa / buscar
Citroën C3
643 seguidores • 123 opiniões • 1141 postagens
Seguir
Bem vindo ao
Frase de impacto bem legal bem aqui Frase de impacto bem legal bem aqui
Cadastro
Login

Cadastre-se

IDENTIFICAÇÃO
(modelo.cidade) Alterar...
O Carro Club nunca irá divulgar seu e-mail
O nome informado ficará exibido em suas postagens
A escolha da cidade é importante para te oferecermos resultados mais revevantes
SEGURANÇA
Todos os anos 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004

Fórum Citroën C3 - Aquecimento e Arrefecimento

 
C
Cleber Damian
Porto Alegre - RS
há 3 meses

Água reservatório não circula

Boa noite, preciso de ajuda. Tenho um C3 picasso 2012, 1.6 16v. A água do reservatório não circula, isso é normal? Já foi trocado, reservatório, radiador, bomba de água, válvula termostática e feito a retifica do cabeçote e trocado a junta. A ventoinha liga normal a 98 graus, a válvula termostática abre, as duas mangueiras grossas que sai do radiador estão quentes, mas as duas mangueiras do reservatório, assim como o bojo estão sempre em temperatura ambiente. Está certo? É assim mesmo? Por favor, me dêem uma ajuda!

C3 esquentando e não acha o problema.

Estou com meu C3 1.4 GLX 2008 há 4 anos, nesse período ele apresentou 3 vezes problemas de aquecimento no qual foi preciso fazer o cabeçote, sendo que durante um período após ser refeito 2x ele se manteve estável. Na terceira, o cabeçote já não tinha como ser refeito, então precisei recondicionar ele. Após isso apresentou mais uma vez o problema de aquecimento, sendo que revisamos todo o sistema de arrefecimento dele, e mesmo com cabeçote zerado, continua a apresentar esse problema. Peço ajuda a vcs proprietários que por ventura já tenham passado por isso, pois já troquei várias vezes de mecânico e ngm consegue resolver???????. Att.
 
Troca o radiador o seu deve ser original ,se for aquele de lâmina, deve ter quase o peso do carro por resíduos acumulados ,coloque um tubular nacional e vai resolver
6 curtidas
J
Bom dia Thiago, vou fazer isso pois a mangueira de cima fica quente e a de baixo fria. O radiador foi lavado mas creio que não resolveu.
P
Boa tarde Caio, o meu carro apresenta o mesmo problema, vc descobriu qual o problema?
J
Boa tarde amigos, acatei a sugestão do Thiago, ao qual agradeço imensamente; acabei de trocar o radiador e o carro está funcionando muito bem.
2 curtidas
 
Agradeço pela sugestão Thiago. Vou comprar um radiador novo para ver se resolve problema. De qual marca vc comprou Joao Aparecido Rodrigues?
J
Desculpe a demora Caio, a marca do radiador é Notus.

Sistema de arrefecimento

Alguém pode me ajudar, eu tenho um Citroen C3 1.4 2007/2008 , a primeira vez ele queimou a junta de cabeçote só q desde q eu fiz meu carro veio apresentado vário problemas super aquecimento, já troquei todos sistema de arrefecimento do carro bomba, cavalete, sensor, reservatório, ventilador, radiador. Coloquei a tampa original mais nada....mais msm assim todas vezes quando vc anda , ele vai jogar a água pelo reservatório, mecânico nenhum conseguiu resolver meu problema, sempre dar bastante entrada de ar no sistema daí joga a água pela tampa...... Se alguém puder me ajudar ai
1 curtida
 
Isso está parecendo junta de cabeçote/plaina em excesso, ou trinca no cabeçote/bloco e esta vazando compressao para as galerias, um teste valido seria tirar as velas, se estiver vazando, provavelmente uma ou mais velas terão coloração diferente, cuidado com calço hidráulico, do mesmo jeito que a compressão do cilindro vaza para as galerias, com o motor desligado, a pressão do sistema pode jogar água pra dentro dos cilindros.
2 curtidas
 
Também estou com esse mesmo problema. Cheguei a refazer o cabeçote pois não tinha mais como plainar, mesmo assim continua aquecendo??????? caso consiga solucionar, compartilhe oq devemos fazer.????
 
 
Lohan Medeiros da Silva
Rio de Janeiro - RJ

C3 1.5 armando ventoinha a 105 graus

Boa noite a todos. Tenho um c3 1.5 ano 13/14 e estou preocupado com o carro, ele arma o primeiro estágio da ventoinha a 105 graus e o segundo estágio a 108. Todos os mecânicos dizem ser normal, mas eu estou preocupado. O carro está andando normal, não está falhando mas esta sumindo um pouco de água, cerca de dois dedos por semana (usando o carro todos os dias), já troquei radiador, válvula termostática (marca MT Thompson), sensor de temperatura e uso aditivo. Alguém pode me ajudar?
1 curtida
R
Olhando...a tampa do reservatório da muito problema..abre antes do esperado...1.2 ou 1.5bar, abre com 800gramas de pressão, dispersa por evaporação a água e não se percebe, água baixa. Troquei minha tampa e resolveu...também troquei o radiador e verifiquei válvula ternostatica tudo estava bem. O problema foi a tampa mesmo. Pra provar isso, limpe o reservatório por fora e preencha o nível depois dessas semanas que a água baixa o pó que junta no reservatório por fora(mesmo pouco) você verá que dali saiu água.
D
Cuidado o meu rachou o bloco para ele
1 curtida

TEMPERATURA CITROEN C3 GLX 2008 1.4

A TEMPERATURA DEMORA A SUBIR ESTA CORRETO OU TENHO ALGUM PROBLEMA NO SENSOR? FICA NO MAXIMO 3 LUZES ACESSAS ATE AI ACREDITO ESTAR NORMAL, GOSTARIA DE SABER QUANTO A DEMORA DE SUBIR A TEMPERATURA SE ESTA CORRETO!
10 curtidas
H
3 luzes acesa no painel é normal sim
3 curtidas
R
O meu ficou assim depois que um picareta cobrou para trocar a bomba d'água, mas somente retirou a válvula termostática. Assim o motor demora a esquentar e acaba gastando mais combustível. Verifica se não retiraram sua válvula.
R
Richard Keven da Paz
São Vicente - SP

Aquecendo

Boa tarde galera! Estou com o meu C3-2011/12 a três meses. Ultimamente ele está aquecendo quando uso o carro com o ar condicionado ligado, o indicador de temperatura sobe e o ar desliga e joga ar quente pra dentro do carro. Líquido de arrefecimento sempre no nível indicado! Gostaria de alguma dica, antes de levar em algum mecânico trambiqueiro. Desde já, obrigado.
2 curtidas
J
o meu mesmo ano do seu esta igual, se eu andar a 80 ou 90km/h o carro nao aquece, mas se pegar pista e subir pra 110 acima passa uns minutos e começa a esquentar, baixo a velocidade e volta ao normal, ja troquei valvula termostática e nao resolveu. Vou acompanhar sua solução e se puder me enviar jrmicros3@hotmail.com
2 curtidas
V
Já trocou o sensor de temperatura?
1 curtida
 
Tenho um C3 2011, tive esse mesmo problema. Cheguei a tirar a válvula termostática e não resolveu. Como você disse que ele esquenta e para de gelar o ar, o problema é na ventoinha, no meu caso o mecânico trocou só as escovas do motor e voltou a funcionar normal. Foi um serviço bem mais em conta do que trocar a ventoinha.
 
Radiador pode trocar deve ser original e deve estar.pesando mais que o carro
Anônimo

Temperatura baixa C3

Olá! Tenho um c3 exclusive 1.4 2011. Ele está com problema na temperatura, pois o motor não está esquentanso. Aa luzes indicativas de temperatura ficavam sempre com três acesas. Agora elas demoram para a acender e, mesmo com o carro em movimento, elas apagam. Já troquei a válvula termostatica mas o problema persistiu. Alguém pode me dizer qual pode ser o problema?
1 curtida
E
O meu é um 1.6 automático 2011 e se comporta exatamente do mesmo jeito. Acende 1 ou 2 quadradinhos e dali a pouco apaga tudo. O máximo que eu vi aceso até hj foram 3 quadradinhos e por bem pouco tempo.
S
Sérgio de Andrade
São Paulo - SP

Carro esquentando

Boa noite... Tenho uma dúvida referente ao painel de temperatura, ele fica sempre entre 3 3 e 4 Leds acesos de temperatura... Na estrada ele subiu até o 5 led e tive de parar... Troquei válvula termostatica, bomba d água e sempre fico no receio de ficar na mão... Alguém pode me ajudar? Citroen c3 2008... Já passei no scanner e não apresentou defeito... Aguardo...
C
Olá Sérgio estou com o mesmo problema! Tô investigando. Troquei tudo do sistema de arrefecimento e ainda persiste. A maioria dos mecânicos me indicaram problemas na bomba d'água (mesmo sendo nova) ou cabeçote com problemas. Caso eu encontre algo com certeza te aviso. Obs: eu tirei a válvula termostática mesmo sendo nova e deixei a água circular direto pois dependo do carro, para assim evitar estragar outras coisas
1 curtida
V
Trocou o sensor de temperatura?
1 curtida

C3

Enchendo o reservatório de água Será que e ar no sistema ?? O sangrador está quebrado Alguém sabe dizer se dá pra tirar ovar pela mangueira que retorna ao reservatório?
 
Tem 3 lugares que da pra tirar o ar, pelo suspiro da mangueira que vai pro radiador do ar quente, pelo suspiro da carcaça da válvula termostática e pelo retorno do radiador para o reservatório de expansão.
1 curtida
V
Valmor Theis
Blumenau - SC

SOBRE PAINEL TEMPERATURA

TENHO UM PROBLEMA COM PAINEL DE TEMPERATURA , E O SEGUINTE VOVE ANDA COM POR VARIOS DIAS COM AR LIGADO OU NAO ELE DE REPENTE DE NADA PULA DE 3 FAIXA PARA ULTIMA FAIXA AI ELE DESLIGA O AR E O MOTOR ESTA COM AQUECIMENTO NORMAL A VENTUINHA LIGA DESLIGA NORMAL ISSO ESTA ME ENCOMANDO A MUITO TEMPO JA , EU JA LEVEI EM EXPECIALISTA EM ELETRONICA DE AUTOMOVEIS E NAO DESCOBREM O K PODE SER ELES PASSARA EXCANER E NAO APARECE NADA TUDO NORNAL SEM DETECTAR NADA DE ANORMAL NO SISTEMA SO K QUANDO TECNICO OLHOU NAO ESTAVA APARENCENDO ESTE PROBLEMA DO PAINEL ELES FICAR HOARAS ANDANDO COM O CARRO E NAO APARECEU ESTE PROBLEMA QUE ESTOU COMENTADO PRA VOCES. O MEU ANDOU COM ELE HOJE ELE FOI FAZER UM PASSEIO E APARECEU DE NOVO ESTE PROBLEMA NAO SEI MAIS O K FAZER. PRESICO URGENTE DE UMA SOLUCAO DESTE PROBLEMA OK. FICO NO SEU AGUARDO
W
Willian Santos
São Vicente - SP

C3 glx fervendo

Boa noite Tenho um c3 glx 1.4 a cerca de 1ano e meio E agora Ele vem aumentando a temperatura ao ponto de ferver ja troquei o reservatorio do arrefecimento o mecanico ja passou o scanner a bomba de medir a pressão E não acusou nada como posso estar resolvendo essa questão
1 curtida
A
Boa tarde ! Estou com problema parecido Ja fiz de tudo , limpeza , troca de valvula, de sensor , eletroventilador e ainda da sinal de estar aquecendo Scanner não acusa nada tb Não sei mais o q fazer Vc conseguiu resolver
 
Também estou com esse problema. Já planeia o cabeçote 2x na 3x tive que refazer ele, e msm assim continua aquecendo???????

Arrefecimento

Bom dia Estou com problema no indicador de temperatura no painel Já foi feita toda limpeza varetei radiador troquei válvula termostatica e sensor de temperatura e até eletroventilador novo Temperatura sobe do nível 3 q é o normal diretamente pro vermelho e ao desligar a chave qdo retorno a ligar ao indicador volta ao normal e carro não está aquecendo O q pode estar acontecendo?
 
Não adianta varetar o radiador laminado o que resolve é a troca por um tubular ,aqui os dias mais frio ,é muitas vezes os mais quentes na Europa aonde este radiador foi projetado o que gastou pra varetar com mais $250 compra um novo
R
Romulo Chuster Silva
São Paulo - SP

Sistema arrefecimento Citroen C3 (2009)

Boa noite a todos, O meu C3 está apresentando anormalidade no sistema de arrefecimento, busco a ajuda dos senhores que já passaram por isso ou que tenham experiência no assunto. A cerca de 6 meses atrás tive a infelicidade de a correia estourar com o carro em movimento, com isso o cabeçote do carro foi refeito, comando e válvulas, todas as demandas. Rodei com o veículo normalmente até o momento, até que em um congestionamento na estrada o carro começou a aquecer, segui viagem fazendo algumas paradas e não deixando o carro chegar na marcação vermelha. Logo encostei o carro na mecânica, foi trocado o radiador, válvula termostática e a tampa do reservatório de água. Hoje o carro se encontra na seguinte situação, se o mesmo está parado ou em congestionamento começa a aquecer, mesmo depois de um tempo em que a ventoinha está ligada, em movimento o carro não aquece. Percebi que quando o carro começa a aquecer e piso no acelerador, aumentando a rotação para 5000/6000 giros, o carro começa a esfriar (veículo parado). Em estrada ou sem trânsito o carro mantém a temperatura normal. Por gentileza, me deem uma luz do possível problema. Agradeço imensamente a atenção.
 
Anônimo
Oi Rômulo. Tive um problema parecido com meu c3 2005. Fiz a limpeza do radiador e do sistema de arrefecimento. O meu radiador estava ficando entupido e com isso o sistema não trabalhava direito, após a limpeza o problema foi resolvido.
1 curtida
V
Sensor de temperatura, pode ser.
 
tinha os mesmos sintomas, o problema era na ventoinha. Troquei resolveu.

Ventoinha doida do c3

Boa tarde a todos , gente tenho um C3 2007 1.4 8 válvulas , esse carro vem roubando o meu juízo de uns dias pra cá , o defeito desse infeliz e o seguinte : A ventoinha dispara só quando ela quer , o carro tem dias que ela trabalha normal e.tem dias que a ventoinha não dispara , deixando o carro aquecer , sabemos que no C3 o normal da temperatura e os 3 pontinhos , quando ela marca 4 é pq a ventoinha tá la paradinha , aí o que eu faço pra resolver ,. Espero o carro volta para os 3 pontos (com ele desligado) e logo em seguida dou um reset no módulo juntando o positivo com o negativo com ajuda de uma chave L pra alcançar os pólos , faço isso umas 3 vezes e depois a ventoinha volta na segunda velocidade bem forte ! Já troquei válvula termostática já olhei os fusíveis grandes que ficam embaixo da caixa de fusíveis , o relé da ventoinha já foi testado ! Alguém pode me.ajuda ? Tenho muitas dúvidas pois a ventoinha funciona nas duas velocidades o módulo do carro não aparenta ter defeitos o carro funciona muito bem , o único problema é esse , a ventoinha funciona só quando quer , me obrigando a leva uma chave L pra tudo quanto é canto e me limitando a percussos curtos Obrigado a todos Socorro ( minha mulher quer vender esse carro de qualquer jeito )
E
Pode ser a resistência da ventoinha. Procure alguém que conserta ar-condicionado.
É
Cara, esse carro e enjoado, você tem que mandar passar o aparelho nele por que se não vai ficar gastando dinheiro atoa achando isso e aquilo, o aparelho tem que ser específico para linha Citroen, pq esse carro e todo eletronico, foi feito justamente pra tudo se usar o scanner, então acho melhor ir em uma oficina especializada e lá eles vão faser o diagnóstico certo.
R
Renato Ferreira
São Paulo - SP

Problema na parte de arrefecimento. C3 1.4 8v 2007

Bom dia! Tem um pouco mais de 4 meses que comprei o meu carro e tal.. O mesmo esta apresentando um problema de super aquecimento. Quando ligo o carro a água do reservatorio de expansão "some" e quando tiro a tampa do reservatorio com o carro ligado a água retorna e tramborda do reservatorio. E detalhe não consegui achar nenhum fazamento no carro. Ai fica assim quando tiro a tampa tramborda, quando coloco a tampa no reservatorio a água "some". Vocês podem me ajudar no diagnóstico?

Problema na ventoinha

Olha Boa noite estou com um problema no meu carro na parte de aquecimento, tem hora que o painel vai no máximo e a ventoinha para o ar para também, não sei se é normal a ventoinha quando que funciona na alta temperatura ela roda de vagar isso é normal? E quanto o sistema de aquecimento esquenta e para tudo alguém pode me da uma solução por favor
1 curtida
 
Anônimo
Olá Márcio. Tive esse problema com meu C3. O que aconteceu foi que o radiador estava muito sujo e com isso o sistema de arrefecimento não funcionava direito. O primeiro sintoma era o A/C parar de funcionar. Isso porque o compressor desarma quando a temperatura do.motor começa a subir muito. Depois o termômetro no painel mostra a temperatura chegar no máximo. Passei em várias oficinas para descobrir o problema, até que um senhor me aconselhou a fazer a limpeza do radiador e do sistema de arrefecimento não. Problemas resolvidos e o carro ficou filé. Não aquece mais e o ar funcionado direitinho.
1 curtida
R
Rui Fernandes
Cruz Alta - RS

Líquido de Arrefecimento do C3 1.4 2007/08

Seguinte pessoal, tenho meu C3 2007/08 a pouco mais de 1 ano e viajo bastante com ele, mais de 40.000 Km rodados desde a compra, 125.000 km no total. Recentemente rachou/queimou a junta do cabeçote do motor, entrando água e todo transtorno envolvido nesse tipo do problema. Então foi feito a retifica e troca de peças necessárias, agora o motor do carro está funcionando como novo. Só que a água do radiador está baixando um pouco mais do que de costume, pelo que o mecânico viu não há nenhum vazamento externo nem indo para o motor. Essa semana que percorri aproximadamente 500 km baixou mais ou menos a espessura de um dedo de altura no reservatório, o que deu uns 200 ml, que completei com água destilada. A minha dúvida é nos primeiros 6 meses com o carro ele nunca havia precisado fazer a reposição do líquido de arrefecimento, aí levei em uma mecânica para realizar a troca do filtro do ar, correia, *líquido de arrefecimento etc. e Algumas peças da suspensão, depois disso percebi que a água baixava um pouco depois de várias semanas rodando, até que passado 6 o problema se agravou até que a água sumia em questão de dias. Agora depois de trocada a junta e feita a retífica ele continua perdendo água, eu conversei com o mecânico e ele me falou que essa quantidade de perda é normal, que é só cuidar com frequência e repor com água mesmo, sem me recomendar nenhum aditivo ou coisa parecida, dizendo que não precisava e que esse tipo de acontecimento pode deixar sequelas no veículo. Então gostaria de saber a opinião dos participantes daqui qual sua experiência com o líquido de arrefecimento do C3 e se procede essa conduta do mecânico quanto à perda de água. Obrigado
A
Tive um problema com a correia e precisei plainar o cabeçote. Após isso notei que a água estava baixando do reservatório. Refizeram o serviço, pois estava na garantia. para saber se tem água no motor, abra a tampa do óleo do motor e verifique se tem algo pastoso, uma coloração diferente do óleo. Isso indica que há água misturada com óleo. Desse modo, tem que planinar novamente o cabeçote ou bloco e trocar as juntas para não haver passagem de água. Infelizmente dá trabalho e é caro.