A melhor maneira de evitar derrapagens é aplicar uma forma de frenagem chamada frenagem de cadência. Um motorista que é hábil nisso geralmente pode evitar o travamento das rodas, mas um sistema de frenagem antibloqueio faz o trabalho automaticamente e geralmente com mais eficiência.

Como funciona

Um sistema ABS - Antilock Braking System - aplica automaticamente uma forma de travagem controlada, detectando quando uma roda está prestes a bloquear, liberando o freio dessa roda e, em seguida, reaplicando-o imediatamente. O sistema, portanto, precisa de três partes principais: um meio de detectar quando uma roda está prestes a travar, um meio de liberar seu freio e um meio de restaurar a pressão para a linha de freio após a liberação.

O terceiro recurso é necessário porque o sistema antibloqueio precisa funcionar sem que o motorista libere e reaplique a pressão no pedal do freio e sem que o pedal afunde no chão.

Detecção de derrapagem

Um pneu de carro oferece sua melhor aderência antes de desistir completamente e escorregar. Qualquer método de detecção de uma roda prestes a travar deve, portanto, permitir que sua velocidade caia ligeiramente abaixo da velocidade de rotação livre - o sistema não deve reagir com muita ansiedade, mas ainda deve funcionar rapidamente depois que o ponto de melhor aderência for ultrapassado.

Na prática, existem duas maneiras de detectar se uma roda está prestes a travar. Sua velocidade pode ser comparada com a das outras rodas, ou a taxa de desaceleração pode ser medida. Em ambos os casos, a pressão hidráulica no freio pode ser liberada se a desaceleração for muito grande.

Os sistemas eletrônicos baseados em computador funcionam verificando a velocidade das rodas umas contra as outras, mas geralmente fazem uma verificação dupla ao monitorar a taxa de desaceleração também. Esses sistemas são complexos e relativamente caros. Alguns sistemas antibloqueio usam sensores mecânicos que detectam quando uma roda está desacelerando muito rapidamente.

A pressão hidráulica para os freios é cortada por válvulas solenóides eletrônicas . A unidade hidráulica também contém uma bomba e acumulador para manter a pressão para reaplicar os freios.