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Boa dia. Gostaria de modificar o motor do Meriva 2007 FlexPower 1.8 para usar somente etanol. Sabemos que motores flex não tem 100% de rendimento tanto com gasolina quanto com etanol, devido a suas características de construção que não são adequadas para estes dois combustíveis:
Motores a gasolina usam taxas menores, entre 8:1 e 12:1, ao passo que os movidos a etanol funcionam melhor com taxas entre 12:1 até 14:1.
Uma evidência deste tipo de escolha reside na proximidade entre os números de potência e torque com ambos. O motor entrega 144 cavalos com etanol e 141 com gasolina. O mesmo se observa nos dados de consumo, elevado com etanol e normal com gasolina 5,5 km/l (E) e 9 km/l (G).
Neste caso, o desempenho com etanol fica prejudicado e usar o combustível se torna vantajoso pelo seu preço, em valores inferiores a 65% do preço da gasolina, condição difícil de ocorrer. Melhor rodar predominantemente com gasolina.
A contrapartida reside na queda de rendimento da gasolina, a qual tem sua calibração com números de torque e potência reduzidos para evitar a detonação (“batida de pino”), prejudicial à durabilidade do motor.
Tem montadoras que projetam motores com foco no etanol. Utilizam taxas de compressão altas, superiores a 13:1, ou “taxa 13”. Como o álcool possui maior resistência à detonação, aceita maior compressão sem perda de rendimento.
1- A taxa de compressão dos motores flex (entre 10:1 e 12:1) é alta para gasolina e baixa para etanol.
2- A temperatura das velas (grau 6 ou 7) 6 adequado para gasolina, mas quente para etanol e 8 fria para gasolina e adequada para etanol.
3- Ponto de ignição: motores a etanol tem ponto de ignição mais avançado do que a gasolina (a CPU faz a adequação).
Para o motor usar exclusivamente etanol:
1- Aumentaria a taxa de compressão para 12,5 a 13:1, rebaixando o cabeçote.
2- Substituiria as velas de BPR6EY (originais) por BPR8EY.
Para executar isso, temos os questionamentos:
1)O cabeçote suportaria esse aumento da taxa de compressão?
2)Existem juntas especiais para esses casos?
3)Seria necessário reconfigurar a CPU?
Solicito sugestões sobre o o tema acima do CARROCLUB e de seus seguidores. Grato. Abraço a todos.
Depende do que será realizado.
Na minha cidade eu tive um problema com o vira.
Ele danificou e precisou de retifica.
Mão de obra 2.500.
Isso porque ele achou que era pb de motor por causa de avaliação de outro mecânico.
Aproveitando que abriu ele substituiu outras peças.
Total de peças. 800,00.
Tenho um meriva 1.8 flex. Acabei de fazer cabeçote e trocar correia dentada, mas a correia soltou do nada. Tentei ligar uma vez e não pegou, abri o capot e vi que a correia estava solta. Pode ter empenado as válvulas denovo?
Comprei uma Meriva 2008 1.8 flex com 39.000km, e desde o primeiro dia percebi uma falha na aceleração.
Achei que era gasolina, vela....enfim ate hoje não descobri o problema.
Andei lendo umas mensagens com o meso problema. alguem tem uma solução???!!!!
Boa tarde aos meriveiros estou com dificuldade de encontrar bomba hidráulica da direção pois a minha está dura para manobrar tem que dar giro no motor não consigo achar nova alguém pode me ajudar obrigado
Bom dia amigos, tenho uma Meriva flex e ao trocar a correia foi observado que a polia do virabrequim que é a dos acessórios tipo ar, alternador, etc (correia poly V) ela fora normal (parece) mas no motor e o motor ligado ela fica balançando.... mas não prejudica a correia não... estaria empenada? como faço teste com ela fora do motor?
agradeço
Adriano Bandeira